Como Montar uma Farmácia? Dicas para Montar o seu Próprio Negócio!

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Saber como montar uma farmácia é o primeiro passo para que se possa entrar em um segmento promissor. De fato, estamos falando de um mercado que cresce em média 10% ao ano no Brasil.

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No entanto, o que é preciso para que se possa entrar nesse negócio e conseguir sucesso nele? Antes de qualquer coisa, é preciso planejamento e conhecimento acerca das peculiaridades desse mercado.

Com o intuito de falar mais sobre esse assunto, explicamos como é possível montar uma drogaria de sucesso. Apontamos as principais variáveis que determinam o êxito do empreendedor nesse segmento. Confira!

Como montar uma farmácia: Investimento inicial

farmácia

Antes de qualquer coisa, é preciso ter em vista o valor do capital a ser empregado na abertura e manutenção do negócio.

Devem ser avaliados os custos envolvidos na compra dos estoques, no pagamento das despesas fixas e na reforma do ponto.

É necessário ainda investir em equipamentos como ar-condicionado, balanças e computadores para os terminais de atendimento no balcão e nos caixas.

Ademais, há o emprego de mobiliário adequado à guarda dos medicamentos e demais produtos.

Em linhas gerais, podemos dizer que o investimento na abertura de uma farmácia costuma ser alto.

Analisando a concorrência

Para que se tenha sucesso nesse segmento é preciso também que se observe a quantidade e a qualidade da concorrência no local escolhido para a abertura do negócio.

Nesse sentido, deve-se analisar se o atendimento das demandas do público de determinada região estão ou não sendo atendidas.

É desse modo que se torna possível identificar lacunas no mercado, o que possibilita pensar maneiras de se diferenciar da concorrência.

Ao contrário, oferecer serviços e produtos que são disponibilizados pode tornar o negócio inviável. Na melhor das hipóteses, permite apenas que se alcancem resultados irrelevantes.

Optando por um modelo de farmácia

O empreendedor deve ainda optar por um modelo de drogaria, com base nas demandas identificadas ou no capital disponível.

Só para exemplificar, é possível optar pela abertura de farmácias populares ou pelos chamados modelos tradicionais.

No primeiro caso, o principal diferencial oferecido é o preço dos produtos disponibilizados.

Quanto aos medicamentos oferecidos, as farmácias populares podem vender diversos tipos, ainda que o foco recaia sobre os remédios genéricos.

Já as drogarias tradicionais oferecem como diferenciais serviços personalizados e produtos de maior qualidade e valor agregado alto.

Entre os serviços oferecidos, podemos mencionar o de delivery e a aferição de pressão.

Definindo o público-alvo

Para que se possa escolher entre a abertura de uma drogaria popular ou de uma tradicional é preciso ter em mente o público-alvo do negócio.

De fato, cada um desses modelos atende a demandas específicas. Sendo assim, o que convém a um público pode afastar outro.

Se o foco é atender pessoas de extratos sociais mais baixos, o ideal é que se invista em estratégias que visem baixar preços e tornar os medicamentos mais acessíveis.

Ao contrário, empreendimentos voltados para públicos mais exigentes devem atentar para o oferecimento de serviços que surpreendam as expectativas dos clientes.

A melhor localização para uma farmácia

No entanto, pensar o público-alvo sem atentar para o local em que se deve instalar a farmácia é um erro que pode ser fatal para o negócio.

Por isso, é necessário que se atente para o perfil das pessoas que costumam transitar ou morar próximas ao negócio.

Farmácias: Planejamento para obter lucros certos

Desse modo, podemos concluir que esse negócio pode render bons lucros, haja vista o potencial do mercado de medicamentos no Brasil.

Contudo, é necessário que o empreendedor saiba como montar uma farmácia, realizando um bom planejamento a fim de prever variáveis prejudiciais ao negócio.

E você, pensa em montar uma farmácia? Conhece mais dicas de como se pode fazer isso? Compartilhe com a gente!

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