Como Prospectar Clientes B2B? Dicas para Conseguir mais Clientes!

Saber como prospectar clientes B2B é fundamental para ter sucesso nesse modelo de negócios. Além do que, investir em estratégias voltadas para esse objetivo pode render excelentes resultados.

Está sem tempo de ler agora? Que tal ouvir o artigo? Experimente no player!

Isso porque ter empresas como clientes é sempre muito mais lucrativo e vantajoso. Contudo, a concorrência e o maior nível de exigência das empresas compradoras faz com que seja necessário se valer de estratégias para se diferenciar.

Com o intuito de falar mais sobre o assunto, explicamos o que é o B2B e como é possível conseguir clientes empresariais. Falamos ainda das vantagens desse modelo de negócio. Confira!

Antes de saber como prospectar clientes B2B? O que é e como funciona esse modelo de negócio?

A sigla B2B significa “business to business”, isto é, de empresa para empresa. Tal como o nome sugere, ela faz referência a um modelo de negociação e vendas entre pessoas jurídicas.

Essa expressão pode ser utilizada ainda para designar estratégias de marketing voltadas para empresas.

Portanto, essas empresas se diferenciam daquelas que oferecem produtos e serviços para pessoas físicas, ainda que existam empresas híbridas. Estas atuam com os dois modelos de negócio.

Por conta de sua especificidade, o B2B exige também estratégias distintas daquelas empregadas por empresas que comercializam para indivíduos.

Em geral, as empresas dedicadas a esse tipo de negociação mantêm equipes especializadas em gerenciar e prospectar clientes empresariais com estratégias específicas.

Já as campanhas de marketing e relacionamento dependem de investimento em anúncios em veículos de mídia especializados e participação em eventos.

Mas o que diferencia a venda B2B da venda para clientes individuais? A principal diferença reside no fato de os clientes B2B serem profissionais que geralmente conhecem em profundidade o mercado em que atuam.

Logo, podemos dizer que são clientes mais exigentes, que buscam por produtos mais diferenciados e preços mais atrativos.

Ao contrário, os clientes individuais nem sempre veem com clareza o produto que precisam adquirir.

Fazendo a prospecção de clientes B2B

Quem é o cliente?

Antes de qualquer coisa, é preciso que se tenha em mente qual é o perfil do cliente a quem se pretende oferecer o produto ou serviço.

Dito de outro modo, o passo inicial é entender quais são as demandas específicas das empresas com que se pretende negociar.

É a partir daí que se pode estabelecer um perfil de cliente ideal e desenvolver uma estratégia que o alcance de maneira efetiva.

Buscando contatos

Depois de entendidas as necessidades do cliente, pode-se definir qual a melhor forma de entrar em contato com esses clientes.

O ideal é que se faça uso de ferramentas de marketing digital, como os rastreamentos de e-mail e o e-mail marketing.

Softwares de geolocalização também podem ser utilizados para identificar possíveis clientes na área onde a empresa atua.

Atenção à negociação

Ao se conseguir um primeiro contato é muito importante saber como conduzir a negociação de modo a não deixar a oportunidade de negócio escapar.

Por isso, é essencial que se tenha atenção às necessidades e expectativas que o cliente coloca na mesa de negociação.

Ademais, é preciso ter em vista que negociações B2B são mais demoradas e complexas.

Para que se possa conseguir fechar uma proposta é fundamental que o vendedor conheça em profundidade o mercado em que atua.

A partir desse conhecimento, ele pode enfatizar com mais convicção os diferenciais do serviço que oferece.

Mais resultados com estratégias voltadas para B2B

Assim, podemos concluir que o sucesso nesse modelo de negócio depende principalmente da utilização de estratégias específicas.

De fato, saber como prospectar clientes B2B é imprescindível para que se consiga fechar negociações e fidelizar clientes.

E você, conhece mais dicas sobre como é possível prospectar clientes dentro desse modelo de negócio? Comente!

Gostou do que leu?

Então confira outros artigos recomendados pra você!