Comprar leads: Quando devo comprar e quando devo gerar?

COMPARTILHE COM SEU TIME!

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
comprar leads

Comprar leads vale a pena? Ou é melhor gerar os meus próprios leads?

E a resposta para a sua pergunta é: depende…

E eu Escrevi esse artigo pra te ajudar a tomar a melhor decisão e todos os pontos que você, como empresário ou gestor deve levar em consideração ao definir a melhor estratégia de atração de novos clientes pro seu negócio…

Eu quero entrar nos mínimos detalhes, pra que você não fique em dúvida sobre a melhor decisão!

Entenda aqui que não importa o tamanho da sua empresa ou em qual mercado ela atua… quanto mais o digital cresce, mais fica consolidada a importância de ter leads pro seu negócio…

Quando devo comprar leads e como fazer isso?

comprar leads

Existem no mercado diversas opções de empresas para que você possa comprar seus leads, com os mais variados preços e qualidades.

Uma coisa é certa: se você precisa de um volume fixo e alto de leads e velocidade, a compra de leads é a melhor opção pra sua empresa.

Assim, conseguindo abastecer seus vendedores com um grande volume de clientes potenciais.

Outra vantagem de comprar leads é que você não perde tempo com alinhamento de estratégias com agências e consegue garantir um volume fixo de leads, sem oscilação de preços, como ocorre quando você gera seus próprios leads, pois quando você investe em tráfego, você paga pelos acessos ou alcance de suas campanhas e não pelas pessoas que efetivamente se cadastraram.

Resumidamente, se você precisa de um alto volume de leads, com velocidade e tem pouco tempo para alinhar estratégias com agências, a melhor opção é comprar leads.

Mas, antes de sair feito louco comprando leads, se atente às nossas dicas de como escolher o melhor fornecedor, de acordo com a necessidade do seu negócio.

Como escolher um bom fornecedor para comprar leads?

como escolher o melhor fornecedor

Quando você definir que a melhor estratégia pro seu negócio é realmente comprar leads, você precisa saber como escolher o melhor fornecedor, levando alguns pontos relevantes, como:

O lead é qualificado ou frio

O primeiro ponto que você deve levar em consideração ao decidir comprar leads é identificar se o lead é qualificado ou frio.

Muitas empresas que fornecem leads acabam vendendo apenas um mailing de contatos pra você, sem que eles tenham passado por qualquer processo de pré-qualificação antes.

Esses leads costumam ser bem mais baratos, mas a sua equipe de vendas acaba tendo um grande esforço comercial para pouco resultado e taxas de conversão.

Já outras, como nós da JustSell trabalhamos com estratégias de captação de leads qualificados, com uma campanha desenhada estrategicamente para nosso cliente, conseguindo dessa forma taxas de conversão bem superiores.

Dessa forma, é válido sempre pesquisar com os fornecedores como é o formato de trabalho de cada um deles e ver qual é a melhor relação custo/benefício pra sua empresa.

O lead é exclusivo ou não?

Outro ponto fundamental ao comprar leads é saber se o lead é exclusivo seu ou não.

Pense no seguinte… consegue imaginar que chato é pra sua equipe comercial entrar em contato com vários e vários clientes que já receberam contato de outros fornecedores?

E como é chato pro cliente também ter vários e vários vendedores ligando insistentemente pra ele tentando vender algo que ele já comprou ou nem quer?

Pensando nisso, a JustSell trabalha apenas com leads exclusivos pra nossos clientes, evitando assim todas essas situações embaraçosas e aumentando ainda mais o retorno do seu investimento.

Forma como o lead é captado

Outro ponto relevante é entender a forma como o lead é captado. Se é através de e-mail, Facebook, Instagram, Anúncios no Google ou LinkedIn.

Ao comprar leads a estratégia de captura deve estar alinhada aos comportamentos do seu público-alvo e aos lugares onde eles costumam navegar na internet.

