Marketing para Médicos: 5 estratégias essenciais!

Marketing para Médicos

Sabe direcionar com clareza algumas estratégias de Marketing para Médicos? Veja como proceder!

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Muito se fala em Marketing para Médicos, principalmente pela questão das determinações impostas pelo Conselho Federal de Medicina, que são claras e objetivas quanto aos limites das propagandas e publicidade em cima da imagem dos profissionais da área.

O trabalho do médico pode seguir parâmetros na hora da entrega de conteúdos na internet, garantindo idoneidade e credibilidade ao seu nome, além de atribuir seriedade e fundamentos sem ferir as determinações do CFM.

Diante disso, quais seriam as estratégias essenciais direcionadas a um bom Marketing para Médico?

Conheça agora 5 formas de entregar uma divulgação assertiva sem desmerecer a Resolução CFM nº 1.974/11!

Marketing para Médicos: atente-se à Identidade Visual

Marketing para Médicos
Marketing para Médicos
Pensando no logotipo e toda construção em volta do símbolo

Uma identidade visual bem elaborada entrega valores capazes de apontar os diferenciais de uma clínica. Ela é o alicerce para qualquer estratégia de Marketing, principalmente quando o assunto é Marketing para Médicos, pois é através desse conjunto de informações e expressões de uma marca que o paciente reconhece os atributos e a proposta de um consultório. 

Para que isso aconteça de forma clara e ampla, primeiramente é preciso pensar no logotipo e toda a construção em volta desse símbolo, como um bom slogan caso seja necessário. Contudo, esse conjunto de fatores é substancial, pois a identidade visual de uma clínica ou médico vai muito além do logotipo, composição de cores da paleta, assinatura, etc.

Qual é, então, a sugestão para um bom resultado?

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O ideal é que o médico procure por um profissional qualificado para a criação de toda a identidade visual que lhe compete. Há empresas de comunicação visual especializadas em panoramas e aspectos de marca para médicos.

Com uma identidade visual objetiva em mãos, inicia-se, então, o processo de criação de um bom cartão impresso de visitas, redes sociais, além de banners criativos e o planejamento de um site de nível elevado. Todas essas construções devem seguir as recomendações do CFM.

Estabeleça um elo entre o Site e um Blog

O site é uma grande porta de entrada para visitas e pesquisas. Contudo, ele deixa de ser protagonista com as diversas opções que a rede entrega às pessoas. Um bom exemplo são as mídias sociais, e dentro delas o Blog.

O Blog, se bem trabalhado no Marketing para Médicos, pode ser um espaço único do profissional, com artigos escritos e publicados. Inclusive os assuntos ali inseridos podem ser levados para as redes sociais.

É importante frisar que a identificação do médico precisa estar no Blog. E isso independe do material em questão.

Marketing para Médicos: tenha cuidado com as divulgações

Marketing para Médicos
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Atente-se ao que será repassado para o público!

Construiu um site bem elaborado, um Blog usual e já está pronto para a comunicação nas mídias sociais? É preciso muita cautela nesse segmento do Marketing para Médicos!

Alguns anúncios e propagandas são vedados pelo Conselho Federal de Medicina, e seguem de forma objetiva na Resolução 1.974/11. Entenda:

Exposição de pacientes e do próprio médico

O Artigo 3º da Resolução é bem claro quando diz que não é possível a exposição do paciente para divulgação ou apresentação de técnicas e resultados de tratamento. E isso perdura mesmo diante de sua autorização. 

Sendo assim, como proceder?

Ao divulgar técnicas ou métodos, procure por imagens que não sejam fotografias. Ilustrações, por exemplo. E quando houver a necessidade de encaixar uma foto, busque por aquelas que não revelarão o paciente em questão. Vai falar sobre os rins? Que tal utilizar a fotografia de um copo com água cristalina?

Vale lembrar: em eventos da área médica ou apresentações científicas, a exposição de pacientes em imagens não é vedada.

Quanto à imagem do próprio médico, ele deve ter muito cuidado com os anúncios de serviços de saúde (métodos e técnicas), marcas comerciais ou produtos. Sua imagem diante dessas práticas é vedada. Inclusive o nome do médico não deve estar em matérias que fujam do rigor científico ou que expressem algo enganoso.

Preço dos procedimentos 

A empolgação é grande quando o valor de determinado serviço alcança a possibilidade do seu parcelamento. Contudo, divulgar preços dos procedimentos, modalidades de parcelamento ou descontos que sugiram maior qualidade dos serviços prestados é proibido.

Especialidades e premiações

Somente áreas de atuação reconhecidas pelo Conselho Federal de Medicina podem ser divulgadas. Quanto ao médico e as suas especialidades, apenas as que ele possua certificação concluída.

O Artigo 12º é bem claro quanto a outra situação: as premiações. O médico não pode receber um prêmio de “Melhor Médico”, “Destaque”, “Médico do Ano”, e nem deve permitir a inclusão de seu nome em concursos, pois são considerados publicidades irregulares. As homenagens só poderão ser aceitas quando oriundas de órgãos públicos, sociedades médicas ou instituições acadêmicas.

Contrate uma boa empresa de Marketing e Assessoria de Comunicação

Tudo que foi mencionado acima precisa não só da atenção do médico, mas principalmente da agência de Marketing que trabalhará nas divulgações. Buscar por uma empresa que conheça as Resoluções do CFM é um diferencial. Ou seja, a agência também deve se atentar ao que é possível ou não ser publicado quando o assunto é Marketing para Médicos.

Além disso, faz-se necessária a atuação de um Assessor de Comunicação. O profissional é capaz de construir uma boa conversa com os pacientes, entregando ainda credibilidade nos artigos e postagens em mídias sociais e sites.

Comunicar-se exige abordagem qualificada e que atenda as resoluções do Conselho Federal de Medicina. Portanto, vai muito além do que dizer ou escrever, e sim como dizer ou escrever.

Marketing para Médicos: conquiste as Redes Sociais

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Redes Sociais: um ótimo cartão de visitas!

A popularização das Redes Sociais tornou-se um novo cartão de visitas para os mais diversos profissionais. Porém, estar nelas não significa apenas postar conteúdos. Estratégias de divulgação são necessárias, pois essas mídias servem como termômetro real do que se é apresentado. As pessoas na internet têm voz ativa.

Portanto, incluir informações relevantes, abrir um canal de diálogo com o seguidores, estar presente nas redes semanalmente, tudo isso se faz necessário. 

Conclusão

Assim como nas outras profissões, o Marketing para Médicos e tudo que se refere a ele requer alguns cuidados. Estratégias de divulgação e publicidade necessitam de um bom planejamento e assistências visual e escrita. 

Sendo assim, contrate profissionais que estejam devidamente engajados com os assuntos clínicos e suas proibições.

Cautela! Essa palavra deve vir grifada na rotina de um médico, de seus assessores de comunicação e da agência quando o assunto for Marketing Digital.

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