Como anunciar no TikTok, rede social que é a nova sensação na internet?

TikTok

Anunciar no TikTok têm sido uma nova forma de entreter o usuário.

As redes sociais estão sempre de prontidão para entregar alguma novidade aos usuários da internet. Inclusive há novos aplicativos surgindo periodicamente, o que abre ainda mais o leque de opções para o entretenimento.

Alguns Apps (como são conhecidos) viram sensação e se tornam modinhas. Quem não se lembra da chegada do Instagram e de todas as possibilidades que ele trouxe em compartilhar os momentos fotográficos com outros seguidores? Ou mesmo o Snapchat, precursor dos stories que tanto clicamos e apreciamos nos dias de hoje?

As inovações são tantas que abrem uma gama de rendimentos no que se refere ao marketing digital e anúncio por parte das empresas. E é isso que o TikTok vem fazendo.

Criado na China pela ByteDance, esse aplicativo de entretenimento também tem uma plataforma exclusiva para anúncios. O design prático da rede social, a possibilidade de baixar arquivos e o direcionamento para o público jovem aliado à popularidade que aumenta a cada instante, apontam para inúmeras probabilidades no que se refere à publicidade.

Mas como marcar presença com seu produto ou serviço no TikTok?

Antes de saber os caminhos para anunciar nessa rede social que vem ganhando público pelo mundo afora, entenda como ela funciona!

TikTok: que aplicativo é esse?

A rede social TikTok nasce da fusão com outro App, o Musical.ly, que há poucos anos marcava presença na segmentação da música. Com isso, abriu-se espaço para criação de vídeos, mensagens e transmissão ao vivo. Um tiro certeiro, já que o Musical.ly vinha se tornando estrela no mundo ocidental.

O que era pra ser um aplicativo de dublagem de músicas, acabou se tornando a rede social que vem disputando espaço com duas poderosas do pedaço: Instagram e Facebook, essas integradas entre si.

O TikTok, assim como as agregadas da Meta, pertence a uma startup onde estão reunidos outros aplicativos. Portanto, há interação entre eles no que se refere aos anúncios e campanhas. Mas vale lembrar que muitos desses aplicativos só estão disponíveis em outros países, o que ainda dificulta essa interação no Brasil.

Tirando esse pormenor, a velocidade com que o TikTok cresce é tão grande que o número de downloads tem superado os do Facebook, Instagram e Youtube. E isso se deu pela abertura simplificada em baixar os vídeos, o que instigou o compartilhamento das imagens com a marca d’água da rede social nos outros Apps concorrentes.

Estratégias de anúncio no TikTok ADS

A publicidade no TikTok ADS é segmentada, assim como no Facebook e Instagram. Isso possibilita a entrega do anúncio diretamente para o público esperado, aquele que deverá se interessar pelo produto ou serviço apresentado.

O uso descontraído do aplicativo, principalmente pelo acervo musical que possibilita dublagens, fez com que o TikTok crescesse rapidamente, tendo como predominância em todo o mundo um público jovem com idade entre 16 e 24 anos. Tanto que há TikTokers com perfis que ultrapassam a marca dos 65 milhões de seguidores.

Imagine a proporção desses números na criação de vídeos! Somente no Brasil já são quase 10 milhões de vídeos elaborados em um único mês. Agora, multiplique isso pelas visualizações em cada perfil!

Os dados só confirmam o que já se falava sobre a relação dos vídeos com a publicidade nas redes sociais. Tal apontamento mostra que entregar conteúdos em vídeo e com relevância é a chave que abrirá muitas portas para o sucesso do Marketing Digital.

E os números não deixam dúvida: essa rede social é um local perfeito para esse tipo de divulgação. Contudo, assim como acontece com os outros aplicativos de entretenimento, o TikTok precisa ser avaliado pela empresa ou agência de Marketing antes da fomentação de qualquer anúncio.

Entenda como funciona o TikTok ADS

A plataforma TikTok ADS possui dois formatos com dimensões para divulgação dos anúncios: banners e vídeos publicitários. 

Uma grande sacada é a ferramenta ‘Video Creation Kit’ que permite brincar com o formato, apresentando ainda outros modelos de layout para melhorar essas adaptações.

Assim como acontece no Facebook, Instagram e Youtube, o comportamento dos seguidores e seus dados demográficos servem como base na atração do público-alvo. Até aí, sem grandes novidades. Contudo, há dois grandes diferenciais da plataforma que resultam em maiores possibilidades de entrosamento e conversão entre cliente e empresa anunciante: 

Vídeos publicitários integrais

A impossibilidade de pular os vídeos publicitários faz com que o seguidor assista o anúncio na sua totalidade antes de ir para o entretenimento em questão.

Inteligência artificial que ajuda na atração da persona

A segmentação de público ganha um adendo no TikTok ADS. Trata-se da inteligência artificial exclusiva que há no aplicativo com a função de afunilar ainda mais as pessoas relevantes para determinado anúncio.

Aplicando o Tiktok ADS

Até pouco tempo as opções de idioma para criação de uma conta eram somente em inglês e espanhol. Hoje há como iniciar esse primeiro passo com uma versão em português na tela.

O cadastro no TikTok ADS é gratuito, mas é preciso saber que ele não será aprovado imediatamente. Além disso, há outro degrau em relação aos anúncios: é necessário informar suas propostas. 

Como assim?

A plataforma pede que seja assinalada em duas, uma linha de publicidade disponível: 1) Comercial, destinada aos anúncios empresariais; 2) Pessoal, destinada a influencers.

Pronto!

Com a conta aprovada, agora é só clicar nos diversos botões que direcionam para a plena criação das campanhas: formato do orçamento, melhor forma de pagamento, escolha de público, seleção de localidade, data de início e término do anúncio, dentre outros.

Vale lembrar que a meta da campanha é imprescindível nessa relação, ou seja, quantos cliques deseja, qual é a conversão ideal, etc.

Conclusão

Como já deu para notar, o TikTok tem crescido de forma assustadora e a tendência é mais uma guinada daqui pela frente. 

As opções de segmentação de público são ótimas e atendem bem as mais diversas campanhas. E como o aplicativo vive repleto de novidades, o que se espera é que as ações no TikTok ADS cresçam ainda mais. Ganha-se a rede social, as empresas anunciantes e os seguidores que terão maiores atalhos para encontrar os produtos desejados.

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