Como Montar um Bar? Tudo que você Precisa Saber!

COMPARTILHE COM SEU TIME!

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram

Você sabe como montar um bar? Ter o seu próprio negócio na área de alimentação é o desejo de grande parte da população, afinal de contas existem mais de 350 mil estabelecimentos de bar e restaurante espalhados pelo Brasil. Isso de acordo com a Abrasel.

Contudo, apesar da grande diversidade de empreendimentos, a maior parte deles fecha as portas antes de completarem dois anos de funcionamento. Por conta disso, saber quais passos seguir para criar seu negócio é essencial se quiser ter sucesso a longo prazo. Então, siga acompanhando o texto e boa leitura!

Como montar um bar e torná-lo em um sucesso

Existem vários pontos a se observar antes de abrir um bar. Isso vai desde questões legais que envolvem a abertura da empresa até contratação de funcionários, organização do espaço e definição do cardápio.

São muitos detalhes a serem observados. Portanto, fique atento a todas as dicas que vamos dar a seguir.

Defina o estilo do seu bar

O que você vai servir no bar? Quais os tipos de bebidas? Qual o horário de funcionamento? Entender como você imagina o seu bar é o primeiro passo para organizar o negócio.

Respondendo as perguntas acima será possível planejar o tipo de estabelecimento que você irá precisar, bem como ter ideia dos equipamentos necessário e da quantidade de funcionários.

Escolha o local do seu bar

Depois de definir o estilo, procure possíveis locais onde pode abrir seu estabelecimento. Leve em conta a vizinhança, o tamanho do espaço, a movimentação no entorno, a concorrência e as adaptações, em termos de infraestrutura que precisará fazer.

Tenha atenção com as exigências legais

Defina o tipo de empreendimento que você deseja criar: microempresa, pequena empresa, porte médio etc. A partir de então, vá até a prefeitura e verifique se o local onde você pretende abrir o bar está liberado para esse tipo de negócio.

Em seguida, dê início à burocracia da papelada. Abra o CNPJ da companhia, faça o registro na junta comercial e na Secretaria da Fazenda. Também não se esqueça de pegar o alvará de funcionamento do seu bar junto à prefeitura.

Organize a infraestrutura

Veja o espaço que você tem e o que precisa ser alterado para ficar do jeito que você deseja. Pense na área da cozinha, do salão e do setor administrativo. Cada um desses locais precisa estar bem delimitado.

Além disso, atenção especial deve ser dada à área do descarte dos alimentos para não haver contaminação cruzada. Ou seja, o lixo não pode passar pelo mesmo lugar da cozinha.

Os locais também precisam ser bem iluminados e ventilados, as mesas e cadeiras para os clientes devem ser confortáveis e deve haver espaço para os banheiros.

Todos esses pontos podem ser analisados detalhadamente nas Resoluções RDC nº 216 e nº 218. A primeira é da Anvisa e trata do Regulamento Técnico de Boas Práticas para Serviços de Alimentação. A outra trata do Regulamento Técnico de Procedimentos Higiênico-Sanitários para Manipulação de Alimentos e Bebidas Preparados com Vegetais.    

Conhecer ambas é essencial para seu negócio, do contrário você pode comprometer o funcionamento do seu bar, podendo receber multas e até mesmo interdições.

Defina sua equipe de trabalho

Seu bar pode ter muitos ou poucos funcionários, tudo depende do tamanho do empreendimento. Contudo, uma equipe básica pode ser composta por:

  • cozinheiro;
  • garçom;
  • barman;
  • auxiliar de limpeza;
  • caixa.

Organize o cardápio

Defina o cardápio do seu bar. Pense nas combinações com bebidas, nos ingredientes que precisará usar, nos tipos de cocções exigidas e nos equipamentos necessários para preparar cada porção.

Organizar seu cardápio evita que você faça compras desnecessárias, assim como o ajuda a escolher os equipamentos certos e a equipe que precisa para fazer o negócio funcionar.

Organização é o tempero certo

Diante de tudo o que apresentamos ao longo do texto, fica claro que se organizar com antecedência é o ponto básico para ter um empreendimento de sucesso na área alimentícia.

Sendo assim, defina o tipo de bar que deseja abrir, fique atento a todas as questões legais envolvidas no negócio e cuide da infraestrutura do local, seguindo as regras da Anvisa. Também não se esqueça de definir sua equipe e seu cardápio. O resto é dedicação e perseverança.

E então, gostou do texto de hoje? Caso tenha mais alguma dúvida sobre o assunto, escreva aqui nos comentários que vamos respondê-lo.

Gostou do que leu?

Então confira outros artigos recomendados pra você!