SEO para E-commerce: guia completo para as primeiras posições

SEO para E-commerce

Quer saber mais sobre SEO para E-commerce? No texto abaixo, além das informações que apontam o funcionamento eficaz do método, você terá na tela de seu dispositivo um guia completo para alcançar as primeiras posições nos buscadores. Confira com a gente!

Nos dias de hoje, trabalhar as técnicas de SEO para E-commerce tem se tornado imprescindível para qualquer empresa que faça vendas virtuais e queira engajar sua audiência na rede. E isso ocorre principalmente pelo fato dos usuários terem como primeira opção a tela do Google, ou até mesmo de outros buscadores, como fonte de primeira pesquisa na hora de procurar por algum produto ou serviço na internet.

Desde esse início dessa jornada de compra, o cliente pode ou não ser influenciado pelas ofertas disponíveis virtualmente. Acontece que, quando um e-commerce está nas primeiras posições de um buscador (como no gigante Google que é o mais acessado em todo o mundo), as chances de receber uma visita por parte do potencial cliente é bem maior. Até porque nenhum consumidor costuma avançar muitas casas na tela para encontrar o que deseja num site. Contigo é assim também?

Conheça agora como funcionam as técnicas de SEO para E-commerce e garanta ainda um guia completo para que sua loja virtual alcance as primeiras posições nos buscadores!

SEO para E-commerce: o que é?

SEO para E-commerce
SEO para E-commerce
O que é?

Imagine que sua loja esteja em evidência numa avenida, principalmente pelo fato de se posicionar como a única da redondeza. Contudo, outros empreendedores passam a alugar pontos no mesmo logradouro e, em pouco tempo, há vários concorrentes oferecendo os mesmos produtos que seguem na vitrine do seu comércio. O que fazer? O jeito é otimizar formas para atrair o cliente que está de olho na oferta do vizinho, como aumentar a divulgação em jornais, colocar um display de led, destacar promoções, etc.

No mundo virtual funciona mais ou menos assim, só que com a utilização de técnicas de SEO (Search Engine Optmization). Esse conjunto de métodos vai desde a escolha das melhores palavras-chave a serem utilizadas nos títulos e descrições, como inserir os devidos créditos nas imagens, fazer melhorias no conteúdo da página, dentre outros. Isso acaba otimizando o site. E ao alcançar as primeiras páginas de resultados do Google, sua loja virtual tende a ultrapassar os concorrentes nessa posição.

Diante do destaque de seu comércio nos buscadores, a possibilidade de um cliente se interessar em clicar ali, no link da sua loja, aumenta potencialmente. Com isso, o usuário pode deixar de lado o endereço do concorrente, caso se interesse pelas suas ofertas.

Mas assim como num estabelecimento físico, o método para se sobressair aos outros precisa de planejamento, com ações coordenadas, tendo como base os objetivos e metas de alcance. Tudo precisa de alinhamento para que seu endereço eletrônico se posicione nas primeiras páginas dos buscadores, como o Google, por exemplo. E isso se faz com boas estratégias de marketing e comunicação virtual.

Acompanhe agora as principais estratégias de SEO para E-commerce que podem colocar o endereço de qualquer comércio eletrônico nos melhores resultados de busca!

SEO para E-commerce: tenha um site responsivo

Quando pesquisamos algo na internet, geralmente utilizamos o computador ou o próprio celular para realizar tais buscas?

Os acessos via smartphones para verificação de produtos ou serviços têm alcançado números bastantes expressivos em todo o mundo. Usuários inclusive comparam preços, avaliam marcas e fecham negócio via celular. Sendo assim, os sites que foram elaborados para serem visualizados em notebooks ou PCs também precisam dessa janela responsiva para uma apresentação eficaz nas telas de outros dispositivos. 

Portanto, se o site de sua loja virtual ainda não é responsivo, a hora para mudança é agora! Essa versatilidade de exibição é recomendada para qualquer e-commerce, já que influencia na audiência e posicionamento nos buscadores, como o Google.

Atente-se ao carregamento da página

SEO para E-commerce
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Páginas rápidas atraem mais clientes

Clicar em um link e esperar por vários minutos o carregamento de uma página é algo que irrita qualquer pessoa. Desse modo, reveja a parte tecnológica do site de sua loja, caso haja morosidade na hora de entregar seus conteúdos ao usuário. Essa é uma técnica de SEO para E-commerce que tem bastante relevância na hora de posicionar seu empreendimento virtual no Google, por exemplo.

Verifique se não há displays e banners em excesso, reveja o tamanho das imagens, converse com a empresa que elaborou as lâminas e contratou a hospedagem. Caso contrário, o usuário retornará à página inicial do buscador e clicará no próximo link, deixando sua loja virtual de lado.

SEO para E-commerce: reveja a estrutura visual de sua loja virtual

Quem gosta de acessar um site com aquela poluição visual, informações desencontradas, botões que não condizem com as ofertas? Ninguém!

Portanto, opte por um site prático, com botões e informações precisas. E isso se consegue com SEO para E-commerce. O layout necessita de lógica, organização. O público quer encontrar o que deseja de forma rápida, sem complicações, ou desistirá da pesquisa naquele portal. E não é só isso: o ranqueamento sofrerá diretamente com a falta de disposição e arranjo da loja virtual.

Outra situação são os links de páginas que não existem mais. Se o seu site foi estruturado e algumas informações precisaram ser retiradas, revise todos esses endereços eletrônicos para que eles deixem as páginas dos buscadores. Isso evita que o cliente clique em dados que estejam fora do ar. Agora, caso essa ação aconteça, o usuário poderá entender que a loja, na sua totalidade, não existe mais e procure imediatamente por outro e-commerce.

