Você sabe como montar um bar? Ter o seu próprio negócio na área de alimentação é o desejo de grande parte da população, afinal de contas existem mais de 350 mil estabelecimentos de bar e restaurante espalhados pelo Brasil. Isso de acordo com a Abrasel.
Contudo, apesar da grande diversidade de empreendimentos, a maior parte deles fecha as portas antes de completarem dois anos de funcionamento. Por conta disso, saber quais passos seguir para criar seu negócio é essencial se quiser ter sucesso a longo prazo. Então, siga acompanhando o texto e boa leitura!
Como montar um bar e torná-lo em um sucesso
Existem vários pontos a se observar antes de abrir um bar. Isso vai desde questões legais que envolvem a abertura da empresa até contratação de funcionários, organização do espaço e definição do cardápio.
São muitos detalhes a serem observados. Portanto, fique atento a todas as dicas que vamos dar a seguir.
Defina o estilo do seu bar
O que você vai servir no bar? Quais os tipos de bebidas? Qual o horário de funcionamento? Entender como você imagina o seu bar é o primeiro passo para organizar o negócio.
Respondendo as perguntas acima será possível planejar o tipo de estabelecimento que você irá precisar, bem como ter ideia dos equipamentos necessário e da quantidade de funcionários.
Escolha o local do seu bar
Depois de definir o estilo, procure possíveis locais onde pode abrir seu estabelecimento. Leve em conta a vizinhança, o tamanho do espaço, a movimentação no entorno, a concorrência e as adaptações, em termos de infraestrutura que precisará fazer.
Tenha atenção com as exigências legais
Defina o tipo de empreendimento que você deseja criar: microempresa, pequena empresa, porte médio etc. A partir de então, vá até a prefeitura e verifique se o local onde você pretende abrir o bar está liberado para esse tipo de negócio.
Em seguida, dê início à burocracia da papelada. Abra o CNPJ da companhia, faça o registro na junta comercial e na Secretaria da Fazenda. Também não se esqueça de pegar o alvará de funcionamento do seu bar junto à prefeitura.
Organize a infraestrutura
Veja o espaço que você tem e o que precisa ser alterado para ficar do jeito que você deseja. Pense na área da cozinha, do salão e do setor administrativo. Cada um desses locais precisa estar bem delimitado.
Além disso, atenção especial deve ser dada à área do descarte dos alimentos para não haver contaminação cruzada. Ou seja, o lixo não pode passar pelo mesmo lugar da cozinha.
Os locais também precisam ser bem iluminados e ventilados, as mesas e cadeiras para os clientes devem ser confortáveis e deve haver espaço para os banheiros.
Todos esses pontos podem ser analisados detalhadamente nas Resoluções RDC nº 216 e nº 218. A primeira é da Anvisa e trata do Regulamento Técnico de Boas Práticas para Serviços de Alimentação. A outra trata do Regulamento Técnico de Procedimentos Higiênico-Sanitários para Manipulação de Alimentos e Bebidas Preparados com Vegetais.
Conhecer ambas é essencial para seu negócio, do contrário você pode comprometer o funcionamento do seu bar, podendo receber multas e até mesmo interdições.
Defina sua equipe de trabalho
Seu bar pode ter muitos ou poucos funcionários, tudo depende do tamanho do empreendimento. Contudo, uma equipe básica pode ser composta por:
- cozinheiro;
- garçom;
- barman;
- auxiliar de limpeza;
- caixa.
Organize o cardápio
Defina o cardápio do seu bar. Pense nas combinações com bebidas, nos ingredientes que precisará usar, nos tipos de cocções exigidas e nos equipamentos necessários para preparar cada porção.
Organizar seu cardápio evita que você faça compras desnecessárias, assim como o ajuda a escolher os equipamentos certos e a equipe que precisa para fazer o negócio funcionar.
Organização é o tempero certo
Diante de tudo o que apresentamos ao longo do texto, fica claro que se organizar com antecedência é o ponto básico para ter um empreendimento de sucesso na área alimentícia.
Sendo assim, defina o tipo de bar que deseja abrir, fique atento a todas as questões legais envolvidas no negócio e cuide da infraestrutura do local, seguindo as regras da Anvisa. Também não se esqueça de definir sua equipe e seu cardápio. O resto é dedicação e perseverança.
E então, gostou do texto de hoje? Caso tenha mais alguma dúvida sobre o assunto, escreva aqui nos comentários que vamos respondê-lo.