Gestão financeira empresarial: dicas para sempre ficar no verde

0
329
gestão financeira empresarial

Efetuar uma gestão financeira empresarial adequada é algo necessário para manter um negócio saudável e próspero.

Sem isso, possivelmente você terá problemas para se estabelecer no mercado, tendo inclusive que sacrificar a sua empresa devido a falta de uma gestão financeira correta.

Apesar de ser um tema altamente necessário, nem todos os empreendedores sabem a respeito dele, por isso, resolvi trazer aqui neste artigo, algumas dicas a respeito de como você deverá fazer para que consiga otimizar a gestão financeira do seu negócio.

Está curioso? Gostaria de saber mais a respeito?

Então, continue aqui comigo e vamos bater um papo sobre como melhorar a gestão financeira do seu negócio.

 

Como fazer gestão financeira empresarial?

O controle financeiro pode ser feito em planilha excel ou em softwares de gestão. Você pode escolher o que melhor se adapta à sua necessidade, porém, uma coisa é fato, você deve lançar diariamente suas despesas e receitas para poder ter uma boa visão do financeiro da sua empresa.

Sabendo que a gestão financeira é um conjunto de atividades e controles da empresa, como controle de contas a receber das vendas efetuadas a prazo, das contas a pagar, controle de caixa, controle da movimentação diária no banco, controle de vendas e forma de recebimentos, separamos para você dicas específicas sobre alguns temas importantes aqui citados que irão lhe ajudar a fazer o controle financeiro da sua empresa.

gestão financeira empresarial

Fluxo de caixa

Fluxo de caixa nada mais é do que as entradas e saídas de dinheiro da sua empresa em um determinado período de tempo.

O período para análise e para fazer os controles do negócio podem ser diários, semanais, quinzenais, mensais, anuais, etc.

O mais comum é que o controle de fluxo de caixa seja efetuado mensalmente e que também sejam feitas análises anuais do que de fato foi realizado ano a ano, com intuito de verificar se o ano foi positivo ou negativo em termos de fluxo de caixa (sobrou ou faltou dinheiro).

Desta forma, sabe-se como foi a saúde financeira da empresa no ano em relação às entradas/receitas X saídas/despesas. Havendo mais entradas do que saídas, houve um saldo positivo de dinheiro e uma geração positiva de caixa (sobrou).

Desta forma, é muito importante que você tenha estruturado um fluxo de caixa em sua empresa para poder fazer um bom controle financeiro, pois com ele você terá previsões de quanto irá receber e pagar nas próximas semanas e organizar sua necessidade de capital de giro, por exemplo.

É muito importante que você tenha mais receitas do que despesas para poder cobrir todos os custos do seu negócio e ainda ganhar dinheiro.

Imagine você sem um controle de fluxo de caixa. Provavelmente você terá uma surpresa em alguns dias do mês, com bem mais contas a pagar do que dinheiro a receber. Se você não estiver organizado, você terá dinheiro para pagar estas contas?

Sendo você um pequeno empresário, se você não tiver dinheiro para pagar as contas da empresa, irá precisar tirar do seu bolso para pagar elas e, neste caso, irá sobrar para as contas da casa?

gestão financeira empresarial

Este exemplo citado é o clássico problema que uma falta de controle financeiro gera.

O dono da empresa pega o dinheiro do caixa para pagar as contas de casa e depois, quando chegam os boletos da empresa, não existe dinheiro no caixa para pagamento dos mesmos.

Este é um sério problema e leva muitas empresas a fecharem. A falta de gestão é o principal motivo pelo qual mais de 70% das micro e pequenas empresas brasileiras fecham nos primeiros 5 anos após sua fundação.

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor introduza seu comentário!
Por favor indique seu nome

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.