Busque Referências

Outro ponto extremamente relevante ao decidir comprar leads é ter referências do seu fornecedor.

Pergunte se ele tem depoimentos, preferencialmente em vídeos e até solicite contatos de outros clientes pra que você possa entender mais sobre como ele trabalha e a qualidade da entrega.

Se o fornecedor realmente for bom, ele vai passar referências sobre o trabalho dele e você consegue dessa forma investir com muito mais segurança.

Pesquise no Reclame Aqui

Antes de escolher o fornecedor pra comprar leads, é muito válida a precaução de pesquisar no Reclame Aqui sobre a reputação do mesmo.

Se ele possui muitas reclamações, as avaliações e como ele costuma resolver os problemas e se realmente resolve problemas quando ocorrem.

Mas se atende de uma forma crítica às reclamações também, pois muitas vezes os próprios clientes vão até lá mal intencionados e com o objetivo de tirar alguma vantagem.

Proximidade com seu negócio

Outro ponto muito relevante ao escolher o melhor fornecedor para comprar leads pra sua empresa é escolher um fornecedor que tenha proximidade e principalmente experiência com a sua área de atuação.

Por exemplo, uma empresa que só tenha experiência com construção civil, pode ter alguma dificuldade em trabalhar com uma empresa da área de tecnologia.

Quanto mais proximidade e experiência o seu fornecedor tem no seu ramo, maior é a chance de sucesso ao comprar leads dele!

Capacidade de personalização

Outro ponto extremamente relevante ao comprar leads de determinado fornecedor é a capacidade dele em conseguir personalizar a solução para o seu negócio.

Cada negócio é único e tem as suas particularidades e quanto mais personalizada for a solução do seu fornecedor, maior serão as chances de lucros maiores na compra de leads.

Quando devo gerar leads e como fazer isso?

gerar leads

Você deve optar pela opção de gerar seus próprios leads quando o seu processo de captação precisa de muita personalização.

Normalmente as empresas que comercializam leads não possuem tanta capacidade de personalização, pois acabam atendendo muitos clientes do mesmo setor e possuem ganho em escala, não conseguindo criar projetos individualizados.

Por esse motivo, a JustSell conta com dois departamentos distintos, para atender tanto quem tem necessidade de comprar leads, como quem tem projetos muito específicos e desejam algo muito personalizado.

Como escolher um bom fornecedor para gerar leads?

Quando você for escolher o seu fornecedor para gerar os seus leads, leve em consideração os mesmos pontos para escolher o fornecedor para gerar os seus leads: solicite referências e pesquise sobre a reputação dele na internet e principalmente no Reclame Aqui.

Você também tem que avaliar a capacidade técnica do mesmo para executar o seu projeto e conseguir ajudar a sua empresa a atingir os objetivos comerciais almejados.

Tente saber mais sobre o histórico da empresa no mercado de geração de leads e principalmente a experiência no seu nicho, que é algo muito relevante.

Como é feita a captação de leads?

Existem várias formas para captar leads, sendo as principais delas relacionadas a estratégias de marketing digital, prospecção ativa ou uma base de dados. Vou explicar um pouco mais sobre cada um deles aqui abaixo:

Marketing Digital:

Algumas das principais formas de captação de leads através do marketing digital são através de ferramentas de geração de tráfego, sendo as mais importantes:

Inbound Marketing:

Inbound Marketing, ou Marketing de conteúdo, é um tipo de estratégia com o objetivo de atrair e converter leads utilizando conteúdo relevante.

É sobre uma empresa/marca criar e compartilhar seus conteúdos, captar novos leads, gerar interesse em públicos personalizados e segmentados e então ocorre a desejada conversão.

Ao contrário da clássica publicidade que apela pela atenção do consumidor, seja interrompendo um lazer como um programa na TV ou em chamadas apelativas de anúncios, aqui o consumidor se sente atraído pelo conteúdo.

Por isso o Inbound Marketing é considerado tão poderoso nos dias atuais, em que o público é diferente e busca por outros tipos de interesse nas empresas.

