O que é Inbound Marketing?

o que é inbound marketing

Você sabe o que é Inbound Marketing? e como essa estratégia pode beneficiar a sua empresa? Se sua resposta for não, você está no artigo certo. Hoje vamos abordar tudo o que você precisa saber sobre Inbound Marketing.

Está sem tempo de ler agora? Que tal ouvir o artigo? Experimente no player!

Vamos explicar o que é Inbound Marketing, para que ele serve e quais são as suas etapas. Prossiga acompanhando o artigo para saber mais e boa leitura!  

O que é Inbound Marketing?

o que é inbound marketing

Em resumo, Inbound Marketing é qualquer tipo de estratégia que tem o objetivo de atrair o interesse das pessoas para a sua empresa. Esse tipo de marketing também é conhecido como Marketing de Atração e possui três pilares:

  • SEO;
  • Marketing de Conteúdo;
  • Estratégia em Redes Sociais.

Dessa forma, o Inbound Marketing se baseia em construir um bom relacionamento entre a empresa e o cliente. Porém, diferente do marketing tradicional, no Inbound Marketing quem procura a empresa é o cliente e não o contrário.

Isso acontece porque o cliente se sente atraído por alguma ação ou conteúdo relevante que ele viu na internet. Dessa forma, o cliente tem o desejo de saber mais sobre a empresa e vai até ela para saber mais.

Sendo assim, os laços entre a empresa e o cliente são estreitados, fazendo com que o relacionamento entre eles seja personalizado. Com isso, a empresa cria um relacionamento duradouro com o cliente, visto que, a comunicação é feita de forma direta.

Com um relacionamento saudável e confiante, o cliente permite que a empresa se aproxime cada vez mais. Por isso, por meio do Inbound Marketing, é possível fidelizar o cliente, fazendo com que o resultado final traga vendas para a empresa.

Agora que você já sabe o que é Inbound Marketing, podemos prosseguir.

Para que serve o Inbound Marketing?

o que é inbound marketing

Para começar, posso ressaltar que o Inbound Marketing serve para qualquer empresa, basta saber usar essa estratégia. Além disso, com o Inbound Marketing é possível visualizar todos os resultados das suas ações, sabendo exatamente o que deu certo ou não.

Sendo assim, com esses resultados, é possível otimizar as campanhas para que elas atinjam o maior número de pessoas interessadas e, assim, o lucro acontece. Por isso, podemos dizer que o Inbound Marketing serve para as seguintes ações:

  • Fazer com que o seu negócio fique ainda mais visível e conhecido;
  • Diminuir o custo de aquisição de seus clientes;
  • Atrair clientes em potencial;
  • Gerar conteúdos relevantes, que sejam interessantes para o seu público, fazendo assim a diferença;
  • Otimizar as vendas.

As etapas do Inbound Marketing

o que é inbound marketing

Agora que já sabemos o que é Inbound Marketing e para que ele serve, vamos falar sobre as etapas dessa estratégia:

Atrair

Se o seu site não possuir visitas, consequentemente não haverá leads. E sem os leads não há vendas. Com o Inbound Marketing, você irá atrair o cliente com conteúdo relevante, de forma natural, já que o cliente vai se interessar pelas suas publicações.

Dessa forma, você consegue um público muito mais engajado e disposto a comprar o seu produto. Você pode fazer essa etapa por meio de um blog, de SEO, links patrocinados e redes sociais.

Converter

Agora que você já conseguiu atrair o público, você precisa convertê-lo em cliente. Você pode fazer isso por meio de ofertas diretas ou indiretas, formulários para que você conheça melhor o seu lead e etc.

Relacionar

Nessa etapa, você vai identificar em qual fase se encontra o seu lead: ele deseja comprar? Está apenas interessado? Não está pensando na compra ainda?

Para que você estreite o relacionamento com o seu lead, você pode utilizar a ferramenta de e-mail marketing. Por meio dele, é possível que você segmente seu público e ofereça exatamente o que ele deseja.

Vender

Agora que você gerou leads e levou para o seu cliente em potencial o que ele deseja, é hora de realizar a venda. Para isso, é necessário ter uma equipe engajada é comprometida com esse processo, para que o cliente continue interessado.

Analisar

Após todos esses processos, a etapa final consiste em analisar os seus resultados para saber se foram ou não positivos. Dessa forma, você pode sempre otimizar as ações para conseguir ainda mais clientes para a sua empresa.

Espero que você tenha entendido o que é Inbound Marketing e porque ele é importante para a sua empresa. Não deixe de utilizar essa estratégia. Até mais!