Como Montar uma Barbearia? Dicas para você Montar sua Empresa!

O setor estético sempre está em alta, mas ultimamente um mercado em específico dele tem chamado mais atenção. Com faturamento previsto de R$ 26,7 bilhões em 2021, nunca foi tão atraente aprender a como montar uma barbearia.

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Afinal, no período de 2011 a 2016, ocorreu o boom desse mercado, com seu faturamento crescendo em 94,4%. Entretanto, há incentivo para novos salões de barbearia ainda em 2019, com esse mercado tendo espaço para mais crescimento.

Então, interessado em como montar uma barbearia? Então prossiga com a leitura do artigo e saiba mais sobre como crescer nesse mercado!

Como montar uma barbearia: Planejamento

O primeiro passo de qualquer negócio é o planejamento, ou sendo mais específico, o estabelecimento dos propósitos do espaço. Ele não só define se o negócio vale a pena como investimento, como também serve de esqueleto para o desenvolvimento.

Assim, no geral, o planejamento aborda os seguintes pontos:

  • Cenário: pontos fortes e fracos do negócio, assim como ameaças e oportunidades;
  • Objetivos: onde você almeja que o negócio chegue (por exemplo, ter mais de uma loja);
  • Estratégia: como você espera alcançar seus objetivos (por exemplo, firmar parcerias e solidificar o faturamento da barbearia principal);
  • Programa de ação: é onde estabelece as principais ações para abrir e estimular o crescimento do negócio.

Claro que todos esses pontos são abordados no plano de negócio, documento que contém as principais informações da barbearia.

Qual será o seu espaço?

O tamanho do local varia conforme o volume e tipo de cliente que seu estabelecimento terá. No entanto, 33m² é o espaço mínimo para barbearia, não tendo recepção, apenas área de espera e de trabalho, além de banheiro e estoque.

Entretanto, a barbearia deve ser também um espaço de descontração do público, principalmente por atender o público masculino. Por isso, coloque uma TV ou música e, se puder sofisticar, um frigobar, máquina de café, ar-condicionado e até sinuca.

Qual será sua localização?

O público-alvo do barbeiro costuma não se deslocar muito para a barbearia, optando pela mais próxima de casa. Além disso, também é comum que busquem por uma próxima ao trabalho.

Dessa forma, você deve avaliar a melhor opção: estabelecer-se como barbearia local, atendendo a comunidade próxima, ou instalar-se numa área comercial. De qualquer maneira, essa decisão parte da definição de seu público-alvo.

Quem será seu público?

O público-alvo é quem define o tipo de serviço que você presta e qual será a decoração do ambiente. Por exemplo, você terá um certo estilo se estabelecer a barbearia numa área nobre, tendo serviços e ambientes mais sofisticados para classe A e B.

Além disso, você pode ser ainda mais específico e criar uma certa temática para seu espaço de trabalho. Por exemplo, é comum uma pegada retro em barbearias populares ou mesmo um estilo motoqueiro, que passa um ar mais “aventureiro”.

De qualquer forma, você precisa definir sua identidade para o público e também pesquisar a resposta dele sobre isso.

Quais serão seus equipamentos e produtos?

Além de TV, música, ar-condicionado e outras coisas, é importante que você tenha os equipamentos para seu trabalho. Sendo assim, os principais são:

  • 2 cadeiras básicas de barbeiro, no mínimo;
  • Lavatório;
  • Armário;
  • Espelhos fixos e de mão;
  • Acessórios em geral (máquina de cortar cabelo, tesoura de corte e de desfiar, escova, pente, navalha, aventais, toalhas, etc);
  • Iluminação adequada;
  • Etc.

Por fim, você deve ter atenção especial para os produtos químicos utilizados em seu cliente. Se possível, utilize daqueles mais populares entre seu público-alvo.

Junto disso, busque trazer serviços especiais, que sirvam como diferencial da sua barbearia. Uma dica é apostar em tratamentos comumente femininos que são também adequados para o público masculino.

Como montar uma barbearia: Investimentos

Para uma barbearia, é importante ter controle sobre os gastos, de forma que o investimento não seja tão pesado para o bolso. A dica é começar com um estabelecimento pequeno, de atendimento e preços mais modestos.

Nisso, é comum que o investimento chegue a R$ 10 mil ou mesmo menos. No entanto, pode chegar também a R$ 50 mil, fora os custos para manter o capital de giro sempre ativo.

E as pendências legais?

Outro custo considerado na conta são as tributações e pendências legais para abertura do negócio. Nisso, os principais são:

  • Cópia de RG e CPF dos sócios (todas autenticadas);
  • Contrato Social;
  • Ficha de cadastro e pagamento de taxas;
  • Capa de registro na Junta Comercial ou Cartório de Registro de Pessoa Jurídica.

Após resolução das pendências legais de seu negócio, fica mais fácil continuar a aprender a como montar uma barbearia!

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