Você sabe o significado de Inbound Marketing? Entenda o que é e como essa estratégia pode ajudar no seu faturamento!
Ter um conteúdo bem posicionado nos mecanismos de busca na internet é o objetivo da grande maioria das empresas que atuam, de alguma forma, no meio digital. Até lojas físicas têm optado por esse tipo de audiência. Para tanto, um conjunto de técnicas se faz necessário para que isso não se resuma apenas numa simples ação, mas se torne autêntico e resulte em geração de leads.
O posicionamento na primeira página do Google, por exemplo, tem sido uma forma de audiência para as empresas. Diante desse mecanismo que alcança plateias em todos os cantos do mundo, fica uma pergunta: por que essa busca frenética por uma posição de destaque tem sido alçada ao protagonismo?
O fato é que, cada vez mais as pessoas têm feito suas pesquisas sobre produtos ou serviços utilizando a internet. Isso acontece antes mesmo dos potenciais clientes irem até uma loja física para validar a compra. E mais: muitos desses consumidores se baseiam nas opiniões de amigos, parentes ou em casos de sucesso nas mídias sociais.
Outro ponto importante a ser citado é o comportamento do consumidor que mudou muito nos últimos anos. Aquele cliente desinteressado agora é totalmente ativo na internet. Ele aponta erros, busca por soluções ágeis e gosta de expor suas opiniões. Ou seja, o consumidor aprendeu que há atalhos capazes de minimizar seus problemas e desafios. E o Inbound Marketing veio para encurtar ainda mais esse caminho da empresa até o cliente.
Entenda melhor como esse conjunto de métodos é atuante nas agências de marketing e como o Inbound Marketing age no intuito de alavancar ainda mais as vendas na internet!
Inbound Marketing: o que é
Quando se fala em posicionamento online, nota-se o quanto ele se tornou o grande alvo das empresas com o objetivo de converter potenciais consumidores em clientes fidelizados.
Navegando por essa meta, destaca-se o Inbound Marketing, também conhecido na área como Marketing de Atração. Ele nada mais é do que um conjunto de várias estratégias e métodos utilizados no Marketing Digital com intuito de atrair e converter leads.
A proposta do Inbound Marketing é realmente criar atalhos para que as empresas possam trabalhar ações visando seus potenciais consumidores, entregando mensagens, até que os mesmos se tornem clientes compromissados com as marcas.
Ofertar conteúdos relevantes, como e-books, postagens nas redes sociais, artigos para blog, publicar diversos assuntos que gerem valor e retenham a atenção do cliente, além do trabalho com Funil de Vendas, tudo isso é considerado Inbound Marketing.
Esse Marketing de Atração tem como peça principal uma comunicação plena entre a empresa e o cliente. O diálogo é aberto, com oferta de produtos e serviços que tendem a gerar uma conexão duradoura.
Por que investir em Inbound Marketing?
A resposta é simples: as pessoas estão conectadas o tempo todo na internet. Os mais diversos dispositivos, como computadores, celulares e tablets são utilizados pelos usuários em seus acessos que têm como objetivo o entretenimento nas redes sociais, downloads, leitura de artigos, pesquisas, apreciação de imagens, visitas em lojas virtuais, plataformas de streaming, e por aí vai. Ou seja, as vantagens em investir no Inbound Marketing são muitas!
Conteúdo segmentado
Os conteúdos acessados pelos usuários podem ser segmentados, inclusive tendo como base os dados que os clientes deixam em determinados sites, como idade, endereço e preferências de consumo. Portanto, há como as empresas mirarem seus assuntos em pessoas que realmente tenham o perfil ideal de atração.
Custo reduzido
Os gastos com as ações do Inbound Marketing são bem menores que outras estratégias. E isso se dá não só pelo conteúdo ser digital, mas principalmente pelo atalho que há na segmentação de público.
Inbound Marketing e avaliação dos resultados
A internet dá ao empresário a capacidade de mensurar seus resultados, pois há como avaliar desde as visualizações obtidas até as conversões finalizadas (taxa de conversão, retorno sobre investimento) através de ferramentas como o próprio Google Analytics. E tudo isso pode ser feito em tempo real!
Período reduzido desde o planejamento até a implementação
Se a sua empresa ainda não aplica as estratégias de Inbound Marketing, a hora é agora! Há agências especializadas em gerar esse tipo de conteúdo de atração em todo o Brasil.
E mais: o tempo para implementação do método pode ser reduzido. Isso vai depender do volume de conteúdo a ser criado e exibido na internet. Por isso, sua empresa pode usufruir dos primeiros resultados com o Inbound Marketing em menos de um mês!
Aplicando o Inbound Marketing nas vendas
O Inbound Marketing é eficaz quando planejado adequadamente e executado com precisão. Para tanto, há 04 etapas fundamentais que devem ser seguidas na hora de sua efetivação. Veja quais são elas!
Atração
Nem sempre uma loja virtual tem o número de visitas diárias desejadas. Assim sendo, a primeira etapa que todo o trabalho deve focar é na atração de leads. Pessoas que não tinham o costume de visitar o site ou as redes sociais da empresa precisam se tornar visitantes contínuos. Desse modo, conteúdos relevantes precisam ser criados para que haja essa atração.
Conversão
Atraiu o cliente? Pois bem, agora é o momento de convertê-lo em possível comprador. A ação em conteúdos pertinentes deve continuar. Tenha um diálogo autêntico. Assim, você conseguirá gerar os leads desejados.
Vendas
Com os leads engajados, agora chegou o momento de verificar quais desses clientes em potencial tendem a se tornar reais consumidores. O desempenho aqui é para gerar vendas. Os conteúdos devem instigá-los a uma ação concreta de compra.
Encantamento
Vendas geradas? Não deixe o cliente escapar por entre os dedos. É preciso estabelecer sua fidelidade com a empresa. Encante-o com promoções, descontos, mimos. Ele é um potencial promotor da sua marca e pode repassá-la a amigos, parentes e seguidores na internet, além, é claro, de efetuar mais compras.
Conclusão
Conquistar a confiança do público é o principal ponto para quem inicia um processo de Inbound Marketing. A produção desses materiais precisa estar focada na qualidade. Por isso, pensar em Marketing de Atração é também assinalar um bom Marketing de Conteúdo. Afinal, o que você entrega ao cliente resultará na imagem que ele terá sobre seu negócio.