Google Meu Negócio: aumente as vendas em lojas físicas

Google Meu Negócio

Quem disse que os estabelecimentos convencionais estão fora de moda? Com o Google Meu Negócio, você pode alavancar as vendas em sua loja física!

É sabido que o número de empreendimentos na internet cresce de forma vantajosa e lucrativa. Contudo, a velha experiência em sair para passear, olhar as vitrines, fazer um bom lanche e efetuar novas compras ainda é algo prazeroso e está muito longe de se tornar uma experiência desagradável e monótona.

Na verdade, a internet tem se posicionado como grande aliada das lojas físicas, pois quando um empresário utiliza a rede como fonte de divulgação, o que ocorre é o aumento da visibilidade da empresa e maior conversão em vendas.

A experiência omnichannel, por exemplo, é uma prática que veio para somar e tem evoluído para um atrativo ímpar. Muitas são as pessoas que compram virtualmente e preferem retirar o produto no estabelecimento convencional. Ou mesmo fazem pesquisas online e vão até a loja para fechar negócio e realizar um bom passeio.

É aí que entra o Google Meu Negócio, um espaço para armazenamento de informações do Google que entrega com precisão dados importantes sobre determinada loja física.

Entenda melhor como opera esse espaço de divulgação na internet e aumente as vendas de seu comércio!

Como funciona o Google Meu Negócio

Google Meu Negócio
Google Meu Negócio
Entenda como atua o buscador

O Google Meu Negócio é um buscador capaz de conceder ao usuário dados precisos sobre as mais distintas empresas convencionais. E isso vai muito além do nome e contato. Imagens, localização e até o horário de funcionamento podem ser inseridos, levando uma experiência completa à pessoa..

O grande diferencial é a facilidade com que o Google Meu Negócio fornece as localizações dos estabelecimentos. É prático, preciso e extremamente confiável.

O processo de cadastro e divulgação são gratuitos. Como é a própria loja física quem aponta as informações, isso dá ao usuário a certeza de que aquele estabelecimento reconhece as referências apresentadas.

Para que você tenha acesso à página que libera o registro dos dados, é preciso criar uma conta no Google. Um endereço eletrônico no gmail é o suficiente. Com esse item devidamente efetuado, é só acionar o próprio buscador do Google e escrever “Google Meu

Negócio”. Lá, há um botão com os dizeres “Aparecer no Google”. Pronto, clica sobre ele e inicie o preenchimento de todos os dados relevantes e finalize.

Mas preste atenção num fato! Antes da exibição ser ativada, o Google vai enviar para seu e-mail uma confirmação. Ao validá-la, aí sim o cadastro estará em evidência para qualquer pessoa apreciar. Sua loja inclusive passará a ser localizada no Google Maps.

Um adendo a ser informado é que, ao preencher o cadastro, tenha bastante atenção em cada detalhe. São essas informações que trarão uma experiência harmoniosa ao usuário quando o mesmo buscar pela sua empresa no Google ou por itens que são vendidos pelo seu negócio.

Google Meu Negócio: atraia mais clientes

Nos dias de hoje, praticamente todas as pessoas têm um celular. E mais: utilizam esses aparelhos para as mais diversas pesquisas.

Como o Google Meu Negócio segue a linha de um rastreador de geolocalização, quando o usuário está nas imediações do seu estabelecimento e faz uma busca, a plataforma vai entregar as devidas informações, como endereço, tempo de funcionamento diário, etc. 

Outro dado bastante importante é que, mesmo estando longe do comércio em questão, caso a pessoa opte por informações sobre determinada empresa ou produto e insere o bairro onde deseja a busca, esse acréscimo também dá ao Google Meu Negócio a capacidade de uma entrega precisa sobre o estabelecimento. O usuário que busca tais informações terá acesso ao telefone, link para site, e ainda apreciará os comentários que, porventura, algumas pessoas tenham deixado ali.

O Google Meu Negócio traz resultados?

Google Meu Negócio
Google Meu Negócio
Mensurando os resultados

Sim e tem sido um grande aliado dos comércios. Sua precisão e confiabilidade fazem do Google Meu Negócio uma fonte inesgotável de busca e pesquisa.

Imagine uma pessoa que esteja passeando pelo centro de uma cidade e recebe o recado de um ente querido no WhatsApp com a informação de que um item está em falta na residência. Portanto, ela deverá comprá-lo e levar para casa. É fato que a primeira fonte de busca dessa pessoa será o Google. Em poucos segundos a plataforma irá entregar inúmeros comércios que tenham relação com o produto em questão. Pronto! Basta escolher o que mais lhe apetece, ir até à loja e efetuar a compra.

Métricas à disposição

Caso você queira ter em mãos os dados reais sobre as inúmeras buscas e cliques realizados pelos usuários, como visualização de fotos e visitas ao site da empresa, o Google Meu Negócio disponibiliza uma espécie de relatório contendo essas informações. Ou seja, há como ter uma base sólida de todas essas visitas.

Para se ter acesso a essa métrica, faça o login e vá na opção “insights”. Ali será possível obter as mais diversas referências, inclusive solicitações de rota de determinado ponto de partida até seu comércio.

E olha que bacana! Se um usuário buscou diretamente pelo nome da sua loja, esse dado aparecerá ali também, inclusive o número real de todas as pessoas que fizeram tal ação. É possível ainda verificar quantos usuários descobriram a sua marca via pesquisa no Google.

Como ter relevância na plataforma

Tudo vai depender de como você irá descrever sua loja e produtos durante o cadastro. Portanto, elabore os textos de forma correta, poste fotos interessantes sobre os produtos. Cite-os de forma completa.

A relevância vai funcionar de mão dupla. Ou seja, quanto mais os usuários avaliarem seu comércio, apontarem a loja como referência, e quanto mais específicas forem as descrições dos produtos, haverá uma grande chance de destaque sobre os outros comércios da região que também estejam na plataforma.

Conclusão

Inúmeras são as lojas físicas que se inovam a cada dia. E a internet veio para somar a esse aperfeiçoamento.

Colocar-se à disposição dos consumidores online é uma realidade que tem tido efeitos bastante positivos aos comércios tradicionais. E o Google Meu Negócio segue com seu protagonismo gratuito e eficiente para que as pessoas encontrem o que desejam.

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