Atendimento pelo WhatsApp: como vender mais?

Atendimento pelo WhatsApp

Você sabia que o atendimento pelo WhatsApp tem gerado resultados animadores para inúmeros negócios, aumentando significativamente as conversões em leads e vendas? Tais métricas positivas são possíveis devido aos recursos multimídias que seguem disponíveis nessa interessante ferramenta popular, com interatividade suficiente para encurtar o caminho entre empresa e cliente.

O WhatsApp é, por si só, uma rede social que alcança um grande número de pessoas em tempo real. São mais de 01 bilhão de usuários ativos ao redor do planeta utilizando a plataforma para uso pessoal ou profissional. Na prática, o aplicativo abre espaço para enviar e receber mensagens, imagens e documentos, fazer videoconferência, sanar dúvidas, resolver pendências, ofertar links de compras e pagamentos, ou seja, é uma ferramenta habilitada para automatizar diversos tipos de interatividade on-line.

Pensando nesses atrativos disponibilizados 24h por dia, 07 dias por semana, você e sua empresa não podem ficar fora de tantos recursos importantes para se comunicar com os clientes!

Deseja tornar mais prático e intuitivo o atendimento de sua loja e com isso aumentar a lucratividade do negócio? Independente de qual seja seu ramo, o fato é que, com os recursos disponíveis no WhatsApp, sua empresa tende a alcançar resultados extremamente positivos. O diferencial está no uso adequado da ferramenta. Portanto, saiba agora como dispor desses benefícios a seu favor!

Atendimento pelo WhatsApp: faça dele uma rotina!

Atendimento pelo WhatsApp
Atendimento pelo WhatsApp
Faça isso em tempo integral!

O profissional que opta por um atendimento de qualidade via WhatsApp precisa entender que esse processo deve constar no plano diário do negócio em questão, estando ativo durante todo o horário comercial. Até porque divulgar o número do aplicativo nas mídias sociais ou em outras fontes de comunicação e não se atentar aos recados é cometer um erro primário.

Quem conhece o WhatsApp o utiliza pelo fato do aplicativo ser sinônimo de agilidade. Portanto, o retorno em relação às dúvidas ou outros questionamentos oriundos da clientela deve vir num curto espaço de tempo, ou na sequência.  O consumidor não pode ficar no limbo, ou mesmo esperando por horas uma resposta. Quando isso acontece, geralmente a pessoa nem hesita muito em procurar outra solução, que pode ser um fornecedor concorrente, deixando a empresa de lado e jamais indicando-a a terceiros.

Portanto, faça do WhatsApp uma rotina! Opte pelo atendimento em tempo integral. Entregue, por exemplo, respostas automatizadas de ‘boas-vindas’ ou um ‘pedido para que a pessoa aguarde por um momento, pois logo terá um retorno’. Isso traz maior conforto ao cliente, já que ele não se sentirá abandonado. Iremos explicar sobre essa ferramenta logo adiante. Ela é uma excelente saída e acelera todo o processo de comunicação entre a empresa e o consumidor.

Mesmo com todas as facilidades conferidas pela ferramenta, caso não haja um espaço diário dentro de sua agenda para responder a todos os clientes de forma ágil, a ideia é ter alguém que faça isso no seu lugar. Porém, vale lembrar que esse colaborador precisa estar treinado para que as respostas em relação aos mais diversos questionamentos sejam precisas. Além disso, o atendimento deve se concentrar num único canal. Vejamos a seguir sobre o assunto!

Tenha um único número de WhatsApp!

Optar por diversos números para alcançar clientes não é nada estratégico. Isso vale tanto para o profissional que deseja implantar o atendimento pelo WhatsApp quanto para aqueles que já trabalham com essa modalidade on-line. 

Mas como abolir todos os contatos, se cada departamento da empresa tem um número específico, e ainda são divididos por modalidade de assunto?

Há maneiras de simplificar tudo isso e vamos te mostrar que não é nada complicado!

Hoje o mercado conta com tecnologia suficiente para que um único número atenda os mais diversos clientes e direcione seus assuntos aos departamentos específicos. Um bom exemplo são as plataformas de multiatendimento. Elas inclusive acatam um número fixo da empresa, facilitando a memorização por parte do consumidor, encurtando assim seu acesso à comunicação desejada.

Portanto, utilizar um número exclusivo como contato de WhatsApp impede aquele amontoado de informações nas agendas dos clientes. Além disso, faz com que esse número se torne uma referência quando o consumidor necessitar de sua empresa, seja para uso próprio ou mesmo na intenção de repassar a algum conhecido.

Atendimento pelo WhatsApp: saiba como divulgar o número da sua empresa

Atendimento pelo WhatsApp
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Saber divulgar o número do seu negócio é essencial!

Alguns profissionais acreditam que disparar o contato do WhatsApp por todos os cantos é a melhor solução para que os clientes se atentem ao negócio. Não é verdade!

Redes Sociais

Escolher a rede social que mais se adequa à sua empresa é o primeiro passo para uma comunicação de sucesso com seu cliente. Portanto, se o seu empreendimento participa de todas as redes sociais e não obtém resultado algum, chegou a hora de entender que há públicos específicos em cada uma delas. Quais dessas mídias se encaixam ao seu negócio?

Tendo em mãos a resposta para a questão acima, o próximo passo é deixar o número do WhatsApp registrado na biografia do perfil. Em algumas redes sociais a biografia é popularmente conhecida como Bio. Se puder, deixe o link que direcione o cliente diretamente para a ferramenta.

