Como aumentar as vendas no Instagram: estratégias para impulsionar o faturamento!

Como aumentar as vendas no Instagram

Quer saber como aumentar as vendas no Instagram da sua empresa? Conheça agora algumas estratégias bem simples e práticas que irão impulsionar o faturamento do seu negócio!

Desde que foi criado em 2010, o Instagram se tornou uma vitrine necessária para que empresas divulguem seus produtos e/ou serviços. Contudo, para estar em evidência, torna-se necessário alguns procedimentos básicos para que nada passe despercebido. Até porque os dados não mentem: cerca de 80% dos usuários seguem pelo menos uma conta comercial.

Então, que tal aumentar as vendas através do Instagram? Atente-se às dicas que nós preparamos e inicie essa mudança na rede social da sua empresa ainda hoje!

Tenha um perfil comercial para aumentar as vendas no Instagram

Como aumentar as vendas no Instagram
Como aumentar as vendas no Instagram
Instagram for Business

Se seu negócio ainda conta com um perfil usual, chegou a hora de mudar para o Instagram for Business. Desde de 2016 essa opção está disponível e traz ótimas ferramentas para engajar seu público.

Para mudar é só ir em ‘Configurações’, clicar em ‘Contas’ e selecionar a opção ‘Mudar para conta profissional’. Siga todos os passos e não deixe de vincular seu Instagram à página da sua empresa no Facebook para completar o processo. 

Caso sua empresa ainda não tenha conta alguma na rede social, baixe o aplicativo e faça o cadastro. Depois é só seguir os mesmos passos: ‘Configurações’, ‘Contas’ e ‘Mudar para conta comercial’. Lembre-se: mesmo para quem esteja chegando agora no Instagram, faz-se necessária a vinculação com uma página do Facebook.

Atente-se à Bio

O campo conhecido como Bio fica logo abaixo do círculo com a foto. Ele deve ser preenchido com o nome da empresa, um breve resumo sobre o ramo atendido e para finalizar inclui-se um contato que pode ser o site ou o telefone.

Como aumentar as vendas no Instagram: sobre as postagens

Como aumentar as vendas no Instagram
Como aumentar as vendas no Instagram
Dê atenção aos novos conteúdos que serão postados!

O Instagram serve como vitrine para as empresas. Portanto, ao postar no Feed, faça fotos que chamem a atenção do público. Caso vá utilizar banners, não polua com muitas palavras. Se precisar de mais espaço, crie outros banners trabalhando com o esquema de arrastar para o lado, conhecido como carrossel. 

Na descrição que vai logo abaixo da imagem, inclua textos pequenos e objetivos. Não deixe de colocar as famosas hashtags, que são palavras-chave precedidas pelo cerquilha (#), popularmente conhecido como jogo da velha.

Atente-se aos horários das postagens. Cada público tem seus momentos de maior engajamento. Os adultos entre 30 e 40 anos, por exemplo, tendem a visitar o Instagram após às 18h, quando deixam seus postos de trabalho. O ideal é fazer uma pesquisa na internet para se inteirar melhor sobre os horários que mais se encaixam com seus potenciais clientes.

Divulgue informações, conteúdos relevantes, produtos e serviços no Instagram Stories. Você pode incluir fotos, vídeos, dentre outras mídias que irão permanecer 24h no ar. É um ótimo local para apresentar promoções, descontos, etc. Contudo, caso o tempo disponível pela rede social não seja suficiente e você tenha alguma mídia que queira manter de forma contínua, existe uma funcionalidade chamada ‘Destaque’. Ali é possível eternizar conteúdos relacionados ao negócio.

Invista no Instagram ADS

É possível estar mais próximo de seus clientes em potencial através de anúncios. Trata-se do Instagram ADS, onde se faz impulsionamentos ou campanhas. 

O impulsionamento é realizado quando se clica no botão ‘promover’, disponível numa postagem já publicada. Agora, caso queira uma segmentação mais detalhada, você precisa criar uma campanha. 

Caso não tenha tempo ou não consiga realizar nenhuma das funcionalidades acima citadas, entre em contato com uma agência de marketing. Tais estabelecimentos possuem profissionais altamente qualificados para engajar suas publicações, retendo um maior número de leads e convertendo essas retenções em vendas.

Para aumentar as vendas no Instagram, abuse dos adesivos e enquetes

Sim, o Instagram for Business tem essas duas opções de ferramentas que são ótimas para aprimorar as vendas.

Há o adesivo de perguntas, perfeito para indagações mais amplas como, por exemplo, “Quais acessórios combinam com os produtos que vendemos?”. Existe o adesivo de emoji, que mostra como anda a animação do público que acompanha o perfil. E não podemos deixar de lado as enquetes, essas com respostas mais precisas, onde o lead responde com um ‘sim’ ou ‘não’. 

Não deixe os usuários sem respostas

Como aumentar as vendas no Instagram
Como aumentar as vendas no Instagram
Interaja com os clientes!

Independente do campo onde o comentário foi feito por um lead, seja no Feed, nos Stories ou no Direct, deixá-lo sem nenhuma resposta ou pelo menos um emoji pode fazer com que a pessoa opte pelo concorrente.

Portanto, não deixe os usuários no limbo, sem respostas. Agradeça a participação e, caso seja possível, devolva com perguntas. Indague se a pessoa está gostando do conteúdo, se tem algo no perfil que interesse a ela, etc.

Conclusão

Estar atento às ferramentas disponíveis nessa rede social pode impulsionar o faturamento de qualquer empresa. É uma maneira simples, porém efetiva de aumentar as vendas no Instagram.

Há gestores que não gostam de ter a rede social desvinculada a outros sistemas e aplicativos, como o WhatsApp. Sendo assim, existe como integrar as duas redes sociais. Através de links pré-inseridos, o cliente pode apreciar um produto no Instagram e migrar para o WhatsApp, realizando a compra por lá.

Há ainda como integrar o Instagram Direct a uma plataforma de multiatendimento que unificará a rede social com outras, como Facebook Messenger, Telegram, WhatsApp e também e-mails. Ou seja, o cliente pode se comunicar com qualquer atendente de uma empresa (que responderá via sistema) sem deixar a rede social de sua preferência. A plataforma Evolvy, por exemplo, tem essa funcionalidade, dentre outras que são imprescindíveis para aumentar as vendas de qualquer negócio.

Para saber mais, acesse www.evolvy.com.br . Você terá 07 dias gratuitos para testar a plataforma!

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