Criação de e-book: saiba como elaborar essa interessante isca do Marketing Digital!

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É verdade que a criação de e-book e sua divulgação têm a capacidade de atrair leads? Sim e nós vamos mostrar como funciona!

O e-book, também conhecido como livro digital, tornou-se bastante popular nas estratégias de Inbound Marketing.

Sua função como isca tem despertado bastante interesse por parte dos empresários. Até porque a entrega do conteúdo pode ser vinculada ao registro de um e-mail ou telefone do cliente, atraindo-o para mais próximo da empresa. Ou seja, um grande diferencial que não pode ser deixado de lado quando apontamos a geração de leads.

O fato é que o e-book responde como fonte de inspiração para o Marketing Digital. E isso se dá pela capacidade em conquistar o consumidor com conteúdos significativos em suas páginas. Porém, como desenvolver assuntos relevantes para atrair potenciais clientes?

Conheça agora algumas técnicas para elaboração de e-books e saiba como gerar leads com o produto digital, avançando de maneira produtiva pelo funil de vendas de sua empresa!

Criação de e-book: conteúdo certo, na hora certa!

Criação de e-book
Criação de e-book
Idealizando o conteúdo

Um livro digital precisa ser bem pensado. O tema que ganhará status no título deve agregar valor à vida das pessoas e necessita de alinhamento com a etapa do funil proposta pela empresa. Ou seja, é preciso se atentar à fase em que se encontram as negociações com determinados clientes para que uma criação de e-book case com a situação.

É durante esse alinhamento que acontecem alguns erros. Por exemplo: se a persona nem conhece o seu próprio problema ainda, não há como criar um conteúdo digital entregando a ela uma oferta de compra ou aquele desconto irresistível. 

Portanto, o primeiro passo é pensar em que isca utilizar nessa estratégia de Marketing Digital para chamar a atenção do cliente em potencial.

Lembre-se: tenha como base a etapa do funil a ser utilizada e verifique quais assuntos podem ser relevantes. E por fim, escolha um deles. O conteúdo precisa ser certeiro!

Iniciando o trabalho na criação de e-book

Alinhou a etapa do funil com alguns assuntos pautados? Dentre esses tópicos, você definiu o tema escolhido? Agora é o momento da pesquisa!

Busque informações sobre o conteúdo. Não se resuma a um único local de análise e estudo. Visite diversos sites, explore livros, artigos, etc. E não se esqueça de apurar, averiguar fontes. Principalmente quando se quer incluir porcentagens, infográficos e etc. Isso é imprescindível para não abranger informações que soem como imprecisas.

Criando subtítulos

Separe por tópicos o material colhido. Um grande exercício é a montagem do esqueleto, ou seja, os subtítulos que serão costurados um ao outro. Vamos a um exemplo:

Suponhamos que o tema a ser destrinchado na criação de e-book é o Metaverso. Essa grande revolução do mundo virtual, que inclusive está a um passo de acontecer de forma mais abrangente no Marketing, precisa ser entregue por uma empresa de games aos seus potenciais clientes. O foco são os adolescentes e adultos que geralmente adquirem jogos virtuais e buscam pela maior compreensão sobre o futuro dos óculos de realidade aumentada.

Iniciamos a escaleta com perguntas que possam resultar em subtítulos. Veja!

O que é o Metaverso?

Como tem sido os investimentos para esse tipo de realidade aumentada no Brasil?

Que tecnologia é usada?

Os óculos de realidade virtual são pesados e podem causar, por exemplo, dor de cabeça, dentre outros incômodos?

Como será perder a noção espacial em poucos segundos?

A pessoa poderá comprar outros produtos utilizando o Metaverso?

Quais são os caminhos para que tudo isso seja seguro? 

Perguntas geram respostas. E isso facilita muito a construção do e-book. 

Criação de e-book: desenvolvendo todo o conteúdo

Com o material devidamente separado por subtítulos ou subtemas, o próximo passo é o desenvolvimento. 

Procure reler alguns tópicos importantes que há na pesquisa e faça anotações. Deixe sua mente fluir e esparrame tudo no papel sem receios. Você tem como meta a criação de um primeiro rascunho. E ele não sairá perfeito.

Ao terminá-lo, descanse um pouco. E com a mente cômoda, vá ao início e reescreva o que for preciso, quantas vezes necessárias. O processo de criação é assim mesmo, pode demorar um pouco, mas o resultado chega com qualidade.

Por fim, quando encerrar esse primeiro exercício (sim, escrever também é um grande treino!), fique à vontade caso queira passar para alguém ler. Não tenha receios quanto a isso.

Momento da revisão final

A dica aqui é: esqueça o e-book por um bom período. Vá muito além dessa ideia de ‘tomar uma água ou um café’. Procure por outros afazeres. Deixe sua mente descansar.

Caso haja tempo, volte nos parágrafos do livro digital somente no dia seguinte. Só assim você terá a tranquilidade necessária para uma leitura final e adequação derradeira das frases.

O momento da revisão final também é ótimo para ler o conteúdo em voz alta. Essa técnica facilita o remanejamento de frases para melhor entendimento de quem irá ler o livro digital.

É hora de criar o layout do e-book

Com a revisão completa de todo o texto, o próximo passo é passar o conteúdo para a equipe de design gráfico. A turma terá o propósito de ler, compreender as entrelinhas do e-book e incluir fotos, hiperlinks, ou seja, tudo que combine com os parágrafos. É o momento de gerar harmonia entre as imagens e o texto.

Criação de e-book: as landing pages e os livros digitais

Criação de e-book
Criação de e-book
A importância dos e-books nas páginas de captura

Uma Página de Captura deve ter um conteúdo simples, direto, mas que se encaixe com o que há dentro do e-book. O enlace aqui deve ser perfeito!

Há como entregar um pouco da ideia do livro digital, sua temática, apresentar fotos, instigando o leitor a fazer a ação proposta. Exemplo: se a sua intenção é montar um mailing com e-mails ou telefones, conceda um ‘aperitivo’ do que as pessoas encontrarão dentro do livro. E condicione o download do e-book a uma oferta desses dados.

Jamais lance na página de captura informações que não estejam no conteúdo do e-book. E sempre entregue algo valioso como, por exemplo, uma receita completa, caso a intenção seja levar as pessoas para um curso de culinária.

Nunca se esqueça que a frustração por parte de um lead pode fazer com que o mesmo ignore a empresa.

Conclusão

Toda criação de e-book tem a capacidade de abrir espaço para conteúdos que se conectem com o público. Se o livro digital for elaborado de forma correta, sua atração é eficaz.

Portanto, invista na criação desse material, tão precioso para seu negócio! Além do avanço produtivo pelas etapas do funil de vendas, os mais diversos resultados podem ser entregues às empresas.

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