Mantenha o cliente bem informado

SEO para E-commerce
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Atraia clientes com boas informações

Uma página de produtos ou serviços que peca pela ausência de informações também pode fazer com que o cliente migre para o concorrente. E isso ocorre frequentemente, haja vista os portais que não se atentam aos complementos que seguram o consumidor. Essas páginas até recebem acesso, mas logo são deixadas de lado.

Logo, investir em conteúdo é imprescindível na hora de reter clientes. Além das informações sobre o produto ou serviço, acrescentar dicas de como utilizá-los de forma harmoniosa, precificar e incluir as formas de pagamento, ou seja, a soma de tudo isso entrega as referências necessárias para que o consumidor avalie com precisão os dados e decida pela compra do produto.

Outra questão são os conteúdos otimizados, como os artigos, orientações e ensinamentos que são exibidos no blog do e-commerce e oferecem passo a passo as resoluções para os mais diversos questionários que geralmente fazem com que a pessoa busque pelo site.

Vale lembrar que tais informações precisam seguir algumas regras de SEO para E-commerce, como a inserção de palavras-chave, títulos e subtítulos atrativos e um texto com qualidade.

Um pouco mais sobre Títulos e Tamanho dos Textos 

Um buscador também compreende a relevância das informações contidas num texto através da divisão entre título, subtítulo e intertítulo. No SEO elas são chamadas de Headings, e as subdivisões ocorrem da seguinte maneira: H1 para título, H2 para subtítulo, H3 para intertítulos e assim por diante. Quando há uma separação clara entre eles, o Google, por exemplo, consegue entender a importância de cada um dentro do texto.

Vamos exemplificar um título com subtítulo para que você note essa separação:

Título: 07 DICAS PARA FORTALECER OS FIOS DE CABELO

Subtítulo: NÃO LAVE SEUS CABELOS COM ÁGUA MUITO QUENTE

Intertítulo: USE ÁGUA MORNA

Quer mais um exemplo? Repare neste texto que escrevemos pra você! Temos aqui um H2 (Mantenha o cliente bem informado) e um H3 (Um pouco mais sobre Títulos e Tamanho dos Textos).

Quanto ao montante de palavras dentro do artigo, o ideal é que a sua totalidade (incluindo os títulos, subtítulos e intertítulos) tenha entre mil vocábulos ou até acima disso, já que os buscadores se atentam ao bom volume de conteúdo.

Meta descrição

Sabe quando você visualiza um link no Google e logo abaixo dele há uma prévia do título e uma frase contendo outras informações sobre aquele conteúdo? Esse último texto é chamado de meta descrição e precisa ser muito bem pensado antes de sua exibição.

O ideal é que, através dessa informação, você chame o usuário para conhecer mais sobre o assunto. Que tal utilizar uma pergunta? O interessante é cativar a pessoa a clicar no link, deixando claro que ali ela terá os dados que necessita.

SEO para E-commerce: categorize todas as informações

SEO para E-commerce
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Separar as informações ajuda o cliente na sua busca

Seja para a página de produtos e serviços ou mesmo para o blog, ao entregar os conteúdos relevantes ao usuário, a ideia é separar tais itens por categorias. Faça isso utilizando as técnicas de SEO para E-commerce. Por exemplo, se a loja virtual vende artefatos para cabelos, é importante que haja uma subdivisão na página entre os shampoos, condicionadores, tinturas para cabelo, etc.

Caso a empresa disponibilize outros conteúdos, como artigos, dicas, passo a passo, dentre outras informações, colocar tudo em ordem leva agilidade aos clientes. É possível ajustar todos esses dados em subdivisões: Geral, Saúde dos Cabelos, e por aí vai!

Ah, e não se esqueça de incluir um botão contendo os principais contatos da empresa, como e-mail, telefone, WhatsApp!

SEO para E-commerce e sua importância

Utilizar as técnicas de SEO é alcançar a audiência necessária para que o público da internet reconheça o estabelecimento como um bom lugar para resolver suas questões em relação aos produtos e serviços ofertados e fazer as melhores compras. Porém, nem sempre é possível realizar esse tipo de serviço sozinho. Sendo assim, a busca por uma empresa que desenvolva essas estratégias de maneira precisa e profissional pode trazer o diferencial que um comércio necessita para se destacar no mundo virtual.

Há empresas que não só elaboram os conteúdos, como também prestam serviço de consultoria e auditoria em SEO, como a JustSell. Referência no mercado, a empresa possui profissionais qualificados para analisar o cenário atual e fazer outras avaliações técnicas, competitivas, além das análises no que se refere à estrutura do site, definição de objetivos, mapeamento de palavras-chave, autoridade e popularidade do e-commerce e mapeamento dos resultados.

Conclusão

SEO para E-commerce
SEO para E-commerce
Conquiste as primeiras páginas dos buscadores!

Hoje em dia, otimizar um site com técnicas de SEO para E-commerce, alcançando as primeiras posições dos mais diversos buscadores tem se tornado essencial, principalmente por eles serem as grandes vitrines das lojas virtuais. O Google, maior buscador do mundo, é um ótimo exemplo disso. 

É óbvio que resultados também podem ser alcançados com o tráfego pago, porém, as técnicas de SEO estão aí para nos mostrar que um bom trabalho de mapeamento, construção de textos e divulgação de informações precisas ajudam milhares de empresas que trabalham virtualmente a impulsionar seus comércios, angariar e fidelizar clientes.

E mais: esse interessante conjunto de métodos e estratégias visa não só um bom posicionamento nas primeiras páginas dos buscadores, mas principalmente o entendimento de que um e-commerce pode ser a melhor opção para os usuários na hora dos mesmos resolverem as mais diversas questões ou efetuarem suas compras.

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