Como Montar uma Sorveteria? Dicas para Você Montar o seu Negócio!

Uma forma de se lucrar bastante com um negócio próprio é aprender a como montar uma sorveteria. Ademais, esse tipo de negócio não exige um investimento alto. No entanto, é preciso que se tenha em vista alguns cuidados essenciais.

Está sem tempo de ler agora? Que tal ouvir o artigo? Experimente no player!

Antes de qualquer coisa, é preciso analisar bastante o comportamento do mercado consumidor desse produto e quais as despesas iniciais esse tipo de negócio exige. É possível ainda optar por abrir uma franquia.

Com o intuito de falar mais sobre esse assunto, explicamos como é possível montar esse tipo de empreendimento. Mostramos também a viabilidade dessa iniciativa e os motivos que fazem dela uma excelente opção de negócio.

Como montar uma sorveteria: Vale a pena investir nesse negócio?

Conforme já mencionamos, é possível conseguir bons rendimentos se abrindo uma sorveteria.

Para os que escolheram esse nicho de atuação, a boa notícia é que ele não para de crescer.

Aliás, é por causa desse fato que indicamos esse empreendimento para os empreendedores que desejam abrir um negócio lucrativo.

De fato, isso está comprovado pelas estimativas em torno do setor para o ano de 2019.

Nesse sentido, uma pesquisa realizada pela Associação Brasileira das Indústrias e do Setor de Sorvetes aponta que o crescimento no mercado para o ano será de no mínimo 3%.

Há ainda uma pesquisa que indica que o Brasil detém quase metade de toda a fatia do mercado de sorvetes na América Latina.

Outro fator que deve ser levado em consideração ao se cogitar abrir uma sorveteria é a popularidade desse alimento no Brasil.

Realmente, os sorvetes são muito consumidos pelos brasileiros em todas as épocas do ano. Esse comportamento é ainda mais perceptível em regiões mais quentes, como o Norte e o Nordeste do país.

Outro fator que contribui para o maior consumo de sorvetes no Brasil é o surgimento de empresas e franquias que oferecem sabores diferenciados de sorvetes.

Assim, por conta de todos esses fatores, sustentamos que montar uma sorveteria é uma excelente maneira de se começar um negócio lucrativo.

Montando uma sorveteria na prática

Exigências legais

Por ser um negócio do segmento alimentício, uma sorveteria está sujeita a fiscalizações de rotina.

Nesse sentido é preciso obedecer às normas da Vigilância Sanitária. Ademais, é fundamental que se tenha um número de CNPJ ativo, o que pode ser feito na Receita Federal.

Pensando uma persona

É importante também pensar acerca do cliente ideal do negócio, a fim de definir o produto oferecido e a imagem do negócio.

Caso se perceba uma presença maior de clientes fora do perfil pensado anteriormente, pode-se repensar a persona.

Atentando à demanda

É preciso ainda observar as condições climáticas da localidade em que se pretende abrir a sorveteria.

Isso porque o consumo de sorvetes costuma ser bem maior em cidades com climas mais quentes.

No caso de cidades que tenham as quatro estações bem definidas, é preciso que se pensem estratégias para lidar com possíveis quedas nas vendas durante as épocas mais frias.

Localização

O mais recomendado é que a sorveteria fique em um local de grande fluxo de pessoas.

Nesse sentido, o ideal é que o ponto fique nas proximidades e shoppings e praças.

No caso de sorveterias localizadas em bairros menos centrais, é importante que se procure um ponto próximo a escolas e polos de lazer.

Aparelhos e insumos

Afora isso, é preciso adquirir alguns equipamentos básicos, como freezers e balanças.

Para as sorveterias que produzem seus próprios sorvetes são necessários também os insumos, como a matéria prima indispensável à fabricação dos sorvetes.

Abrir uma sorveteria para lucrar alto

Desse modo, podemos concluir que esse tipo de negócio pode trazer excelentes resultados. Isso porque esse é um mercado em franca expansão no Brasil.

Todavia, é preciso aprender a como montar uma sorveteria com o planejamento adequado, a fim de não desperdiçar recursos.

E você, conhece alguma outra dica para quem deseja montar esse tipo de empreendimento? Comente!

Gostou do que leu?

Então confira outros artigos recomendados pra você!