Como Prospectar Clientes para minha Empresa?

Como prospectar clientes para minha empresa? Essa é a dúvida de muitos empresários que estão começando um novo negócio. Nesse artigo falaremos sobre algumas estratégias para chamar atenção do público para o seu produto. Boa leitura!

Está sem tempo de ler agora? Que tal ouvir o artigo? Experimente no player!

Quem trabalha com vendas sabe o quanto é importante conquistar novos clientes e sabe que isso é possível com muito trabalho e dedicação, pois prospectar clientes para a empresa exige muita pesquisa de mercado, estudo e planejamento.

Muitos vendedores saem telefonando a esmo em busca de prospectar novos clientes, entretanto, esse tipo de abordagem aleatória pode não trazer tantos resultados quanto o esforço demanda.

Por isso que é tão importante fazer um prospect com o perfil certo, pois ele poderá corresponder seu objetivo: se tornar um cliente de sua empresa.

Como prospectar clientes para minha empresa?

Nesse ponto você deve estar se perguntando: Como prospectar clientes para minha empresa?

Prospectar cliente exige um estudo elaborado de seu mercado, seu nicho e é essencial definir um perfil de cliente ideal.

Em outras palavras, é preciso definir o perfil de empresas ou pessoas que possam precisar de seus serviços ou produtos, de modo que o vejam como algo de valor para solucionar um problema ou que agregue consideravelmente em suas empresas.

Após a definição do perfil ideal de clientes, faça uma lista organizada desses contatos e começa um planejamento para conseguir prospectar clientes.

Nesse ponto pense em estratégias, abordagens, metas, prazos e monte um cronograma de ação e depois coloque tudo em prática.

Parece simples? Não se engane. Esse processo demanda trabalho, paciência e esforço. Por isso trouxemos mais 5 dicas sobre como prospectar clientes para sua empresa:

Estude seus produtos e serviços

Todo bom vendedor conhece bem seus produtos e serviços, não é mesmo?

Entretanto, aprender mais sobre eles é extremamente vital, pois para prospectar clientes, você precisa fugir das informações e dados automáticos, é preciso conhecer profundamente aquilo que você está vendendo para poder oferece-los com emoção.

Quando você está envolvido com seus produtos é possível transmitir essa conexão para seus clientes e facilitar muito na hora de prospecta-los.

Portanto, estude minunciosamente seus produtos e serviços e tente ver os pontos fortes deles, observe os pequenos detalhes pois eles podem fazer toda a diferença.

Estude o mercado

Você pode já se considerar um expert em seu mercado, porém não caia nessa arrogância, pois ela pode ser uma forma de autos sabotagem.

O mercado está em constante transformação e você precisa estuda-lo para considerar as demandas.

Se você não estuda o mercado ou já acha que sabe tudo sobre ele pode acabar concentrando seus esforços na venda de produtos ou serviços que não tem mais demanda, ou ainda, pode deixar de vender algo que tem demanda grande por não estar por dentro das necessidades do mercado e assim estará perdendo oportunidades de vendas.

Defina o perfil de cliente ideal

Voltamos a bater na mesma tecla, porque definir o perfil de cliente ideal é extremamente necessário para você dar um norte ao seu planejamento e não concentrar esforços em clientes que não vão corresponder com suas expectativas.

Liste características ideais para seus clientes e assim você poderá saber quais serão ideais para prospectá-los.

Encontre clientes

Agora você pode estar se perguntando: como encontrar clientes novos?

Há inúmeras formas para selecionar bons contatos e fazer a prospecção de clientes para sua empresa, principalmente quando temos a disposição tantas tecnologias e estratégias.

Desse modo você pode encontrar seus clientes usando:

  • Marketing de conteúdo;
  • Redes sociais (LinkedIn, por exemplo);
  • Indicações de clientes novos;
  • Feira de negócios;
  • Lista de associados;
  • Etc.

Paneje e estipule metas

Após seguir todos os passos anteriores você já tem meio caminho andado para prospectar clientes.

Portanto, agora planeje e defina metas para atingir seus novos clientes, observe quais vai abordar primeiro, que estratégias irá utilizar e que materiais e ferramentas para uso em sua apresentação.

Após esse processo, com certeza você terá mais chances de prospectar clientes novos para sua empresa, então desejamos, desde já, boa sorte e muito sucesso!

Gostou do que leu?

Então confira outros artigos recomendados pra você!