Como Montar uma Lanchonete? Dicas para Abrir o seu Próprio Negócio!

COMPARTILHE COM SEU TIME!

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram

São muitas pessoas que desejam saber como montar uma lanchonete. Isso se deve ao grande apelo e popularidade desse tipo de negócio. Além do mais, o segmento da alimentação é um dos que mais crescem, mesmo durante crises.

Está sem tempo de ler agora? Que tal ouvir o artigo? Experimente no player!

Afora isso, é possível conseguir abrir uma lanchonete e conseguir bons rendimentos mesmo com um pequeno capital inicial. Apesar disso, é necessário salientar que montar esse tipo de negócio exige planejamento.

Para fala de maneira mais detalhada sobre esse tema, apresentamos algumas dicas e orientações de como se pode abrir uma lanchonete de sucesso. Acompanhe na leitura e aproveite!

Como montar uma lanchonete: Planejando o negócio

Antes de qualquer coisa, é preciso que se faça um planejamento adequado do negócio, levando em consideração todas as variáveis implicadas.

Passar por essa etapa permite que a tomada de decisão seja feita de maneira mais assertiva, evitando riscos e prejuízos.

Isso porque o planejamento possibilita uma visão sistêmica do negócio, visto que engloba aspectos como o emprego do orçamento em inovação e despesas.

Além do que, é a partir dele que é possível traçar estratégias para alavancar os resultados do empreendimento.

O público-alvo

Um dos aspectos mais importantes para se planejar a abertura de uma lanchonete de maneira inteligente é estabelecer o público visado.

É a partir desse aspecto que se pode elaborar uma imagem para o negócio e pensar um cardápio apropriado.

Mas como definir o público-alvo da lanchonete? Inicialmente, é preciso analisar o perfil socioeconômico das pessoas que circulam pela localidade na qual está a lanchonete.

A depender da localização do negócio, podem-se ter clientes de classes sociais distintas.

O bairro ou localidade define também a idade e, em alguns casos, até o estilo de vida do público.

Só para exemplificar, em uma localidade que tenha algumas academias, o empreendedor pode abrir uma lanchonete com uma proposta mais saudável. Podem ser oferecidos sucos e sanduíches naturais.

Fornecimento de insumos

Uma lanchonete sem os ingredientes necessários ao preparo dos lanches pode colocar em risco o atendimento de seus clientes.

Isso pode ser fatal para a imagem do negócio. Por esse motivo, é muito importante contar com fornecedores confiáveis.

Para negócios de menor porte, é possível ainda fazer compras em varejos atacadistas, os quais oferecem excelentes preços.

Afora isso, é preciso atentar também para a qualidade dos insumos comprados.

O motivo para que se tenha esse cuidado é que a utilização de produtos ruins pode ter impactos negativos sobre a qualidade do lanche.

A estrutura da lanchonete

Para montar esse tipo de negócio o empreendedor deve ainda investir em equipamentos indispensáveis ao preparo dos lanches.

Entre eles, podemos mencionar as sanduicheiras, coifas, fritadeiras, chapas, liquidificadores e estufas.

O negócio deve contar ainda com locais para o armazenamento adequados dos insumos.

Esse é um ponto muito importante, haja vista que os alimentos tendem a estragar com facilidade se não houver uma estocagem adequada.

Dito de outro modo, não atentar para a armazenagem dos insumos pode acarretar em muitos prejuízos para a lanchonete.

Buscando se diferenciar

Uma forma de se diferenciar da concorrência ao montar uma lanchonete é oferecer atrativos, como espaços personalizados e promoções em dias específicos.

Como ações para atrair público, pode-se divulgar a exibição de capítulos de séries famosas ou de jogos de futebol importantes. A estratégia adotada depende o público-alvo visado.

Abrir uma lanchonete de sucesso é possível!

Com essas dicas, podemos dizer que é possível conseguir muitos lucros vendendo lanches. Ressaltamos a importância do planejamento e de uma pesquisa cuidadosa acerca do mercado e da concorrência.

Á vista do que foi dito, concluímos também que aprender a como montar uma lanchonete é simples e está ao alcance de todos.

Você pretende abrir a sua lanchonete? Tem encontrado alguma dificuldade? Compartilhe com a gente!

Gostou do que leu?

Então confira outros artigos recomendados pra você!