Descubra o que faz um Gestor de Tráfego Pago

Gestor de Tráfego Pago

Você sabe qual é o papel de um Gestor de Tráfego Pago dentro de uma empresa de marketing? Acompanhe o que faz esse profissional!

O cargo de Gestor de Tráfego Pago tem sido bastante requisitado nas empresas que trabalham com Marketing Digital. Contudo, antes de assimilar o motivo dessa profissão estar em alta no mercado, entenda o que é Gestão de Tráfego.

Gestão de Tráfego: principais características

Gestor de Tráfego Pago
Gestor de Tráfego Pago
Gestão de Tráfego: principais modalidades

Quando se fala em ‘tráfego’ no mundo digital, isso significa todas as visitas de usuários numa página de venda, site, blog, ou mesmo nas redes sociais de determinada empresa.

Diversos desses acessos podem ocorrer de forma natural, ou seja, tendo como base os mais variados conteúdos publicados nas mídias sociais ou site e que, de alguma maneira usual, chegaram até as pessoas. Para essa modalidade, dá-se o nome de Tráfego Orgânico

Há também o chamado Tráfego Pago, que ocorre por meio de investimentos financeiros que vão além das estratégias convencionais, com o intuito de alavancar as visitas e, enfim, convertê-las em vendas ou geração de leads.

No Tráfego Pago as compras de espaço podem ocorrer através do Google (anúncio na primeira página do buscador, displays em diversos sites e divulgação no Youtube) e nas redes sociais como Facebook ADS, Instagram, Linkedin, dentre outras. Há ainda o esquema do Remarketing. Ele ocorre quando a pessoa visita um determinado site e logo depois as promoções aparecem de forma contínua em suas redes sociais.

Demais tipos de tráfego

Aumentar as taxas de conversão vai além das ações em conteúdo orgânico ou pago. Há outros tipos de tráfegos também administrados pelo Gestor e que merecem a atenção:

Tráfego de Referência

Esse tipo de tráfego ocorre quando uma pessoa chega a determinado portal via indicação. Por exemplo: o usuário está lendo um blog de sua confiança e no final do artigo há uma chamada para ação contendo um link que o levará até a página em questão.

Tráfego de E-mail Marketing

Clicar em links enviados por e-mail tende a ser um bom negócio. Esse é o objetivo do tráfego no E-mail Marketing. Contudo, ele se torna viável quando o usuário destinatário já forneceu seus dados com o intuito de receber esse tipo de conteúdo. Ou seja, para ele a fonte é confiável. Caso contrário, dificilmente a pessoa clicará em link de e-mail soltos.

Tráfego Social

O Tráfego Social acontece quando o usuário clica num link que o leva até determinada empresa por meio das redes sociais. Esse tipo de conversão pode acontecer tanto via Tráfego Pago quanto Orgânico. 

Tráfego Direto

É o tipo de tráfego que ocorre sem nenhuma intermediação, ou seja, a pessoa já conhece a empresa e digita os dados do portal para ir direto à página.

O que faz um Gestor de Tráfego Pago?

Gestor de Tráfego Pago
Gestor de Tráfego Pago
Caminhos da profissão

O Gestor de Tráfego Pago é o profissional que gerencia, analisa e entrega os anúncios gerados através de investimentos financeiros.  Ele inclusive tem em mãos a tarefa de administrar a verba mensal que é destinada para tal. 

Quem ocupa o cargo utiliza-se das mais diversas ferramentas de marketing digital para que haja a geração de visitas no site da empresa.

A pessoa que faz esse tipo de gestão também pode ser contratada para melhorar o tráfego que vem sendo feito. Ela está atenta a todas as formas de mídia paga, seja no Facebook, Instagram, Google, Twitter, Youtube, dentre outras. O profissional inclusive é quem constrói as campanhas reconhecendo cada espaço onde elas deverão ser apresentadas ao público.

O Gestor de Tráfego Pago tem ainda a tarefa de analisar os relatórios emitidos pelas plataformas em que a divulgação foi gerada. Entregar bons resultados para as empresas patrocinadoras deve ser a sua maior missão.

Benefícios ao contratar um Gestor de Tráfego Pago

O gerenciamento das campanhas, quando feito de forma eficaz, traz inúmeros resultados positivos para uma empresa. O aumento das vendas é o principal deles, além da chegada de novos clientes. Mas há ainda a redução de custos, que deve ser pautada durante as estratégias de divulgação.

O Gestor de Tráfego Pago é o profissional que consegue expandir o negócio geograficamente, alcançando outras regiões e fazendo com que a empresa fique conhecida fora do território que seria sua zona de conforto. Com isso, novas possibilidades de mercado surgem. É como num efeito dominó.

Enfim, as melhorias são diversas quando o tráfego de uma campanha gerada de forma digital tem um bom gerenciamento.

Gestor de Tráfego Pago: profissão do presente

Gestor de Tráfego Pago
Gestor de Tráfego Pago
O futuro é agora!

O cargo de Gestor de Tráfego Pago tem sido bastante requisitado. Isso se dá pela rotina atual nas empresas de marketing, onde as demandas aumentam a cada dia no que se refere à aplicação de estratégias adequadas de divulgação. Sendo assim, a busca por pessoas com bom preparo no gerenciamento de campanhas extremamente assertivas se tornou imprescindível.

Gestor de Tráfego Pago: remuneração

A profissão tem sido bem remunerada. As buscas por esse tipo de profissional não param de surgir a todo instante e isso tem atraído muita gente para o cargo. Contudo, por ser uma profissão recente, ainda há muito que se fazer e aprender com as novidades que surgem na internet todos os dias.

Sendo assim, o bom Gestor de Tráfego Pago precisa ir além, estar adiante dos acontecimentos, ser analítico por natureza, prever os próximos passos, gerir de forma ampla para que os resultados sejam os melhores e mais assertivos possíveis.

Gestor de Tráfego Pago: clareza

Posicionar uma marca no meio digital requer o entendimento das empresas no que se refere à divulgação dos seus produtos ou serviços. Portanto, as agências devem entregar a esses clientes uma leitura limpa dos relatórios. E o Gestor de Tráfego Pago é a pessoa ideal para essa tradução dos gráficos e números.

Gestor de Tráfego Pago: networking

O profissional deve ainda compartilhar ideias, fazer um bom networking, ser um pesquisador assíduo e participar ativamente das redes sociais. Com essas qualidades, provavelmente ele será uma referência no mercado.

Conclusão

Um profissional proativo, quando requisitado, tem inclusive a capacidade de aumentar o faturamento de um negócio.

Portanto, se a intenção de qualquer empresa é impulsionar as publicações nas mídias sociais e site, convertendo essas ações em novos clientes, fidelização e vendas, o Gestor de Tráfego Pago é a pessoa ideal para tais estímulos.

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