As melhores técnicas de vendas por telefone

Melhores técnicas de vendas por telefone

Você sabia que as melhores técnicas de vendas por telefone fogem ao convencional de anos atrás? Isso ocorre por um motivo básico: a internet é hoje parte definitiva na rotina diária dos consumidores, o que abriu espaço para inovações. Conheça um pouco mais sobre o assunto!

O acesso mais amplo da internet na vida das pessoas facilitou o processo de pesquisa, análise de preços e, consequentemente, as opiniões, ideias e convicções sobre os produtos e serviços oferecidos. Sendo assim, vender por vender deixou de ser a maneira mais prática para se fazer um negócio.

Os times de vendas tiveram que se adequar aos novos tempos e isso inclui uma interessante maneira de se chegar e convencer os potenciais clientes. Saiba agora quais são as melhores técnicas de vendas por telefone, retendo um maior número de leads, convertendo as negociações e aumentando o faturamento da empresa!

Melhores técnicas de vendas por telefone: apresente-se!

Melhores técnicas de vendas por telefone
Melhores técnicas de vendas por telefone
Divulgue a empresa!

A pior situação para um cliente é receber uma ligação com dados incompletos sobre a empresa. Tal quadro ocorre com diversas operadoras de serviços. No script há a preocupação em dizer o nome completo do potencial consumidor, porém, atendentes pecam ao omitirem o nome da empresa e onde conseguiram as informações do lead. 

Portanto, ao entrar em contato com um cliente em potencial, além do nome da pessoa que recebeu a ligação, apresente-se com seu primeiro nome, deixe claro de qual empresa fala, mencione o serviço com o qual você trabalha e termine a apresentação informando em que local o empreendimento obteve o contato da pessoa, se foi numa rede social (como o LinkedIn) ou através de outras fontes.

Conheça o cliente!

Com quem você irá falar? Não basta somente saber o nome inteiro da pessoa. É preciso conhecer se ela já paga pelo serviço de um concorrente, o motivo de ela manter esse contrato, os diferenciais que a concorrência entrega, etc. Portanto, ao abordar um potencial consumidor, tente entender esses pormenores. Pergunte!

E mais: se você encontrou o contato dele no LinkedIn, por exemplo, fazer uma análise no perfil antes da ligação é essencial para que você mostre maior conhecimento sobre a pessoa. Inclusive a maneira de falar com ela, ou seja, mais casual ou permanecendo na formalidade. Essa análise de pré-ligação resulta inclusive numa conversa mais objetiva e prática. Sem contar as informações anotadas, que serão muito mais completas na hora de dialogar com o lead. O resultado tende a ser muito mais positivo.

Melhores técnicas de vendas por telefone: seja objetivo(a) nas palavras.

Melhores técnicas de vendas por telefone
Melhores técnicas de vendas por telefone
Utilize palavras práticas e objetivas!

Não basta ser objetivo nas informações passadas. É preciso saber utilizar as palavras certas na hora de dialogar com um potencial consumidor. 

Evite o diminutivo ‘um momentinho’, ‘espere um pouquinho’, dentre outros dizeres. Não fale no gerúndio ‘nós vamos estar providenciando’, ‘vamos estar buscando’, e tantas outras frases que cansam o lead sem que o mesmo perceba. 

É possível ainda trocar algumas palavras que soariam como negativas por sinônimos positivos. Mudar ‘gasto’ por ‘investimento’, por exemplo, é uma tática que dá muito certo. ‘Contrato a longo prazo’ pode ser modificado por ‘contrato de doze meses’, ‘semestral’, etc.

Utilize o Rapport!

Criar uma relação entre o cliente e a empresa, trazer a pessoa que abandonou a ligação de volta a um bom bate-papo, ou seja, quando o atendente ou vendedor desenvolve uma empatia com o lead, a comunicação flui melhor e com menor índice de resistência. Esse é o Rapport!

Portanto, utilize a técnica para falar com seus clientes, sejam eles novos ou aqueles que acabaram deixando a ligação de lado. Atente-se ao seu tom de voz, ao ritmo da conversa, por meio das palavras mostre equilíbrio emocional. Um diálogo mais aberto e principalmente compreensivo tende a resultar numa boa consideração por parte do consumidor, o que pode evoluir para venda e fidelização.

Melhores técnicas de vendas por telefone: alie-se à tecnologia!

Melhores técnicas de vendas por telefone
Melhores técnicas de vendas por telefone
Que tal optar por uma plataforma de multiatendimento?

Imagina aquele cliente que a todo instante recebe uma ligação da mesma empresa, porém, com números diferentes. Ou se ele precisa retornar a chamada, nem sabe pra qual número discar. 

Pois é… aliar-se à tecnologia é buscar maneiras de simplificar todo o processo de comunicação. Ter uma plataforma de multiatendimento, por exemplo, facilita essa interação com o cliente, já que a empresa poderá optar por divulgar um único número de telefone que pode ser usado inclusive para contato via WhatsApp e Telegram. A Evolvy, plataforma que também integra essas redes sociais a outras, como Messenger e Direct, dá essa possibilidade de a empresa ter um único número para comunicação com o cliente e unificação dos departamentos. 

Para saber mais é só acessar www.evolvy.com.br ! Sua empresa ganha 07 dias gratuitos para avaliar o sistema.

Conclusão

Conhecer as melhores técnicas de vendas por telefone tende a resultar em boa retenção de leads, além de negociações positivas e inclusive fidelização por parte do cliente. Porém, é preciso integrar essas estratégias ao cotidiano da empresa, e isso se dá treinando a equipe.

Optar por ligações mais ágeis e sem interferências negativas é a grande sacada atual, principalmente para entender melhor a clientela e suas necessidades, sabendo que ao final da conversa o produto ou serviço oferecido será a melhor solução.

Gostou do que leu?

Então confira outros artigos recomendados pra você!