Funil de Vendas no Marketing Digital: o que é e como montar?

Funil de Vendas no Marketing Digital

Você sabe trabalhar com o Funil de Vendas no Marketing Digital? Conheça como funciona cada etapa desse método tão utilizado pelas empresas e veja como montar estratégias que resultam em retenção de leads e vendas!

Convencer um consumidor em potencial a ir do topo ao fundo de funil é uma tarefa que exige uma boa técnica de convencimento por parte da empresa. Todo esse trajeto ocorre de maneira linear, e que vai desde o momento em que o lead se depara com determinado estabelecimento sem conhecê-lo até o instante em que ele reconhece na empresa a solução para suas necessidades, efetuando uma compra. E mais: há ainda um trabalho engajado de aproximação e relacionamento, resultando na possível fidelização do cliente real.

Mas como situar cada lead nas devidas etapas? Conheça agora como funciona o Funil de Vendas no Marketing Digital e quais táticas utilizar na montagem de uma boa estratégia para retenção, vendas e fidelização de clientes!

Funil de Vendas no Marketing Digital: o que é

Funil de Vendas no Marketing Digital
Funil de Vendas no Marketing Digital
Entenda o significado

O Funil de Vendas no Marketing Digital segue uma estrutura básica e bastante utilizada pelas empresas. Qualquer estratégia montada mira as 03 etapas fundamentais que têm o intuito de levar o lead até o destino final, que é a aquisição de algum produto ou serviço. Conheça quais são essas fases e como elas estão diretamente inseridas no Marketing Digital:

Topo de Funil

Quando pensamos em Topo de Funil nas estratégias de Marketing Digital, voltamos os esforços da empresa para aquele cliente em potencial que sequer conhece a marca e também as próprias necessidades. 

Ao apresentar a empresa no mundo digital, seja nas redes sociais, blogs ou outras mídias como o Youtube e etc, a equipe responsável precisa focar em alimentar os problemas, dores e desejos dos clientes, revelando a eles as suas próprias necessidades. É bastante comum tal sentimento passar despercebido, já que as pessoas geralmente estão inseridas numa rotina que acaba ofuscando essa demanda.

Meio de Funil

O Meio do Funil inserido no Marketing Digital tem a tarefa de levar o cliente até uma página oficial da empresa. Nessa etapa ele já reconhece as próprias dores e deseja encontrar uma solução.

Entregar um e-book que apresente alguma conclusão para suas necessidades é uma ótima tática. Contudo, para que a pessoa baixe o conteúdo, deve haver uma intenção de troca. Ou seja, o cliente em potencial deixa algum contato (e-mail, WhatsApp, telefone convencional) no momento de clicar e obter o livro digital.

Quando já se tem tais dados da pessoa, um e-mail marketing ou SMS marketing também pode funcionar como estratégia.

A pessoa, ao se deparar com esses materiais enviados pela empresa, passa a entender que o estabelecimento pode entregar a solução que ele necessita. Isso tende a migrá-la para a próxima etapa do Funil de Vendas.

Fundo de Funil

Quando o cliente alcança essa fase, ele não só conhece as próprias dores, mas sabe que há solução para elas e que tal desfecho pode estar em sua empresa. Sendo assim, chegou o momento de fazer a oferta do produto ou serviço. 

Ao disponibilizar o que sua empresa vende, lembre-se que sempre é preciso uma motivação para que a compra seja efetuada. Portanto, vá além de simplesmente escancarar o item na frente da pessoa. Ofereça algum desconto (caso consiga), diminua o valor do frete, apresente algum cupom de desconto para a próxima aquisição. Há diversos motivos que você pode sugerir para que o consumidor em potencial se torne um cliente real.

Funil de Vendas no Marketing Digital: como montar uma estratégia

Funil de Vendas no Marketing Digital
Funil de Vendas no Marketing Digital
Critérios para o bom andamento das ações

Agora que você entendeu como funciona cada etapa do Funil de Vendas, sabia como montar uma estratégia reconhecendo cada uma delas no processo de aproximação com o cliente:

Considere quais produtos ou serviços serão divulgados

A primeira estratégia para quem deseja negociar online é saber quais produtos ou serviços serão colocados na vitrine. Tendo isso definido, passe a olhar alguns diferenciais que poderão ser incluídos ao produto ou serviço exposto, e que servirão de trampolim para a etapa do Fundo de Funil. Não se esqueça de elaborar uma boa descrição para os itens que serão vendidos.

Funil de Vendas no Marketing Digital: elabore a oferta

Verifique quais as vantagens que poderão ser acrescentadas ao produto ou serviço. Com isso, fica mais fácil de dialogar com o cliente em potencial no momento em que o item for oferecido.

É possível apresentar descontos, promoções, formas de pagamento, taxas de entrega e até cupons que possam sugerir redução de custos.

Encontre seu público-alvo

Para quem você irá vender? 

Se você já tem o produto ou serviço disponível no mercado, busque saber, pelos tantos vendidos, quem foram os clientes que compraram os itens. Agora, caso o produto ou serviço seja algo novo, o ideal é fazer uma pesquisa para entender quem poderá adquiri-lo.

Foque na segmentação demográfica (idade, gênero, estado civil, etc.) e principalmente na segmentação psicográfica (interesses, opiniões, valores, crenças, estilo de vida, cultura, atividades, etc.). Em alguns casos, verificar a segmentação geográfica (região onde o lead mora) pode ser essencial, já que há empresas que atendem somente um raio regional.

Funil de Vendas no Marketing Digital: crie conteúdos digitais

Agora chegou o momento de elaborar produtos digitais que serão oferecidos ao consumidor em potencial, a partir do momento em que o mesmo se aproximar da sua empresa. É possível elaborar e-books que apontem soluções para determinadas dores ou problemas que eventualmente o cliente possa ter. E-mail marketing pode ser outra estratégia interessante, já que através dele também é possível instigar o cliente com novidades sobre as possíveis soluções às suas necessidades.

Defina a página onde constará a oferta

Verifique se as ofertas criadas para determinados produtos ou serviços estarão devidamente alinhadas no próprio site da empresa ou numa landing page. Veja ainda qual estratégia sua equipe utilizará para que o cliente baixe um e-book, por exemplo. Quais contatos ele deixará em troca do brinde? E-mail, WhatsApp, telefone convencional?

Funil de Vendas no Marketing Digital: divulgue!

Agora chegou o momento de criar conteúdos para as redes sociais, blog, dentre outros que possam divulgar a iniciar a atração do seu público-alvo.

Faça isso pensando nas 03 etapas do Funil de Vendas. O lead precisa reconhecer suas próprias necessidades, a marca da sua empresa, o produto ou serviço e a solução.

Conclusão

Quando se cria uma boa estratégia utilizando o Funil de Vendas no Marketing Digital, uma empresa consegue garantir bons resultados. 

Ao final de cada promoção, não se esqueça de analisar a quantidade de leads qualificados e que se tornaram clientes reais, um parâmetro de visitas no site, landing page e redes sociais, além de outros pontos que possam servir como métrica. 

E não se esqueça: a presença digital é, nos dias de hoje, imprescindível para reter leads e aumentar o fluxo das vendas.

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