Faça também o registro do número nas postagens, mencionando-o não só nos criativos, mas principalmente nas descrições e stories. Contudo, atente-se à poluição visual nas fotografias, banners ou vídeos. O contato deve aparecer de forma sucinta, de uma maneira que o cliente possa observá-lo sem incômodo sobre as imagens.

O Instagram é uma rede social que nos dá a possibilidade de encurtar o caminho até um site ou aplicativo, por exemplo. Portanto, se o perfil do seu negócio já foi alterado para o Instagram For Business, é só ajustar a ferramenta para que o cliente clique no ‘Saiba Mais’ abaixo do criativo e seja direcionado até sua conta de atendimento pelo WhatsApp. 

Site

Com as facilidades entregues atualmente pelos softwares, manter o número do WhatsApp somente no topo e rodapé da página, ou quando o cliente clica no botão ‘contato’ pode implicar num descontentamento por parte do mesmo. Imagine o seguinte: ele teria que pegar um papel e caneta, anotar, depois salvar os dados no seu celular… Enfim, opte pela agilidade!

É possível ir além ao deixar registrado o número do WhatsApp na página da sua empresa. Inclusive há empresas criadoras de sites e detém ferramentas capazes de linkar o portal com o aplicativo, encurtando o tempo de espera do cliente.

Conteúdo

Ao entregar conteúdos digitais para seus clientes, atente-se à divulgação de seu WhatsApp no material. Por exemplo:

Ao disponibilizar um e-book, dentro do próprio conteúdo há como criar um hiperlink levando o cliente até sua conta no aplicativo.

Automatize as mensagens

Atendimento pelo WhatsApp
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Programando as mensagens

Muitos empresários ainda não se atentaram aos recados que podem ser automatizados via WhatsApp. É uma estratégia bastante benéfica e que traz bons resultados. Funciona assim: quando o cliente entra em contato com determinada empresa pelo aplicativo, automaticamente recebe uma mensagem de ‘Bom dia’, ‘Um momento, por favor’, ou até mesmo a informação com o horário de expediente.

Uma das maneiras de se automatizar as mensagens é através do WhatsApp Business. Contudo, se a sua empresa trabalha com mais de um atendente e um número expressivo de clientes enviando recados diariamente, uma maneira prática é utilizar as plataformas de multiatendimento disponíveis no mercado.

A plataforma Evolvy da JustSell, por exemplo, tem alavancado o setor de atendimento on-line de várias empresas com suas ferramentas que incluem a automatização de mensagens. A contratante do serviço pode inclusive criar textos que direcionem seus clientes a um departamento específico após digitar um número, ou mesmo entregar pesquisas de satisfação.

Atendimento pelo WhatsApp: dê suporte à sua equipe

De nada adianta disponibilizar o atendimento pelo WhatsApp se os colaboradores da empresa não estão alinhados com as ferramentas. Portanto, instrua sua equipe para que todos saibam como utilizar as facilidades do aplicativo. Além disso, oriente-os a serem precisos na hora de responder aos questionamentos dos clientes.

Caso você opte por uma plataforma de multiatendimento, como a Evolvy, nós da JustSell instruímos a empresa contratante e seus funcionários quanto às funcionalidades do serviço. Também damos suporte durante todo o tempo de contrato para facilitar a comunicação entre os atendentes e clientes.

Respeite as etapas do Funil de Vendas

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Atente-se aos estágios do Funil de Vendas!

Em qualquer comunicação com o público, cada estágio do funil de vendas deve ser considerado para que não haja equívocos ou fuga por parte do cliente.

Por exemplo: se o primeiro contato partiu da própria empresa com o intuito de gerar leads, atentar-se à etapa do topo de funil é imprescindível para que não seja entregue erroneamente uma oferta de compra. O mesmo acontece para o meio do funil, quando o cliente já sabe de seu problema, deseja a solução, mas ainda não está preparado para adquirir um produto ou serviço.

Essa atenção deve ser repassada aos funcionários. E dependendo do estágio do atendimento, acrescentado às mensagens automatizadas.

Evolvy: atendimento pelo WhatsApp à disposição de seus clientes

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Multiatendimento

Deseja entregar aos seus clientes um atendimento individualizado, direcionando-os aos departamentos de sua escolha, fazer agendamentos, remarcações, dentre outras funcionalidades via WhatsApp? A plataforma Evolvy da JustSell tem todas essas ferramentas e muito mais!

Ao contratá-la, sua empresa consegue ainda automatizar mensagens (sejam elas de atendimento ou respostas), iniciar a negociação num canal e terminar em outro, analisar as performances durante as conversas entre o funcionário e o cliente e, por fim, otimizar as vendas.

Com a Evolvy, o cliente é respondido no exato momento em que envia mensagem. E com poucos cliques, pode ser direcionado ao que realmente necessita, encurtando seu tempo e facilitando a comunicação. Com certeza ele não irá procurar outra empresa para fechar negócio!

Conclusão

Como percebemos nas dicas acima, para que um atendimento pelo WhatsApp gere resultados, ele precisa ir além de uma equipe bem treinada. A tecnologia empregada necessita encurtar a distância entre empresa e cliente.

Optar por um único número exclusivo, automatizar mensagens, direcionar o cliente ao departamento desejado, não deixá-lo numa fila de espera gigantesca, tudo isso faz parte de uma comunicação precisa via WhatsApp. Portanto, não deixe para depois essa possibilidade de utilização dos mais diversos recursos multimídia oferecidos não só pela ferramenta, mas também pelas plataformas de multiatendimento disponíveis no mercado, como a Evolvy da JustSell.

Saia na frente, conquiste o dobro de clientes e faça muito mais vendas com toda essa tecnologia à sua disposição!

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