Empresa de Marketing Digital: como escolher uma parceria perfeita?

Empresa de Marketing Digital

Buscar por uma parceria exemplar com uma Empresa de Marketing Digital requer planejamento para fazer de um negócio destaque entre os concorrentes.

Aquela velha rotina no processo de divulgação de uma empresa, ora situada em mídias impressas e, quando possível financeiramente, nos canais de televisão, nos últimos anos migrou de forma crescente para os meios digitais. Até as gigantes multinacionais hoje investem pesado na internet.

Tal situação vem remodelando a maneira de se pensar em marketing para o próprio negócio. São publicações e anúncios em redes sociais, propagandas nos mais diversos portais, Google ADS, atualizações no próprio site, criação de artigos para blog… Ou seja, tudo isso fez com que as estratégias de promoções e comercialização de determinado negócio tomassem um novo rumo.

No caso das pequenas e médias empresas, a internet inclusive abriu um espaço interessantíssimo e necessário para que elas alcançassem seus clientes sem que as propagandas inviabilizassem o financeiro.

Diante dessas mudanças, todo CEO precisa escolher uma agência de Marketing Digital que vá além da entrega de uma boa conversão em leads ou vendas. Até porque uma empresa que contrata uma agência não pode se portar como desinteressada ou inerte nas decisões. É preciso posição em algumas ações e isso requer, no mínimo, um entendimento básico sobre o assunto e entrosamento com a contratada.

Mas como escolher uma empresa de Marketing Digital que esteja à altura do seu negócio? Conheça agora algumas dicas imprescindíveis para encontrar o lugar certo e tornar seu empreendimento destaque entre os concorrentes!

Empresa de Marketing Digital

Pesquise antes de fechar negócio com uma Empresa de Marketing Digital

Uma busca detalhada que apresente informações precisas sobre algumas agências de Marketing Digital se faz necessária antes da assinatura de um contrato. 

Similaridade de negócios

Optar pela recomendação de algum conhecido é uma estratégia que pode vingar. Contudo, antes de qualquer euforia verifique se a agência atende outras empresas do mesmo ramo ou similares ao seu negócio. Caso a resposta seja positiva, visite os sites, blogs, redes sociais desses comércios. Repare se o fluxo de anúncios lhe agrada.

Qualidade nas próprias publicações

Não deixe de fazer uma visita básica às plataformas digitais da agência em questão. Pesquise as redes sociais, o site, o blog se houver, avalie os depoimentos de clientes e leia os artigos que contenham o nome da empresa em grandes mídias. Afinal, ela deve administrar bem o próprio negócio na internet.

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Localização da agência de Marketing Digital

Outro assunto importante: uma agência que esteja sediada em outra cidade pode ou não inviabilizar algumas ações que sejam imprescindíveis para seu negócio?

Portanto, preste atenção na localização da empresa. Muitas vezes as reuniões de pauta precisam ser presenciais e a posição geográfica da agência, mesmo que esteja dentro da mesma cidade ou região que a sua, tende a dificultar alguns desempenhos para obtenção dos resultados esperados.

Empresa de Marketing Digital: Avalie outras agências

Se sua empresa tem assuntos digitais a serem solucionados, o interessante é entregar tal análise para mais de uma agência de Marketing. Ao receber de volta as propostas com as metodologias a serem utilizadas, certifique-se qual delas é a mais viável.

A ideia é que se faça o orçamento com pelo menos duas agências. Mas caso haja disponibilidade da sua parte, a pesquisa orçamentária e de serviços com três agências é o ideal para que uma delas se encaixe à realidade do seu negócio.

Tenha em mente a viabilidade financeira

Muitas pessoas pensam que, ao contratar uma Empresa de Marketing Digital, o único valor a ser pago é o da mensalidade. Contudo, esse tipo de parceria requer atenção a outros adendos que devem ser levados em consideração:

Investimento em anúncios

Anunciar em algumas redes sociais, como o Facebook, Instagram, Youtube, além da plataforma de busca Google, requer investimentos que não constam na mensalidade. Portanto, é preciso entender qual será o investimento extra, geralmente apresentado na reunião para fechamento de contrato.

Investimento em plataformas

Além do valor gasto com anúncios em mídias sociais, pode haver algum valor oriundo de outras plataformas, como os softwares de gestão e automação.

Investimento em Domínio e Hospedagem

Outro investimento que pode não constar na mensalidade da agência é a compra do domínio do site, que precisa ser renovado de tempos em tempos. Além disso, há custos frequentes com sua hospedagem em servidores.

Foque na entrega de resultados

Quais são as metas de sua empresa? Os resultados que você busca precisam de ações diárias, semanais ou mensais?

O foco na entrega de resultados, ora a curto prazo, outras vezes num prazo mais longo, precisa estar muito bem alinhado com a agência de Marketing Digital.

Vamos a um exemplo: se você necessita de respostas semanais ou às vezes diárias e a empresa contratada possui logística nas entregas a longo prazo, isso pode não funcionar para seu empreendimento. Portanto, para que a parceria seja completa, um alinhamento em conjunto precisa estar bem definido nesse sentido.

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Empresa de Marketing Digital: crie uma rotina no acompanhamento dos trabalhos

Definir as tarefas com uma agência de Marketing Digital e ficar esperando os resultados não é um bom negócio. Até porque a via precisa ser de mão dupla.

Interagir com a agência, entregar os materiais solicitados e, além disso, acompanhar os passos das diversas ações realizadas pela contratada é fundamental para uma boa conversão em venda ou leads.

Aprecie diariamente as publicações feitas nas redes sociais, atente-se às atualizações do site da sua empresa, responda prontamente às dúvidas em relação a algum assunto que é rotineiro em seu comércio e irá para um artigo do blog. Tudo isso evita alguns equívocos que, por ventura, tenham passado despercebidos pela agência e possam refletir em resultados contrários.

A rotina deve se estender ainda às reuniões (virtuais ou presenciais), entendimento dos relatórios enviados pela agência e acompanhamento das métricas.

Conclusão

Encontrar uma Empresa de Marketing Digital que atenda todas as necessidades virtuais de uma empresa pode não ser uma tarefa fácil, mas a busca é necessária para que o negócio resulte em sucesso com os clientes.

A realidade atual é uma só: todo empreendimento requer ações na internet. Portanto, pesquise as mais diversas agências no mercado, avalie as propostas enviadas, releia as cláusulas do contrato e antes de qualquer coisa, busque por uma parceria que possa ser perfeita para ambas as partes.

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