Como Montar um Food Truck? Aprenda a Começar o Próprio Negócio!

Uma forma bastante lucrativa de começar um negócio e se tornar o próprio chefe é aprender a como montar um food truck. No Brasil, esse nicho passou a se expandir em 2014 e continua a crescer a cada ano.

Está sem tempo de ler agora? Que tal ouvir o artigo? Experimente no player!

Mas porque esse pode ser considerado um bom investimento para aqueles que desejam começar um negócio? Os principais motivos são o baixo custo inicial e uma demanda em contínua expansão.

Com o intuito de falar mais acerca desse assunto, explicamos como é possível ganhar dinheiro com um food truck. Mostramos ainda se esse empreendimento é viável. Aproveite a leitura!

Como montar um Food Truck: Esse negócio vale a pena?

De acordo com uma pesquisa realizada pelo IBGE, os brasileiros gastam cerca de 30% do orçamento com alimentação em restaurantes e outros estabelecimentos.

E, dentro do segmento alimentício, o mercado de food truck é um dos que mais crescem.

Ainda que os negócios que vendem pratos na rua sejam já tradicionais nos grandes centros urbanos, os food trucks trouxeram inovações no modo como esse serviço é prestado.

Ademais, há uma gama infinita de possibilidades para quem deseja abrir esses estabelecimentos. Só para exemplificar, podem ser oferecidos tanto os tradicionais lanches e sanduíches, quanto pratos mais elaborados.

Com toda essa variedade, os food trucks são excelentes oportunidades para quem deseja montar um negócio altamente personalizado.

Essa peculiaridade tornou esses estabelecimentos bastante populares entre uma clientela mais exigente e arrojada.

De fato, com todos esses diferenciais, é possível oferecer ao público-alvo um produto com alto valor agregado.

Por esse motivo, este é também um negócio dos mais lucrativos, haja vista que há um alto retorno sobre a compra dos insumos.

Outra vantagem desse tipo de empreendimento é o fato de ele ser visto pelos clientes como um ponto de encontro.

Os empreendedores costumam investir em uma imagem e em um serviço personalizados, o que atrai um público diversificado.

Aprendendo a montar um Food Truck passo a passo

food truck

Adquirindo o food truck

Antes de qualquer coisa, é preciso fazer a compra do food truck. Quanto a isso, o mais recomendado é adquirir um caminhão usado já montado, visto que se pode conseguir uma maior economia.

Materiais e equipamentos

Para se ter um food truck novo e inteiramente preparado para atender a demanda de maneira efetiva, é necessário equipá-lo com um forno e um fogão industrial.

São imprescindíveis ainda pias de inox, freezers e geladeiras, kits de utensílios de cozinha completos e um gerador.

Além desses há ainda outros itens básicos. Geralmente, a montagem dessa infraestrutura pode chegar a R$ 20 mil.

Atenção às leis

Antes de colocar o negócio em atividade é fundamental que se observem as exigências da RDC 49 instituídas pela ANVISA.

Deve-se ainda solicitar um número de CNPJ juntamente à Receita Federal. Outra exigência legal é o alvará de funcionamento.

Existem ainda outras documentações e procedimentos a serem realizados. A legalização por completo do negócio pode levar no mínimo 3 meses.

Localização

Ainda que o food truck permita que o negócio possa ser instalado em diversos pontos, o cliente precisa saber um local onde poderá encontrá-lo com certeza.

Para escolher um bom ponto, é interessante observar algumas variáveis, como o acesso ao local, o trânsito de pessoas e a concorrência próxima.

O local precisa ainda ser bem visível e ter condições sanitárias adequadas ao consumo dos alimentos.

Um empreendimento em alta

À vista do que foi dito, podemos concluir que essa é uma excelente oportunidade de se tornar um empreendedor. Contudo, esse negócio exige muita criatividade e constante inovação para que se mantenham os clientes.

Ademais, é preciso saber como montar um food truck, analisando bem o mercado local e a demanda pelo serviço na região em que se quer atuar.

Você pretende montar o seu próprio food truck? Ainda tem dúvidas sobre como  conquistar esse objetivo? Comente!

Gostou do que leu?

Então confira outros artigos recomendados pra você!