Ideal Customer Profile: como criar o ICP da sua empresa?

COMPARTILHE COM SEU TIME!

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Ideal Customer Profile

Você consegue reconhecer quais clientes se encaixam perfeitamente nas soluções ofertadas pela sua empresa? Através do Ideal Customer Profile tal resposta é possível. Conheça mais sobre o assunto!

Todo empreendimento busca pelo cliente ideal, ou seja, aquele em que a própria expectativa pode ser solucionada no expediente de determinado negócio. Filtrar essa pessoa é parte de um mecanismo comercial conhecido como Ideal Customer Profile, o que resulta em melhores oportunidades para uma equipe de vendas. Contudo, viabilizar tal encontro requer um bom alinhamento entre o lead qualificado e os diferenciais que uma empresa possui.

Saiba o que significa o termo Ideal Customer Profile e entenda como elaborar uma boa estratégia comercial no intuito de atrair leads qualificados que sejam a cara da sua empresa!

Ideal Customer Profile: o que é

Ideal Customer Profile
Ideal Customer Profile
Significado

Quando uma equipe deseja otimizar o processo de vendas, filtrando os melhores leads que se encaixam com a proposta da empresa, intitula-se a esse mecanismo comercial o nome de Ideal Customer Profile.

Também conhecido pela sigla ICP, ele visa destacar os leads mais conectados com as soluções de um empreendimento, facilitando as etapas de sondagem e qualificação, com resultados amplos na conversão em vendas.

A pessoa que se encaixa nas propostas oriundas de uma empresa vai além de um simples comprador. Ela está diretamente conferida a uma conta, ou seja, suas atitudes, direcionamentos, estilo de vida, tudo isso corresponde ao que sugere o mecanismo comercial do empreendimento.

Ideal Customer Profile e sua relevância na hora das vendas

Agora que você já entendeu o significado do ICP (Ideal Customer Profile), mostraremos a sua dimensão positiva no momento de uma negociação:

O Ideal Customer Profile cria um relacionamento de valor

Quando há uma comunicação verdadeira entre o vendedor e o cliente que ele conhece bem, fica mais fácil a evolução de qualquer negociação. O profissional sabe de suas dores, entende seus problemas, suas vontades, desejos… diferentemente daquele consumidor que tem interesse no produto ou serviço, porém, ainda gera vários sinais de interrogação a ponto do vendedor não vislumbrar novos caminhos de aproximação para seguir com as vendas.

Portanto, o Ideal Customer Profile tem a capacidade de gerar um relacionamento de valor entre o cliente e a empresa, o que facilita inclusive a sua fidelização.

O ICP eleva a taxa de conversão

Quando se conhece bem o cliente, fica mais fácil fechar negócio. Isso é um fato bastante comum para quem vivencia uma rotina de vendas. Sendo assim, ao utilizar o ICP na hora de rastrear os leads mais envolvidos com algum produto ou serviço de determinado estabelecimento, a taxa de conversão tende a alcançar ótimos patamares naturalmente.

O Ideal Customer Profiler é capaz de diminuir o tempo de negociação

Ao negociar com uma pessoa da qual não se conhece nada sobre ela, investir numa proposta de venda é mais complicado do que parece. Por outro lado, quando aquele lead já demonstrou quais são seus desejos, que problemas impedem seu crescimento,, como é sua rotina, tudo isso se torna um mapa capaz de diminuir o tempo de negociação por parte do vendedor.

O ICP facilita o processo de fidelização

Um cliente bem analisado e que tem um bom relacionamento com a marca em questão, além da facilidade em fechar negócio e comprar algum produto ou serviço, sente-se mais à vontade ao receber novas informações, descontos, promoções e propostas de uma empresa. O motivo? Confiança! Ele já depositou seriedade nos itens à venda, e gosta tanto desse universo a ponto de promover os produtos ou serviços às pessoas próximas. É que esse cliente tem enorme identificação com a marca e inclusive reconhece a competência de seus profissionais.

O Ideal Customer Profile promove a marca

Toda empresa que utiliza bem o ICP (Ideal Customer Profile) consegue maior promoção e exibição da própria marca. Se clientes fidelizados acabam indicando os produtos ou serviços para pessoas mais próximas ou nas suas redes sociais, outros que ainda desconhecem o estabelecimento passam a olhar suas publicações com outros olhos. Casos de sucesso trazem uma interação natural, e isso engaja curtidas, comentários e até compartilhamentos.

