Saiba Qual é a Melhor Plataforma Para Criar Sites?

Quer saber qual a melhor plataforma para criar sites? Atualmente, é impensável uma empresa que deseja expandir seus negócios não ter uma presença firme na internet. Muitas optam por criar suas próprias páginas, e é aí que conhecer as melhores plataformas para criar sites pode ajudar.

A primeira ideia de muitos nessa hora é procurar ajuda nos buscadores. Mas a grande quantidade de informação e serviços oferecidos na área podem deixar difícil progredir com o plano inicial.

Ter uma noção do processo de criação de um site e das ferramentas disponíveis para isso facilita nessa hora.

O que fazer antes de escolher a melhor plataforma para criar sites

Apesar de ser um prospecto animador, é preciso entender que páginas online não são criadas de um momento para o outro. Não páginas que desejam algum sucesso. Antes de partir para o processo de criação, alguns passos são necessários.

Ter calma e planejar com antecedência são essenciais para garantir o bom andamento do novo empreendimento.

Defina um projeto

O primeiro, e talvez mais importante passo na hora de criar uma página na internet, é definir com clareza o que vai ser e qual o propósito da página. É uma pergunta básica: que tipo de site você quer?

Ele pode ser um site educacional, institucional, para vender produtos ou até mesmo um blog. Essa definição é a base para todo o resto do processo.

Com um projeto claro em mãos, é a hora de escolher a plataforma para criar seu site.

Como escolher a melhor plataforma para criar sites

As plataformas são como as bases na hora de desenvolver as páginas na internet. Elas proporcionam o esqueleto que vai estar por trás do site, oferecendo todas as ferramentas necessárias para seu bom funcionamento.

Cada uma oferece vantagens distintas e podem ser mais indicadas para determinados projetos. Confira três das escolhas mais populares:

1 – WordPress

O WordPress é a principal ferramenta CMS, que é a sigla para Content Management System, ou Sistema Gerenciador de Conteúdo. Um CMS é uma plataforma que permite criação, edição e publicação de conteúdo na internet.

A grande vantagem dessa plataforma é que não exige conhecimento prévio em programação, tornando-a muito mais acessível.

Ela funciona como uma folha de papel. Basta preencher a folha com as informações que se deseja. Geralmente, apresenta uma interface simples e de fácil uso, além de plugins que podem trazer ainda mais funcionalidades.

Com CMS, pode-se criar blogs, sites, páginas institucionais e também sites de vendas. Atualmente, mais de 30% dos sites no mundo são feitos utilizando o WordPress, que pode ser utilizado de maneira grátis, apenas com algumas limitações.

2 – Wix

Ainda mais simples e acessíveis que as plataformas CMS, os criadores de sites, como é o caso do Wix, oferecem interfaces com mecânicas intuitivas que envolvem o uso do mouse para customizar templates.

A vantagem dessas plataformas é que elas permitem o foco somente na produção e divulgação de conteúdo, além de serem extremamente rápidas para serem construídas e publicadas.

O Wix é, hoje, a principal escolha entre os criadores de sites. Ele apresenta diversos templates e uma maior customização que a maioria dos competidores. Tudo de maneira grátis e sem precisar de qualquer conhecimento prévio.

Vale lembrar que várias páginas podem utilizar o mesmo criador de sites. Por isso, para se destacar, é importante ter foco na personalização da sua.

3 – Programação própria

Essa é opção mais avançada quando se trata de criar uma página na internet. Para quem não tem o conhecimento necessário, pode-se contratar um desenvolvedor profissional para fazer o serviço.

Nesse caso, o maior benefício é que os sites são feitos do zero. Isso significa que não há o uso de templates ou bases prontas, garantindo a originalidade da página e dando maior destaque para o conteúdo.

Geralmente, essa é considerada a melhor plataforma para criar sites e é procurada por grandes empresas que desejam ter uma presença online correspondente ao tamanho dos seus negócios.

Apesar de ter o preço mais elevado dentre as opções listadas aqui, a grande liberdade dessa plataforma garante que ela possa também ser acessível ao consumidor comum, uma vez que a dimensão dos sites pode ser ajustada de acordo com a demanda.

Conclusão

Criar uma página na internet é um grande passo para todos que desejam aumentar sua presença online. E, como vimos, as opções para isso variam entre as mais simples até as mais avançadas.

As necessidades individuais determinam quais as melhores plataformas para criar sites. Defina o seu projeto e realize o sonho de ter sua própria página online!

Gostou do que leu?

Então confira outros artigos recomendados pra você!