Como mudar a conta do WhatsApp para perfil comercial?

Como vender pelo WhatsApp

Você tem uma empresa e ainda não sabe como mudar a conta do WhatsApp para perfil comercial? Seus clientes só têm a ganhar com essa ação de transferência. Veja!

Desde 2018 o WhatsApp disponibilizou a conversão de um perfil usual para comercial, dando às empresas ferramentas capazes de interagir de forma mais abrangente com seus consumidores. Trata-se do WhatsApp Business, que entrega funcionalidades capazes não só de atrair e reter leads, como também aumentar as vendas.

Mas como fazer essa alteração? Entenda agora como é fácil e prático mudar o perfil usual para o WhatsApp Business e comece ainda hoje a alavancar as negociações em seu negócio!

Mudando a conta do WhatsApp para perfil comercial: como funciona o WhatsApp Business?

Como mudar a conta do WhatsApp para perfil comercial
Como mudar a conta do WhatsApp para perfil comercial
Entenda como funciona o WhatsApp Business

O WhatsApp Business é uma versão comercial que o aplicativo oferece às empresas, entregando algumas ferramentas que agilizam bastante o processo de atendimento com o cliente.

Ao fazer a alteração, o WhatsApp passa a funcionar com mais botões e possibilidades de interação, o que aproxima ainda mais qualquer negócio de seus clientes.

Via WhatsApp Business insere-se, por exemplo, a localização da empresa, disponibilizando o logradouro e região ao público que visita o perfil. Isso traz a confirmação de endereço que muitos consumidores buscam e necessitam. E mais: a certeza de que, ao precisar, eles poderão ir pessoalmente ao local. É um botão bastante funcional para quem tem um escritório que receba clientes ou até um comércio que disponibiliza produtos para consumo no local.

Outra ferramenta bastante interessante é a criação de mensagens automatizadas. Ao deixar disponível um texto de saudação ou informação sobre o horário de funcionamento da empresa, o cliente não fica sem respostas imediatas para suas próximas ações. 

Além disso, o aplicativo disponibiliza a criação de catálogos e cardápios, informando o cliente sobre os produtos e serviços oferecidos, além de imagens e preços. Essa atratividade encurta todo o processo de comunicação. Traz ainda bastante comodidade ao consumidor que deseja comprar algum item.

Por fim, o empreendedor consegue obter um relatório simplificado da sua rotina diante do aplicativo. Ou seja, quantas mensagens foram enviadas, lidas e muito mais!

WhatsApp Business: como mudar a conta do WhatsApp para perfil comercial

O passo para substituir o WhatsApp usual para a conta comercial é bem simples. Acompanhe:

Acione o Play Store do seu celular e busque pelo aplicativo WhatsApp Business. Após instalado, clique em “Concordar e Continuar”.

Como provavelmente você já tenha um número de celular vinculado ao WhatsApp usual, o próprio aplicativo vai sugerir a substituição. É só aceitar e clicar em “Continuar”. 

O WhatsApp Business enviará para seu SMS um código. Insira-o! O próprio aplicativo vai atualizar os dados, inclusive restaurante backup de mensagens. Pronto, agora é só elaborar todo o perfil comercial de sua empresa e começar a usufruir das ferramentas disponíveis!

Mudando a conta do WhatsApp para perfil comercial: WhatsApp Business API

Como mudar a conta do WhatsApp para perfil comercial
Como mudar a conta do WhatsApp para perfil comercial
Funcionalidades das plataformas de multiatendimento

Muitas empresas têm um quadro maior de funcionários e departamentos. Tal rotina requer uma demanda de atendentes que estejam à disposição para resolver as mais diversas pendências com os clientes.

Ter um número de WhatsApp por setor, ou melhor, disponibilizar vários contatos, cada qual para um atendente, nesses casos tende a resultar em desorganização, filas de espera por parte dos consumidores, diversos números para serem anotados e adicionados e, por fim, desistências nas compras.

A saída é optar pelo WhatsApp Business API. Ou seja, é acoplar o perfil comercial a uma plataforma de multiatendimento, o que entregará ao negócio várias outras funcionalidades capazes de eliminar os problemas mais comuns na comunicação com os leads.

A plataforma Evolvy, por exemplo, entrega aos atendentes os chamados Chatbots, ou seja, mensagens totalmente automatizadas e personalizadas que agilizam a comunicação com o cliente. Sendo assim, a pessoa só será transferida para um departamento específico quando for necessário.

Além da funcionalidade acima citada, a ferramenta disponibiliza integração com outros canais (Facebook Messenger, Instagram Direct, Telegram), de onde o cliente poderá conversar diretamente com os funcionários da empresa. Há ainda como integrar os formulários de um site, e-mails e até fazer disparo de mensagens via SMS.

Importe conversas, envie mídias (textos, vídeos, fotos, arquivos digitais), crie mensagens rápidas, faça pesquisas de atendimento com indicadores de satisfação, elabore campanhas de envio de mensagens, utilize etiquetas para organizar e priorizar as conversas e ainda obtenha um relatório completo para mensuração de resultados.

Todas as facilidades acima citadas podem ser acessadas dos mais variados dispositivos, como celular, tablet, computador PC ou notebook. E mais: a Evolvy dá 07 dias gratuitos para que a empresa teste a ferramenta e veja se está de acordo com a sua rotina. 

Conclusão

Agora que você já sabe como mudar a conta do WhatsApp para perfil comercial, faça o teste e inclua o WhatsApp Business no dia a dia de sua empresa. E caso tenha mais de um atendente para se comunicar com os clientes, opte por uma plataforma de multiatendimento acoplada ao aplicativo, facilitando ainda mais essa interação, retendo leads e aumentando o faturamento da empresa!

Gostou do que leu?

Então confira outros artigos recomendados pra você!