Profissional de RH do futuro, qual o perfil necessário?

0
198
profissional de rh

Profissional de RH do futuro, qual o perfil necessário? Devido a todas as mudanças tecnológicas que aconteceram na nossa sociedade, certas demandas surgiram no mercado corporativo.

E essas demandas geraram adaptações do profissional de RH, que ficará responsável pelo recrutamento dos profissionais.

As organizações agora buscam uma nova abordagem do departamento de recursos humanos, e os profissionais do setor estão enxergando a necessidade de estarem preparados para isso.

Considerando a importância desse assunto, aqui nesse post, iremos bater um papo a respeito das mudanças exigidas para o profissional de RH.

profissional de rh

A transformação do profissional de RH

Antigamente, o RH tinha uma rotina muito próxima de um departamento pessoal, rotina essa que envolvia as seguintes atribuições:

  • Cálculo de rescisão;
  • Aviso de férias;
  • Controle da folha de pagamento.

Com a vinda da tecnologia, esses processos foram automatizados, e agora, o RH tem um posicionamento muito mais estratégico na rotina da empresa, ajudando na tomada de decisões.

Dentro dessa nova fórmula de atuação, o departamento de recursos humanos está mais focado em cuidar do principal ativo das empresas: os profissionais.

Isso significa que o departamento deverá trabalhar com mais foco na gestão de pessoas, pensando em contribuir com a empresa, desenvolvendo ao máximo a competência dos funcionários.

É correto dizer que essa abordagem não se encontra restrita apenas a empresas grandes e multinacionais.

Pois independentemente do tamanho da sua empresa ou da área de atuação do seu negócio, se trata de uma estratégia extremamente saudável.

Isso quer dizer que mesmo uma startup ou uma empresa pequena deve se preocupar com o impacto humano dentro da sua administração.

Este novo perfil de RH, também terá diversidade como principal diferencial.

É interessante para empresa ter pessoas totalmente diferentes que possam trazer ideias que vão complementar o trabalho.

No ramo corporativo, a inovação é algo muito importante para o crescimento das empresas, para que essa inovação possa acontecer, é essencial contar com colaboradores que tenham uma boa formação e a experiência necessária para exercer um bom trabalho.

E atualmente, o profissional de RH se encontra 100% focado em conquistar um time de colaboradores especializados, com o intuito de contribuir com uma mão de obra refinada para empresa.

Competências que o profissional de RH deverá ter de agora em diante

Com todas as mudanças que vem acontecendo, o profissional de RH também precisará se atualizar para que consiga se manter no mercado de trabalho exercendo um papel exigido pelas empresas.

Existe uma mudança de mindset a ser explorada, mudança é essa que as pessoas devem desenvolver habilidades de compreensão de informações.

O RH do futuro, é um profissional que vai conseguir realizar todas essas estratégias por meio da coleta e análise de dados.

O conceito de Big data está mais presente hoje em dia no setor, englobando assim desde a avaliação de currículos até a organização desses dados para treinamentos, promoções e demissões.

Entender o comportamento dos profissionais que se encontram atualmente no mercado por meio de dados, otimiza os resultados na hora de efetuar uma contratação.

E é isso que o RH deve fazer hoje em dia.

Seguir adiante efetuando boas pesquisas e análises de dados,para que futuramente seja possível efetuar uma contratação de peso que some experiência e valor para o time da empresa.

Seguindo essa linha de raciocínio, muitas companhias estão conseguindo efetuar uma otimização muito grande no seu time de colaboradores.

Essas foram as dicas que tínhamos para você a respeito da função do profissional de RH de agora em diante.

Espero que tenha gostado. Aproveite essa semana as outras dicas que se encontram à sua disposição aqui no nosso blog.

Nosso intuito é trazer informação de qualidade para você.

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor introduza seu comentário!
Por favor indique seu nome

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.