Como conseguir um investidor anjo para alavancar a sua empresa?

Investidor Anjo

Um investidor anjo é aquela pessoa (física ou jurídica) que aporta valores para que empreendedores consigam tirar uma ideia do papel ou alavanquem um negócio que chegou de forma tímida ao mercado. Ele inclusive pode se tornar sócio do empreendimento, caso vislumbre no negócio o potencial quantitativo de retorno financeiro que deseje alcançar.

Todo empreendedor que possui uma proposta em fase inicial de desenvolvimento, geralmente esbarra na dificuldade financeira para levar sua ideia adiante. Seja ela um projeto ou uma empresa que precisa de expansão, o fato é que sempre haverá a necessidade de uma quantia considerável de dinheiro para que tal empreendimento abranja novos horizontes.

Buscar pelo mercado de capitais muitas vezes resulta em respostas negativas. O fato é que as regras para financiamentos são bem restritas a quem quer que seja, e aportar dinheiro para algo novo pode ser um risco. Sendo assim, muros de impedimentos são criados como forma de precaução, empecilhos que tendem a dificultar a execução de algum negócio.

Contudo, há no mercado os chamados investidores anjos. Eles estão sempre atentos às inovações. O impacto analisado por eles vai além da economia real. Um investidor anjo foca principalmente em negócios sólidos, visionários. Mas, onde encontrá-los?

Entenda agora como conseguir um investidor anjo capaz de fomentar seu negócio, dando ao empreendimento o rumo necessário para alcançar o sucesso! 

Investidor Anjo

Investidor Anjo: quem é ele?

São pessoas ou empresas que têm capital disponível para investir em negócios prósperos e favoráveis a um futuro brilhante. Esses visionários depositam a primeira semente financeira nesses projetos e podem participar ativamente da sua ascensão. 

Tal termo nos regressa aos business angels, apostadores das peças da Broadway. Ou seja, a regra é investir com a ampla garantia de retorno, e por um tempo estimável. Para esses investidores, as ideias precisam gerar frutos que perdurem por anos ou mesmo décadas.

As principais características de um investidor anjo são:

Disposição para o risco

Um investidor anjo não tem medo de se arriscar. É óbvio que ninguém aportará grana em algo que não vislumbre nenhuma perspectiva de futuro, porém, ele sabe reconhecer um empreendimento que pode dar certo ou não.

Esse tipo de investidor geralmente é focado no que chamamos de Venture Capital, ou Capital de Risco. Exemplo: empresas de pequeno ou médio porte que têm potencial para crescer financeiramente, mas possuem faturamento baixo ou são muito novas no mercado podem buscar por essa modalidade de investimento.

Focado em diferenciais

Esse tipo de investidor não curte a mesmice. Ele se atenta às justificativas, em projetos que tragam algo diferente para o consumidor. Sua atenção é totalmente voltada às propostas plausíveis ao mercado.

O investidor anjo conhece bem os setores que receberão seu investimento e evidencia a viabilidade do projeto antes de qualquer aporte financeiro.

Rentabilidade

É óbvio que um investidor anjo vai focar no lucro!

A rentabilidade de uma empresa que por ventura acabou de chegar ao mercado ou que deseja crescer é um dos pontos principais na hora da escolha do projeto. A participação desse investidor nos resultados é algo evidente e precisa ser assertiva.

Todo investidor quer ter retorno financeiro!

Investidor Anjo: resultados a médio e longo prazo

Uma carteira totalmente evidenciada nos retornos positivos a médio e longo prazo!

Esse é o alicerce que sustenta qualquer investidor anjo, quando o mesmo decide focar em ideias que estejam em fase inicial de implantação ou mesmo de expansão.

Mas, por que o investidor salienta tanto um projeto de expansão empresarial, ao invés de deixar seu dinheiro rendendo no banco?

Vamos lá:

Quando a sua grana permanece numa conta bancária, a porcentagem de rendimento possui um teto máximo mensal. Por outro lado, quando ele investe em uma empresa física ou virtual, sua edificação financeira se torna tangível, direcionável e com possibilidades de lucro bem acima dos INVs bancários. Com isso, o investidor anjo tem a possibilidade de planejar o crescimento do negócio. Os lucros saltam bem acima de qualquer dinheiro deixado no banco com rendimentos mensais ou trimestrais.

E mais: um investidor anjo tem conhecimento no setor que deseja aportar um dinheiro. Essa sua experiência pode servir para que o projeto cresça ainda mais. Ou seja, os resultados tendem a ser muito vantajosos, tanto para quem investe quanto para o empreendedor que recebeu o capital.

Investidor Anjo

Fundos de investimento: possibilidades amplas no financiamento coletivo

Imagine diversos investidores reunindo seus recursos para uma aplicação financeira coletiva. É assim que funciona um Fundo de Investimento, onde esses investidores irão delegar a um gestor as decisões que o mesmo tomará para que se forme uma carteira equilibrada. Com isso, empresas que precisam de investimento e tenham ligação com o nicho pautado por esses empreendedores poderão passar por uma análise e possível viabilização de aporte financeiro.

É claro que os riscos existem, mas são específicos, pois os próprios investidores trabalham com suas regras e o público-alvo a ser atingido. Isso inclusive define o ramo que fará parte dessa carteira de investimento.

Há empresas que são parceiras de fundos de investimento tanto nacionais quanto internacionais, e que apoiam soluções inovadoras. Ou seja, se seu negócio cabe dentro de determinada carteira de investimentos, ele pode ser analisado e passar por essa transformação que você empresário tanto deseja.