Mais que aumentar tráfego, seus números vão crescer quanto a leads potenciais, não apenas em visitas ou cliques.

Você também conquistará mais atenção, pois ao entregar conteúdo de qualidade, o público estará mais aberto e disposto a receber e querer suas soluções a respeito do seu produto ou serviço.

Facebook:

O uso de plataformas como o Facebook, maior rede do planeta, possibilita algo essencial para a geração de leads: a segmentação. Seja na criação de campanhas, seja na divulgação de conteúdo orgânico, o fato é que a plataforma permite que você lide com um público que se encaixa nas características definidas para sua persona.

Dessa forma, o impacto causado por suas publicações e anúncios tende a ser positivo. É claro que, para realmente gerar leads com o Facebook, é importante agir estrategicamente e adotar as melhores práticas disponíveis.

Instagram:

Como o Instagram cresceu em um nível muito grande nos últimos tempos, ele se tornou um meio estratégico para o Marketing Digital, sendo um excelente meio para a geração de leads.

Hoje é possível criar anúncios com alto grau de segmentação para o instagram na mesma plataforma de anúncios do Facebook.

Google ADS:

Para a geração de leads com Google Ads, é muito frequente o uso de links patrocinados, que são os anúncios em textos e links exibidos a cada pesquisa no Google – geralmente são os primeiros links a serem exibidos e possuem uma indicação de que são anúncios.

Usando os Links Patrocinados para a geração de leads, a probabilidade de captar contatos altamente qualificados é ainda maior – já que se tratam de pessoas que pesquisaram pela palavra-chave relacionada a sua oferta. Alcançando um maior número de possíveis clientes, você aumentará consequentemente a sua taxa de conversão.

YouTube:

Segundo um estudo recente, 50% de todo o tráfego mobile da internet já é composto por vídeos. O número é realmente impressionante e mostra uma tendência de consumo de conteúdo audiovisual online de maneira massiva, seja para lazer, compras ou trabalho.

Por isso, não é à toa que a segunda ferramenta de busca mais usada no mundo seja o YouTube. Isso significa que a procura por vídeos representa uma parcela significativamente grande em motores de busca.

Quando for subir o seu vídeo, vá até a aba de anotações e crie uma nova anotação. Anotações são aqueles balões no meio dos vídeos, que são clicáveis e te redirecionam para uma Landing Page do seu conteúdo, por exemplo. Para isso, você precisa comprovar que o seu site é seu mesmo, adicionando ele ao console do Google.

Native ADS:

Native Ads é um tipo de anúncio online que se destaca por não ter um formato padrão de publicidade, aparecendo como um conteúdo destacado ou recomendado dentro de portais, sites e blogs relevantes, sem prejudicar a experiência do usuário. As plataformas de Native Ads mais conhecidas são

Taboola e Outbrain.

Você consegue gerar leads com um custo relativamente mais barato com essas plataformas, pois são pouco exploradas ainda, sendo uma grande oportunidade pra sua empresa.

Afiliados:

Outra estratégia pra geração de leads são programas de parcerias e de afiliados, onde são divulgados links de landing pages para influenciadores ou sites parceiros e, em caso de conversão paga-se uma comissão para eles.

Base de dados:

Outra forma de geração de leads é através de base de dados de cadastros. Mas nesse caso, o esforço da equipe comercial é muito maior do que através de outras estratégias, pois os leads muitas vezes não estão em busca do produto e nem se cadastraram para receber contato de um vendedor.

Conclusão

Como você percebeu, comprar leads ou gerar possuem suas vantagens e desvantagens. Por esse motivo antes de pensar no melhor formato pro seu negócio.

Se conseguir, uma dica importante é utilizar ambas as estratégias.

Aproveite e fale agora com um de nossos especialistas e vamos desenhar o melhor projeto pra sua empresa!

Gostou do que leu?

Então confira outros artigos recomendados pra você!