Os 3 P’s da Alta Performance em Vendas

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Você conhece os 3 P’s da alta performance em vendas? Todos nós estamos em busca de alta performance em vendas, afinal, todos queremos lucrar no final de mês.

E de acordo com o mercado, a forma licita mais eficiente para que você consiga ganhar dinheiro hoje em dia é vendendo produtos.

Por isso, é natural encontrar diversas pessoas que se encontram em busca de aumentar a performance das suas vendas na internet, ou até mesmo na sua loja física por exemplo.

Afim de contribuir com informação de qualidade a respeito de alta performance em vendas, resolvi trazer aqui neste artigo, algumas dicas pertinentes sobre esse assunto.

Vamos conhecê-las?

alta performance em vendas

Propósito: alta performance em vendas

Definir qual é a missão do vendedor dentro da estratégia comercial da sua empresa é crucial.

Abaixo, separei algumas perguntas que podem ajudar a alcançar a resposta adequada:

● Qual é atualmente sua missão como vendedor ou vendedora?
● Todos os vendedores da empresa sabem a resposta?
● Todos os vendedores da empresa não exatamente a mesma resposta?
● Todos os vendedores da empresa estão agindo de acordo com a missão que foi pré-estabelecida para eles no seu dia-a-dia?

Para que você tenha condições de melhorar o primeiro P da alta performance em vendas que é o: propósito.

É necessário definir claramente a missão do vendedor, além de alinhar todos os vendedores nessa missão, fornecendo a eles um treinamento adequado para desenvolvê-los a praticarem a missão corretamente.

Criar indicadores que avaliem mensalmente se a missão está sendo alcançada é essencial, pois os mesmos irão ajudar você a ter um feedback positivo do seu grupo de vendedores.

Psicologia vencedora

O segundo P necessário para alta performance em vendas é a: psicologia vencedora.

Ela implica que você deve definir a qualidade dos pensamentos e atitudes dos vendedores, buscando um meio efetivo de torná-los cada vez mais positivos a respeito dos resultados futuros do negócio.

Qual tem sido a qualidade do pensamento dos vendedores ou da equipe comercial em relação a:

● Planejar e organizar seu tempo?
● Atingir suas metas?
● Prospectar novos clientes?
● Buscar novas?
● Buscar novas oportunidades para se desenvolver?
● Trabalhar produtos serviços de maior valor agregado?
● Vender valor e não preço baixo/descontos?
● Potencializar oportunidades dentro da própria carteira de clientes?

Um método eficiente para que você possa melhorar a psicologia vencedora nos seus funcionários.

Seria colocando em prática um plano de ação individual para a melhoria contínua dessas atitudes, em cada um de seus vendedores.

Ou seja, o feedback objetivo também sobre atitudes e comportamentos, e não somente sobre os resultados e o faturamento de vendas.

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Produtividade

Define metas, indicadores, eficiência, eficácia

● Quais atividades de vendas são prioritárias? As mais comuns: prospectar, atender clientes da carteira atual (% de positivação), recuperar clientes inativos, vender mix produtos/ serviços, trabalhar descontos de maneira mais estratégica, etc.
● Por que elas são prioritárias? (Reason, why)
● Como essas atividades prioritárias são medidas? (Indicadores de performance)
● Como cada vendedor/a do grupo está evoluindo em relação aos seus indicadores e metas individuais?

Plano de Desenvolvimento e Ação Individual para melhoria contínua desses indicadores de performance relacionados especificamente à atividades de vendas.

Note que mais uma vez reforço a importância do feedback sobre outros assuntos além dos resultados finais.

Vejo empresas demais discutindo meta, faturamento, comissões, e pouquíssimo tempo discutindo de maneira séria, organizada e produtiva o que realmente interessa: atitudes, comportamentos e processos/atividades de venda.

É fundamental dar feedback não apenas sobre os resultados finais, mas principalmente sobre o que levou a esse resultado. Só assim você pode melhorar de maneira contínua, inteligente e sustentável.

Essas foram as dicas que tínhamos para você, aproveite essas e muitas outras que se encontram à sua disposição aqui no nosso Blog.

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