Plano de Negócios para Corretora de Seguros: Como montar um?

0
181
plano de negócios

Montar um plano de negócios para corretora de seguros é essencial para que se tenha segurança ao se iniciar ou ao investir no crescimento do negócio. Com esse documento, pode-se ter mais assertividade em tomadas de decisão.

Além do que, ele é fundamental para empreendedores que desejam atrair a atenção de investidores. Apesar de toda essa importância, poucos sabem como desenvolver um bom plano de negócios.

Quer comprar leads? Solicite um orçamento: (41) 3095-1063



Sabendo dessa dificuldade e da complexidade desse documento, apresentamos aqui um conteúdo inteiramente dedicado ao assunto. Nele, explicamos o que é um plano de negócios e como fazê-lo. Confira!

plano de negócios

Antes de saber como elaborar um plano de negócios para corretora de seguros: O que é esse plano? Qual sua importância?

O plano de negócios é, em linhas gerais, um documento deve constar todo um estudo de mercado do segmento a que pertence um negócio.

Nele, é possível que o empreendedor e os investidores consultem dados acerca de fornecedores, público-alvo e a concorrência.

Deve ainda conter informações precisas acerca dos serviços e produtos oferecidos por uma empresa, além de sua missão e valores.

Em outras palavras, o plano de negócios pode ser concebido como um retrato exato da empresa, no qual devem estar descritas ainda as metas estabelecidas para o negócio. Não se deve esquecer das estratégias de vendas.

Esse plano é constituído por uma série de outros documentos, como a análise de viabilidade do negócio e a pesquisa de mercado. Conta ainda com os planos de marketing e financeiro.

Conforme já mencionamos, esse plano é de suma importância para empresas que desejam atrair investimentos, em especial no início de sua trajetória.

Isso porque é mediante ele que os investidores poderão verificar a viabilidade da iniciativa. Dito de outro modo, se a empresa tem condições de desenvolver suas atividades de maneira a manter a sua saúde financeira.

É por esse mesmo motivo que o plano de negócios se vale de planilhas detalhadas acerca dos aspectos financeiros do negócio.

Elas informam com precisão quais serão os aspectos variáveis e fixos do empreendimento.
Por conta de toda essa riqueza de detalhes, o plano de negócios é considerado por muitos um documento de difícil elaboração. Para facilitar a sua construção, apresentamos algumas dicas de como fazê-lo no tópico a seguir.

plano de negócios

Dicas importantes de como fazer um bom plano para corretoras de seguros

Realizando uma análise de mercado

Aqui, deve-se ter em mente um estudo acerca do público-alvo e dos clientes, dos fornecedores e de como se comporta a concorrência.

Devemos salientar a importância de se ter um perfil bem estabelecido não somente do público-alvo, mas também uma persona.

É a partir desse último aspecto que se pode delinear uma estratégia de vendas que alcance potenciais clientes.

Elaborando um plano de marketing

Para se saber como vender, é muito importante que se saiba quais os tipos de seguros que serão comercializados pela corretora. Deve-se ainda pensar os diferenciais oferecidos.

Essas informações devem ser apresentadas no plano de marketing. Nele, devem estar presentes também os preços dos produtos e as estratégias de promoção dos mesmos.

É muito importante que sejam definidos os canais de comunicação com os clientes. Deve-se ainda estabelecer as métricas para o acompanhamento da eficiência das campanhas de marketing digital.

Estabelecendo o plano financeiro

Esse ponto é fundamental para que se evite custos desnecessários com taxas advindas de erros na definição do regime tributário.

Por isso, nessa etapa recomenda-se a contratação de um profissional da área contábil.

Plano de negócios: Um documento essencial

Para concluir, podemos afirmar que ter um plano feito de maneira correta é imprescindível para evitar problemas em todas as etapas do negócio. Isso porque ele não é útil somente para empresas que está iniciando.

Da mesma forma, um plano de negócios para corretoras de seguro permite que se tenha um negócio mais estável e que se atraia investidores.

E você, como realizou o plano de negócios de sua corretora? Tem alguma dica para que se possa fazê-lo da melhor forma? Conte-nos!

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor introduza seu comentário!
Por favor indique seu nome

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.