Aprenda como criar o ICP (Ideal Customer Profile) da sua empresa

Ideal Customer Profile
Ideal Customer Profile
Implementando o ICP

Agora que o ICP (Ideal Customer Profile) deixou de ser um bicho de sete cabeças para seu negócio, veja como implementá-lo, passo a passo, na rotina de seus profissionais de venda:

Obtenha dados imprescindíveis sobre o cliente

Além dos contatos tradicionais, como telefone, e-mail, idade, etc., busque por informações mais precisas sobre o cliente e que tenham a ver com a sua rotina. Saiba quais são os diferenciais que possam aproximá-lo do produto ou serviço que será ofertado, entenda seu estilo de vida, gostos, problemas a serem resolvidos, as vontades que ainda não foram nutridas, quais os atrativos culturais e de lazer que lhe apetece, dentre outros.

Separe quais são seus problemas e desejos

Com os dados em mãos, é hora de separar as dores e necessidades do consumidor. Provavelmente o cliente não exponha somente um único problema a ser sanado. Avalie todos, inclusive os desejos. Num desses tópicos pode estar a resposta que você precisa para ir adiante com as negociações.

Compare tais dores e necessidades com o propósito da sua empresa

Quais produtos ou serviços você ou o vendedor irá oferecer à pessoa? Ao separá-los, chegou a hora de comparar suas ofertas com as dores e necessidades do cliente. 

Desses itens, quais têm as condições de solucionar um dos problemas do consumidor ou realizar seu desejo? 

Anote essas informações e crie argumentos que provavelmente servirão de contraponto na hora de alguma dúvida ou questionamento por parte do cliente. E se a pessoa impor algum obstáculo, provavelmente você terá como desmontar tal repulsa com os dados em mãos.

Saiba o que fazer com leads não qualificados

Nem todo contato evoluirá para um lead qualificado. E tal situação fica mais fácil de avaliar quando se tem o ICP (Ideal Customer Profile) à disposição. Ou seja, do mesmo jeito que você cria informações que servirão de encontro entre o cliente e seu produto ou serviço, é preciso a elaboração de dados que apontem as mais diversas objeções que implicariam num resultado negativo.

Ao analisar tais características, fica mais fácil verificar se a negociação tende a ser mais dificultosa. Você consegue avaliar tudo isso respondendo a pergunta: “Quais dores e necessidades do cliente a sua equipe não conseguirá solucionar no momento da comunicação?

Se as dificuldades superarem a entrega de soluções, provavelmente sua equipe terá um baixo retorno com o lead. 

Contudo, descartá-lo jamais será o melhor recurso. Verifique quais conteúdos vocês têm disponíveis para iniciar uma aproximação mais rentável com o cliente. Ele precisará ser educado antes de receber a qualificação necessária para uma comunicação precisa.

Analise os indicadores de desempenho do lead qualificado

Pronto! Agora que foram separados os leads qualificados dos que ainda precisam de maior aproximação, é hora de avançar na construção da proposta.  O intuito é encaminhá-la ao lead que está pronto para recebê-la. Contudo, avaliar alguns desempenhos da pessoa em relação à sua empresa torna o processo ainda mais prático.

Como o cliente chegou até seu estabelecimento?

Quantas visitas ele fez ao site ou e-commerce da empresa?

Quanto tempo ele permaneceu na página principal e secundárias?

Quais produtos ou serviços ofertaram a ele maior interesse?

Ao obter as respostas, aquela ideia das suposições perdem força e o que ganha é a razão. Sua equipe terá dados relevantes para engajar a proposta.

Prepare-se antes de se comunicar com o lead

Jamais entre em contato com o cliente antes de ter as informações precisas sobre ele em mãos. E mais: verificar os melhores horários para essa comunicação é imprescindível, até porque nem todo consumidor tem tempo integral para receber mensagens ou ligações.

Separe também as respostas que possivelmente irão de encontro com as objeções do cliente em potencial, o que facilitará na hora de propor soluções.

Fechou a venda! E agora?

O próximo passo é a fidelização do cliente. 

Utilizando os dados da pessoa, ora colhidos lá no início de todo o processo, verifique quais materiais adicionais, promoções ou descontos poderão ser ofertados para que o consumidor continue apostando na marca.

Esteja sempre presente, tirando dúvidas, dando sugestões, fazendo com que o cliente se sinta próximo da empresa.

Conclusão

Reconhecer quais clientes terão prioridade no contato realizado por uma empresa é parte principal das estratégias do Ideal Customer Profile. E isso se faz avaliando os leads que tenham maior identificação com a proposta atual da empresa.

Ao utilizar a ferramenta de análise, inclusive é possível avaliar se haverá menor esforço no momento de fidelizar o cliente, já que o ICP consegue entregar a real proximidade da pessoa com o negócio em questão.

Portanto, utilize o Ideal Customer Profile todas as vezes em que for verificar quais leads seguem qualificados para essa interação.

Gostou do que leu?

Então confira outros artigos recomendados pra você!

Teste Grátis a melhor ferramenta de MultiAtendente para WhatsApp do mercado?

Tenha vários usuários em um único número de WhatsApp!

Centralize a informação e melhore a qualidade do atendimento!