Como Montar uma Esmalteria?

Aprender a como montar uma esmalteria pode ser uma saída para muitas pessoas que estão desempregadas e querem uma nova oportunidade. Trata-se de uma excelente forma de se conseguir a independência financeira.

Ademais, é possível começar esse negócio com um pequeno capital inicial e apenas alguns equipamentos e materiais básicos. Outra vantagem é o fato de a busca por serviços de beleza ser constante, havendo ainda picos na demanda.

Com o intuito de falar mais sobre o assunto, oferecemos algumas dicas de como se pode montar uma esmalteria, mesmo com pouco dinheiro. Para saber mais, basta prosseguir na leitura!

ANTES DE SABER COMO MONTAR UMA ESMALTERIA? O QUE CARACTERIZA ESSE NEGÓCIO? ELE É RENTÁVEL?

Em linhas gerais, podemos dizer que uma esmalteria é um estabelecimento onde se oferecem serviços de pedicure e manicure.

Esses estabelecimentos podem ainda comercializar esmaltes e cobrar pela aplicação desses produtos.
Sendo assim, qual a diferença entre esse tipo de empreendimento e os salões de beleza?

As esmalterias costumam serem estabelecimentos com menos serviços e equipamentos, visto que são especializados nos serviços relacionados à beleza dos pés e mãos.

Por isso, elas requerem um capital bem mais acessível para serem abertas. Ao contrário, os salões de beleza oferecem diversos tipos de serviços, o que exige uma estrutura mais completa.

Quanto ao retorno que se pode ter com esse tipo de negócio, é importante atentar para o potencial desse mercado no cenário nacional.

Ainda que o sucesso de uma esmalteria dependa de inúmeras variáveis, o fato é que o nicho de beleza é um dos mais lucrativos do Brasil.

Em outras palavras, ao abrir um negócio como esse, a tendência é que se tenha uma demanda, haja vista esse mesmo potencial.

No entanto, para que se tenha realmente sucesso nesse tipo de iniciativa é preciso que sejam observados alguns pontos fundamentais. É sobre que trataremos no tópico a seguir.

MONTANDO UMA ESMALTERIA PASSO A PASSO

Concorrência

Antes de qualquer coisa, é preciso saber se o negócio a ser inaugurado terá muita concorrência.
Ainda que seja um serviço mais especializado, é importante que se observe também a quantidade de salões de beleza nas imediações. Isso porque muitos desses estabelecimentos também oferecem serviços de pedicure e manicure.

Espaço

Ter um estabelecimento em um ponto comercial com grande circulação de pessoas pode contribuir para melhores resultados.

Quanto ao espaço, a esmalteria pode ser aberta em pequenos recintos. Só para exemplificar, é possível abrir uma em espaços de 40 a 50 metros quadrados.

O mais importante é que o espaço seja suficiente para acomodar os clientes confortavelmente.
Capital inicial

Para montar uma esmalteria é necessário que se tenha um capital para adquirir os materiais e equipamentos indispensáveis ao trabalho.

Entre esses insumos, podemos destacar o mobiliário, os espelhos, os expositores de esmaltes, os esterilizadores, etc.

Afora isso, é preciso atentar para os custos com as despesas fixas, como aluguel, água e energia elétrica.
Em resumo, é possível abrir um negócio desse tipo com apenas R$5 mil, para atender a demandas menores em bairros.

Fornecedores

Contar com fornecedores pontuais que disponibilizem bons produtos é fundamental para que se mantenha o negócio sempre em atividade.

Quanto a isso, é importante destacar que manter bons relacionamentos com fornecedores é crucial para que se consigam melhores condições de pagamento e preços.

OBTENDO BONS LUCROS COM UMA ESMALTERIA

Desse modo, podemos concluir que abrir esse tipo de negócio é um investimento dos mais acertados, haja vista o potencial do nicho de beleza.

No entanto, é preciso saber como montar uma esmalteria, entendendo como funciona esse tipo de negócio e planejando as ações.

Você já pensou em montar uma esmalteria? Tem alguma dica de como se pode abrir esse negócio? Comente!

Gostou do que leu?

Então confira outros artigos recomendados pra você!