O Facebook e a ajuda de um Investidor Anjo

Você sabia que a rede social mais popular do mundo nasceu num campus universitário?

Pois é… Mark Zuckerberg e os amigos Chris Hughes e Dustin Moskovitz idealizaram em 2003 uma plataforma interna em Harvard onde os alunos e docentes pudessem se comunicar diariamente, formando assim uma rede de amizades e contatos.

Um ano depois da formatação inicial, nascia o thefacebook.com, uma expansão daquele esboço, e que também decolou no campus. A ideia foi tão bem aceita que logo migrou para Stanford, Yale e Columbia.

A partir de então, não demorou muito para acontecer o primeiro financiamento. O aporte se deu pelas mãos de Peter Thiel. Além disso, surgiu a proposta de parceria com a empresa de Sean Paker, aceita sem restrições e que alavancou ainda mais o projeto.

Naquela época, o mundo vivenciava o lendário Orkut. Essa rede social dominava o universo online pela proposta das comunidades. Eis que pairou sobre o mercado uma pergunta: Se o Orkut é protagonista na internet, como o Facebook tem dado tão certo?

A resposta é simples: pelo diferencial apresentado no envio e recebimento de mensagens entre os usuários da rede social.

Com a ampliação da plataforma para uma versão mobile, o acréscimo do Feed de Notícias, dentre outras atualizações que chegavam a todo instante e em tempo real, tudo isso fez com que o Facebook ganhasse o mundo e se tornasse a maior rede social do planeta.

Investidor Anjo: qualquer negócio pode ser financiado por um business angel?

Muitos empresários, ao fazerem suas pesquisas pela internet e verificarem os gigantes que nasceram pelas mãos de um investidor anjo, acreditam que seus empreendimentos não se encaixam nessa proposta de financiamento. Isso se dá pelo fato de terem uma ideia de distanciamento do seu próprio projeto com as empresas que alcançaram êxito, como as startups, por exemplo. Puro engano!

Um comércio local, um produto audiovisual, um e-commerce, qualquer ideia pode ter um potencial nato para deixar a estagnação. Portanto, faça de seu projeto algo tão chamativo e viável que ao cair nas mãos de um investidor anjo, essa expansão se torne realidade.

E não restrinja as buscas apenas em business angels que permaneçam em ambientes fora de seu convívio. Esse tipo de financiador pode estar bem mais próximo de sua rotina diária do que você possa imaginar.

Investidor Anjo

Seu negócio pode ter um potencial gigantesco de crescimento! 

Qual ideia você tem para seu negócio e ainda não saiu do papel?

Pois é… A pergunta acima instiga a nossa vontade de revisitar os projetos que muitas vezes deixamos de lado pela correria do dia a dia, mas que poderiam nos beneficiar com satisfação e dinheiro.

Para o empresário que já tem algo em funcionamento, porém, o negócio é tímido, sempre é hora para revisitar uma ideia que tire o empreendimento da estagnação. É lógico que tudo deve ser muito bem planejado e estruturado para que, ao estar diante dos olhos de um investidor anjo, sua empresa alcance novos rumos.

Portanto, a hora é agora para mapear seu empreendimento e deixá-lo impecável na proposta que pretende enviar a um investidor. Tendo isso em mãos, o próximo passo é buscar pela pessoa física ou jurídica que esteja engajada no setor do qual sua ideia pertence. Fica mais fácil apresentar uma proposta quando ambos falam a mesma língua. Ou seja, quanto maior for a afinidade do investidor com o ramo que você trabalha, maiores serão as chances do aporte financeiro virar realidade.

Na prática: como conseguir um investidor para sua empresa

Um amigo pode ser um potencial investidor anjo. Alguém da sua família também. Contudo, além do aporte financeiro que será destinado à sua empresa, é preciso que essa pessoa tenha um feeling com seu negócio. Sendo assim, o auxílio pode ultrapassar a barreira do dinheiro, transformando-se em consultoria e também a oferta de um networking para escalar seu negócio.

Por outro lado, há como buscar recursos no mercado através de Investidores Anjos individuais e também com a participação dos Fundos de Investimento.

Segue abaixo alguns links dos maiores Fundos de Investimento do país. Contudo, faz-se necessária uma pesquisa para verificar quais deles tenham uma ligação ideal com o ramo de seu negócio:

Anjos do Brasil – https://www.anjosdobrasil.net/

ACE – https://acestartups.com.br/

Gavea Angels – https://gaveaangels.org.br/

Curitiba Angels – http://www.curitibaangels.com.br/

Poli Angels – https://poliangels.com.br/

GV Angels – https://www.gvangels.com.br/

Insper Angels – https://www.insperangels.com.br/

Kaszek – https://www.kaszek.com/

Honey Island Capital – https://www.honeyisland.capital/

Conclusão

No mundo dos negócios sempre há aquele que deseja investir e o outro que precisa de um empurrão para que um projeto de expansão de determinado negócio saia do papel e ganhe novas veredas.

Um investidor anjo é aquele com potencial analisador dentro de uma empresa que trabalhe com financiamentos, ou mesmo uma pessoa que esteja numa roda de amigos mais próximos. Portanto, atente-se!

É sempre bom pensar que essa pessoa, física ou jurídica, espera por esse diferencial no mercado, ou seja, o projeto que está em suas mãos. Pode ser um site, um comércio físico, um e-commerce, qualquer empreendimento que tenha perspectivas de lucro e vida longa na economia real. Melhor dizendo, pode ser a sua ideia o novo alvo de um investidor anjo!

Gostou do que leu?

Então confira outros artigos recomendados pra você!