Ticket médio: por que esse indicador é tão significativo para uma empresa?

Ticket médio

Mas afinal, o que é Ticket médio?

Toda movimentação de uma empresa, seja ela financeira ou comportamental, requer tomadas de decisões precisas para a boa saúde do negócio. Para tanto, é necessária uma mensuração de resultados. É ela que define um melhor ajuste para o empreendimento, as diligências de cada ação dentro de uma empresa, ou até mesmo a revogação daquela execução que já estava em pauta.

Os chamados KPIs (Indicadores-chave de Performance), ferramentas de gestão capazes de analisar com exatidão os indicadores de desempenho, são muito usados para acompanhar, em números, os mais diversos resultados das ações dentro de uma empresa.

Dentro do KPI, está o Ticket médio. Esse indicador, além de avaliar a saúde financeira de um negócio, consegue acompanhar as atitudes do consumidor. Seu cálculo é a soma das vendas totais (realizadas em determinado período) dividido pelo número de clientes.

Por quais outros motivos o Ticket médio é tão importante para uma empresa? Entenda as razões dessa influência nos negócios e como é possível uma análise mais afinada tendo como propósito outro indicador de eficiência operacional: a lucratividade!

Ticket médio: desbravando a ferramenta

“Qual foi o valor médio gasto com os pedidos dentro do site no último mês?”

Essa é uma pergunta constante em praticamente todas as empresas de e-commerce. Vamos lá: quando esses números são superiores ao mês anterior, por exemplo, isso significa que os clientes estão gastando mais em cada pedido, e isso acontece mesmo sem a necessidade de novos consumidores. Por fim, seu aumento também significa acréscimo nos lucros.

A explicação acima apresenta de forma rápida e sucinta o que é o Ticket médio. O indicador tem a capacidade de entregar detalhes relativos ao valor médio das vendas, e por cliente!

Resumindo: o Ticket médio é o cálculo do faturamento obtido em determinado período dividido pelo número de clientes nesse mesmo período.

A importância do Ticket médio para as empresas

As informações que o Ticket médio entrega ao gestor de uma empresa são tão valiosas que rotineiramente são utilizadas para planejar novas vendas, além de induzir ou concluir diversas ações estratégicas.

O Ticket médio serve inclusive para alicerçar os movimentos que irão trabalhar novas vendas direcionadas aos consumidores já existentes. Até porque lançar táticas que aumentem o consumo vindo de determinado cliente fidelizado é muito mais vantajoso e requer menor investimento do que buscar clientes novos. Tudo isso é realizado tendo como base uma proposta de acréscimo nos resultados, ou seja, o aumento nos lucros.

Contudo, utilizar o Ticket médio somente em ocasiões singulares, onde houve aumento palpável das vendas, não resulta na entrega real dos detalhes ora referentes ao valor médio das compras efetuadas no site. Seu cálculo precisa ser contínuo e os números bem avaliados.

Outro ponto importante: se o cálculo do Ticket médio de sua empresa tem trazido resultados abaixo do esperado, não se preocupe. O indicador serve para isso mesmo, ou seja, apontar números que possam lhe oferecer novas possibilidades de ações para seu crescimento. 

Frequência na utilização do Ticket médio

Quando são realizadas novas estratégias de vendas, os resultados podem ser calculados diretamente no Ticket médio. Há como mensurar inclusive o tamanho desse efeito. Sendo assim, os próximos planejamentos elaborados pela gestão com o intuito de aumentar o consumo dos produtos ofertados pela loja virtual terão muito mais base e conhecimento para obtenção dos resultados esperados.

Diante dos mais diversos planejamentos que são feitos todos os meses, com que frequência usar o indicador para calcular seus efeitos?

Há quem faça o cálculo trimestral, outros todos os meses. Contudo, o Ticket médio pode ser útil inclusive semanalmente, principalmente quando as vendas são bastante inconstantes. Com o resultado em mãos, nota-se de maneira mais rápida o que tem dado certo e o que precisa ser repensado para que não haja tantas baixas no consumo oriundo daqueles clientes que frequentemente visitam o site.

Aumentando o Ticket médio de uma empresa

Diversas estratégias são elaboradas a todo instante com intuito de aumentar as vendas em uma empresa. O Ticket médio é um indicador perfeito para avaliar os efeitos causados por esses planejamentos. Sua importância para mensuração é tamanha que muitos se atentam às dicas para poder aumentar os números desse indicador. Pois bem, vamos há algumas sugestões que possivelmente ajudarão numa boa conversão em vendas:

Equipe alinhada às estratégias

Não adianta nada um bom planejamento se a equipe não corresponder ao que nele foi inserido. Portanto, focar no treinamento de todos mantendo como base as estratégias elaboradas, a resposta será um alinhamento harmônico entre equipe e métodos propostos. E como consequência, o aumento nas vendas.

Clientes fidelizados

Atrair o cliente ideal requer um grande passo. Fidelizá-lo é possível através de ações que abram seu interesse por outros produtos da empresa. Para tanto, os canais de comunicação devem ser sucintos, em intervenções massivas,  e com entrega de conteúdos relevantes. A tendência é o aumento de itens inseridos no carrinho a cada pedido.

Marketing de Conteúdo

Entregar conteúdos relevantes é possibilitar ao cliente a leitura ou visualização de assuntos que vão de encontro ao seu interesse. Isso tende a aguçar sua atenção diante dos produtos ofertados no CTA. 

Através do Marketing de Conteúdo é possível agregar, por exemplo, itens relacionados ao que o cliente já adquiriu. Suponhamos que sua empresa é voltada para a área da educação. Se a pessoa comprou em seu site uma mochila, por que deixar de apresentar a ela opções como estojos, lancheiras, lápis de cor? Solucionar os problemas que provavelmente virão com a falta desses produtos é uma tática coerente e que pode resultar em aumento das compras num único pedido.

Vantagens ao cliente

Ofereça vantagens, como descontos na próxima compra, frete gratuito para consumo realizado acima de determinado valor, promoções exclusivas, etc. Todo cliente se sente importante e único quando lhe entregam benefícios.

Conclusão

O Ticket médio é um importante indicador que tem a capacidade de amparar as empresas nas ações que resultem em melhores desempenhos nas vendas. Mensurar os resultados sempre será essencial para a saúde financeira de um empreendimento. Contudo, é necessário conhecer bem os indicadores para que as próximas tomadas de decisões sejam certeiras. 

 

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