O que é chatbot e como criar um?

Chatbot

Você ainda não sabe o que é chatbot e o motivo dessa ferramenta estar revolucionando o atendimento online nas empresas? Descubra agora o significado dessa palavra que vem circulando nos mais diversos negócios de sucesso e como criar um para alavancar as suas vendas!

Quando nos deparamos com a palavra ‘chatbot’, seja via escrita ou sonora, talvez o que esse codinome venha a sugerir é algo do tipo ‘robotizado’. Pois bem… é quase isso! 

O fato é que o chatbot está inserido nas nossas rotinas digitais e muitas vezes nem nos deparamos que todo esse aparato nos ajuda a resolver as mais diversas pendências e tem aumentado o faturamento nas empresas. E tudo isso pelo simples fato de entregar agilidade e precisão aos atendimentos online por onde passa. Mas como saber, de uma vez por todas, o seu significado e obter essa ferramenta em seu negócio?

Saiba o que é chatbot e como criar um. E mais: através dele, retenha um maior número de leads, transformando-o em clientes reais e alavancando o faturamento na sua empresa!

Chatbot: significado

Chatbot
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Entendendo a tecnologia

Um chatbot nada mais é do que uma ferramenta inserida dentro de um sistema e que interage com os usuários via internet. Podemos dizer ainda que essa ferramenta surge no mercado digital como se fosse um robô (plugin) que tem a capacidade de criar e exibir mensagens automáticas onde a pessoa do outro lado da linha possa sanar suas necessidades e inclusive fazer compras. 

Atualmente os chatbots seguem inseridos nas mais diversas empresas, sejam elas de pequeno, médio ou grande porte. Corporações espalhadas por todo o mundo também utilizam a ferramenta no intuito de agilizar a interação online com seus clientes e, por fim, aumentar o faturamento.

Onde encontrá-lo?

Uma ferramenta de chatbot é facilmente encontrada em plataformas de multiatendimento, essas criadas para empresas que trabalham com mais de um atendente e tem um bom fluxo diário de clientes interagindo com suas equipes.

É comum vermos esse tipo de mensagens automáticas em algumas redes sociais, por exemplo. Entretanto, elas precisam de uma plataforma externa que faça esse link e possibilite a interação com os consumidores.

Quem nunca foi surpreendido(a) por textos automáticos no WhatsApp, Telegram, Facebook Messenger ou Instagram Direct?

Chatbot: quais as suas funcionalidades?

Chatbot
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Interatividade

Um chatbot interativo tem a capacidade de enviar mensagens de saudação ao cliente, como ‘Bom dia!”, “Como posso te ajudar?”, dentre outras. Além disso, é possível interagir com as pessoas através dos textos. Veja:

Uma clínica de estética, por exemplo, ao ser acionada por um usuário no WhatsApp, pode enviar uma mensagem sugerindo o seguinte: “O que deseja? Agendar um horário ou falar com atendente?” Sendo assim, o cliente escreverá a sua necessidade e o próprio chatbot o encaminhará para uma solução imediata.

Com o chatbot a empresa pode incluir textos informativos, como horário de atendimento. Essa é uma ótima solução para interagir com clientes que enviam mensagens fora do expediente ou aos finais de semana. Com isso, o usuário não fica sem resposta e manterá sua conexão com o estabelecimento.

É possível ainda criar pesquisas de satisfação que serão respondidas pelos clientes ao final das conversas com o atendente. Ou seja, o empresário consegue ter esse relatório para suas métricas, mudanças nas estratégias de marketing e novas tomadas de decisão.

Como criar um chatbot?

Ao intermediar uma plataforma de multiatendimento com o WhatsApp, por exemplo, você tem no próprio sistema a ferramenta de chatbot para inserção de frases que irão interagir com os usuários.

É preciso que o chatbot entenda o que o cliente irá digitar para que ele possa responder precisamente. Ou seja, incluir as possíveis palavras que serão escritas pelo consumidor, como ‘Olá’, ‘Oi’, ‘Bom dia’, ‘Boa tarde’, ‘Boa noite’, etc. Com isso, o chatbot entende a informação e devolve com outra frase criada por você. Exemplo: “Olá, sou o atendente virtual da empresa X e para te ajudar, preciso que digite…”.

As possibilidades são variadas. Essa interação do plugin com o consumidor tende a agilizar todo o processo de atendimento. Com isso, seus atendentes e vendedores diminuirão as ações manuais. Sendo assim, poderão direcionar outros serviços que ficariam pendentes, como a organização dos próprios contatos, etc.

Conclusão

Chatbot
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Prático, ágil e eficiente!

Saber o que é o chatbot e como criar um pode transformar aquele atendimento antes tão demorado em uma comunicação muito mais ágil e prática. O fato é: qualquer cliente, ao invés de desligar, irá interagir com o sistema, já que o mesmo alcança uma programação capaz de resolver boa parte das suas pendências. E quando não, o próprio chatbot poderá transferi-lo para um departamento específico.

Se você ainda não sabe onde conseguir uma plataforma que se encaixe à rotina de seu negócio e que tenha um preço mensal que cabe no seu bolso, a nossa dica é a Evolvy. Visite o site: www.evolvy.com.br. Lá você encontrará outras ferramentas, além do chatbot, que poderão alavancar o atendimento online da sua empresa!

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