Como automatizar o atendimento via WhatsApp?

Como automatizar o atendimento via WhatsApp

Você sabia que automatizar o atendimento via WhatsApp agiliza o processo de comunicação com seus clientes? Veja como funciona essa dinâmica!

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Quando entramos em contato com alguma empresa via WhatsApp, é bastante comum recebermos uma primeira mensagem padrão. Ela nada mais é do que um comunicado automatizado, elaborado de forma a dar boas-vindas ou direcionar os consumidores.

Mas como elaborar um texto que seja a primeira forma de contato com um cliente? Entenda como se opera uma mensagem automatizada pelo WhatsApp e estreite ainda mais o relacionamento do consumidor com seu negócio!

Automatizar o atendimento via WhatsApp: como funciona?

Como automatizar o atendimento via WhatsApp
Como automatizar o atendimento via WhatsApp
Funcionalidade

Já ouviu falar do WhatsApp Business? Para saber mais acesse o nosso artigo Como funciona o WhatsApp Business: entendendo a ferramenta. Lá explicamos sobre sua aplicabilidade.

Pois bem… a conta comercial, dentre tantos botões que facilitam a vida do empreendedor, também abre espaço para que as empresas elaborem mensagens automáticas, enviadas logo após o primeiro contato do cliente com o estabelecimento. Tais textos geralmente servem para dar as boas-vindas ou então avisar sobre o horário de expediente.

Muitas são as empresas que também utilizam esse tipo de ferramenta para não deixar o cliente ansioso, apontando na mensagem que logo a pessoa será atendida.

O fato é que automatizar o primeiro atendimento via WhatsApp entrega a todo esse processo a agilidade necessária durante a interação, além da assertividade nas informações de boas-vindas. O resultado é o aumento da qualidade na comunicação que há entre a empresa e o cliente. Os dois lados ganham com isso.

Automatizar o atendimento via WhatsApp: ampliando as mensagens automáticas

Muito se entrega ao cliente quando textos pré-programados agilizam a comunicação. Além das particularidades que facilitam todo o processo e, claro, podemos citar aqui alguns exemplos como o tempo menor de espera, de fila, e maior posicionamento nas respostas certas e precisas, automatizar o atendimento via WhatsApp transfere o que a cultura da internet nos assinala hoje em dia: rapidez e fluidez durante o contato.

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Quando se trabalha com diversos atendentes conversando com os clientes de maneira simultânea, agilizar ainda mais essa comunicação se torna necessário. Para tanto, plataformas de multiatendimento foram criadas para viabilizar toda essa dinâmica no aplicativo do WhatsApp. Com isso, além daquelas mensagens iniciais de boas-vindas, é possível mergulhar ainda mais nessa interação.

Veja agora a capacidade de um software como esse em simplificar todo o processo de atendimento:

Evolvy: excelência no processo de automatizar o atendimento via WhatsApp

Como automatizar o atendimento via WhatsApp
Como automatizar o atendimento via WhatsApp
Mensagens programadas

A Justsell, pensando em aproximar ainda mais a comunicação dos clientes com as empresas, entregou ao mercado a plataforma Evolvy, ferramenta que tem diversos botões de automatização de mensagens.

Além dos textos pré-programados que poderão ser inseridos no início das conversas, com a plataforma da Evolvy é possível criar chatbots para agilizar todo o atendimento. Através desse tipo de automação, o cliente só é transferido para alguém da equipe quando necessário, podendo resolver suas pendências apenas com as informações automatizadas. Há inclusive como ele ser direcionado ao departamento específico através de uma mensagem pré-programada.

A ferramenta dispõe ainda da criação de mensagens rápidas, utilizando atalhos para facilitar o atendimento ao cliente, de forma simples e rápida. 

Há ainda como elaborar uma avaliação de atendimento, criando indicadores de satisfação. Sendo assim, o cliente poderá responder com apenas alguns toques se foi bem atendido ou não.

Vale lembrar que o sistema da Evolvy é 100% responsivo, ou seja, os atendentes poderão acessar e conversar com os clientes através de qualquer dispositivo, como Notebook, PC, Tablet ou Celular.

Conclusão

Agora que você já sabe os caminhos para automatizar o atendimento via WhatsApp (seja pelo WhatsApp Business ou via plataforma de multiatendimento para quem trabalha com vários atendentes), caso tenha disponibilidade, faça uma pesquisa e verifique quais meios se encaixam mais com seu negócio.

A Evolvy possibilita 07 dias gratuitos a todos que desejam experimentar a plataforma. Além disso, oferece suporte durante toda a vigência do contrato. E mais: garante o treinamento dos atendentes da empresa contratante, para que assim suas rotinas continuem efetivas ao se depararem com a ferramenta.

Automatizar o atendimento via WhatsApp é prático, simples e não requer grandes investimentos. Estar ao lado do cliente é também facilitar todo o processo de comunicação. Isso entrega ao estabelecimento maior proximidade de seus produtos ou serviços com o lead, podendo inclusive surtir bons efeitos no aumento das vendas.

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