Como automatizar as vendas pelo WhatsApp?

Como mudar a conta do WhatsApp para perfil comercial

Deseja automatizar as vendas pelo WhatsApp, entregando maior comodidade aos clientes e diminuindo o tempo para que eles resolvam suas necessidades? Entenda agora por onde começar!

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O WhatsApp é uma rede social com potencial enorme para aqueles que trabalham com o comércio, seja ele físico ou eletrônico. Além de abrir um espaço amplo para vendas, o aplicativo também consegue entregar ferramentas que automatizam trabalhos e resolvem as mais diversas pendências entre clientes e empresas.

No intuito de obter resultados ágeis e eficientes, conhecer os caminhos para automatizar as vendas pelo WhatsApp é essencial. Saiba como programar mensagens entregues via aplicativo e alavanque o processo de negociação dos seus produtos e/ou serviços!

WhatsApp Business: conta comercial é ótima para quem deseja automatizar as vendas pelo WhatsApp

Automatizar as vendas pelo WhatsApp
Automatizar as vendas pelo WhatsApp
Conta comercial como estratégia de automatização de mensagens

Ter um perfil de usuário comum não passa a credibilidade que os negócios necessitam. Diante disso, desde 2018 o WhatsApp Business entrou de vez para a vida das empresas, concedendo maior efetividade durante os vários processos comerciais ofertados pelos estabelecimentos.

Com essa novidade do aplicativo (gerenciado desde 2014 pelo Facebook) muitas contas se aprimoraram e hoje o que se vê são perfis profissionais com condições claras de entregar ao cliente o que ele realmente precisa.

Se você ainda não migrou o aspecto da sua empresa no WhatsApp para uma conta comercial, a hora é agora! Para saber mais sobre como opera o perfil profissional, leia o nosso  artigo Como funciona o WhatsApp Business: entendendo a ferramenta!

O WhatsApp Business entrega várias ferramentas capazes de agilizar o processo de comunicação com o cliente. Dentre as várias disponíveis, como possibilitar a localização do comércio e até ter um relatório básico para mensuração de resultados, há uma forma de elaborar mensagens automáticas, o que resulta em praticidade no atendimento.

Com esse tipo de texto automático é possível dar as boas-vindas ao consumidor, solicitar que ele espere um momento até ser atendido por um colaborador da empresa e inclusive apontar horário de expediente. Este último é primordial para quem possui anúncios circulando 24 horas por dia, 07 dias por semana, e precisa avisar seus clientes que entram em contato com a empresa fora do horário comercial sobre o expediente, sem que eles fiquem no limbo.

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Como automatizar as vendas pelo WhatsApp: chatbots

Os bots inteligentes, ou chatbots, têm sido comuns em mensagens automatizadas. Um dos principais intuitos desse tipo de ferramenta é direcionar o cliente ao atendente adequado para determinada situação. Ou então resolver suas necessidades apenas com os textos automatizados, diminuindo o tempo da pessoa na linha. 

Para tanto, plataformas de multiatendimento foram elaboradas e, acopladas ao aplicativo, são capazes de entregar bots inteligentes e dinâmicos. A Evolvy, ferramenta criada pela JustSell, entrega ao contratante a plena composição de chatbots personalizados, agilizando todo o processo de atendimento ao cliente. 

Com esse tipo de botão, é possível perguntar ao consumidor que tipo de serviço ele procura dentro da empresa, qual é o departamento que ele deseja contatar, dentre outras indagações. A pessoa nem precisa responder com palavras, apenas digitando um número da opção.

Há ainda como criar avaliação de atendimento, totalmente automatizada. Com isso, pesquisas de satisfação devolvem à empresa indicadores precisos para que novas tomadas de decisão sejam sugeridas pela gestão, caso necessário.

O campo de atuação é amplo e há diversos benefícios nessas plataformas, tanto para o cliente quanto para a empresa. É possível, por exemplo, enviar mídias (texto, áudio, vídeos, arquivos digitais), importar conversas, criar etiquetas de contato e até obter relatórios completos dos atendimentos.

Uma ferramenta bastante interessante é a criação de campanhas através do envio de mensagens automatizadas, agilizando o contato com o lead.

Aplicativos de disparo de mensagens, como o Multi Mensagens da própria JustSell, é capaz de entregar a vários destinatários textos sobre o que o estabelecimento oferece, sem travamento de sistema ou bloqueios. Quer saber mais sobre essa ferramenta? Acesse o nosso artigo Como mandar mensagens de WhatsApp em massa e sem bloqueios.

Conclusão

Automatizar as vendas pelo WhatsApp
Automatizar as vendas pelo WhatsApp
Praticidade nas negociações

Automatizar as vendas pelo WhatsApp é essencial para que o processo de comunicação entre empresa e cliente se estreite. Mensagens automáticas agilizam a resolução de pendências, dão boas-vindas, explicam situações que fogem ao momento, mas que serão resolvidas assim que possível, e até entrega praticidade nas vendas online.

Para quem possui vários atendentes que atuam em conversas simultâneas com consumidores, optar por uma plataforma de multiatendimento pode ser uma saída viável. Outra ferramenta interessante são os aplicativos de disparo de mensagens. Contudo, cada empresa precisa avaliar o que é melhor para ela e seus clientes. Sendo assim, a agilidade necessária para ambos pode encontrar o mesmo caminho comum.

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