Comprar Leads de Planos de saúde vale a pena? Como funciona a geração de leads e como escolher um bom fornecedor?

0
985
comprar leads de planos de saúde

Comprar leads de planos de saúde vale a pena? Essa é uma pergunta que muitos corretores se fazem e nesse artigo iremos explicar o que são, como esse processo funciona e quais as principais vantagens e desvantagens para o corretor. Mas antes de tudo, vamos falar um pouco sobre o mercado de saúde suplementar no Brasil, para contextualizar as oportunidades existentes para os corretores de seguros.

Em 2018 o setor de saúde suplementar terminou com uma boa e uma má notícia. A má notícia é que ainda não é possível falar em recuperação: nos últimos 3 anos o setor perdeu mais de 3 milhões de beneficiários, de acordo com a ANS.

Em dezembro de 2018, havia 50,4 milhões de beneficiários de planos médico-hospitalares no brasil. Hoje são 47,3 milhões, de acordo com dados recentes compilados em setembro de 2018 pelo IESS (Instituto de Estudos da Saúde Suplementar.

A boa notícia para os corretores de planos de saúde é que a queda no número de beneficiários estagnou: em comparação ao mesmo período de 2017, houve um aumento de 0,2% no número de usuários, o que significa que o setor está se recuperando e os usuários que cancelaram seus planos estão recontratando, junto com a entrada de novos beneficiários. Mas como os corretores de planos de saúde chegam até essas pessoas? Uma boa solução é comprar leads de planos de saúde.

Hoje, comprar leads de planos de saúde é uma ótima opção para os corretores de seguros que já perceberam as mudanças no comportamento do consumidor de planos de saúde. Como você já deve ter percebido, os clientes não são mais encontrados na rua, por meio da panfletagem ou de visitas de porta em porta, indo muito além disso!

O que são leads de planos de saúde?

o que são leads de planos de saúde

Conquistar novos clientes para as corretoras é um dos maiores desafios enfrentados atualmente pelas empresas que comercializam planos de saúde.

Toda a estratégia, do marketing à composição de preços, é focada na geração de contatos com capacidade de se transformarem em clientes e, isso implica em entender o comportamento do público-alvo para criar as campanhas de marketing focadas na atração de: leads de planos de saúde

Sendo mais objetivo, um lead de plano de saúde é um termo utilizado no marketing digital, relacionado ao contato de alguém interessado em contratar um plano de saúde, ou seja, uma pessoa que realizou um cadastro e deixou o contato disponível para a sua equipe comercial falar com ela.

Ao gerar leads de planos de saúde, podem ser capturadas diversas informações sobre seu potencial cliente. As principais são nome, e-mail e telefone de contato… mas podem ser solicitados outros dados como tipo de plano desejado (familiar, individual ou PME), quantidade de pessoas, entre diversos outros dados, que você pode utilizar para filtrar no momento de fazer a distribuição entre sua equipe de corretores.

Como os leads de planos de saúde são gerados?

como os leads de planos de saúde são gerados

Todo corretor já deve ter se perguntado como funciona o sistema de geração de leads de plano de saúde, pois é um termo amplamente difundido no mercado. Mas você sabe como eles são gerados? São gerados basicamente através de estratégias de marketing digital.

E essa é uma grande oportunidade pra você investir e ganhar espaço com relação ao seu concorrente.

De acordo com um estudo realizado pela The Boston Consulting Group em parceria com o Google em 2018, 98% das empresas brasileiras não aproveitam as oportunidades do marketing digital em seus negócios.

O primeiro passo para começar a gerar leads de planos de saúde é ter a definição do seu público-alvo, permitindo que você não perca tempo com clientes que não são interessantes para a sua empresa.

Para que uma estratégia de geração de leads de planos de saúde seja eficiente, é importante seguir alguns pontos básicos:

O primeiro e mais importante passo para gerar leads de planos de saúde é definir o seu público-alvo. É importante que você saiba exatamente quem é a pessoa que você quer como cliente, para desenvolver sua estratégia de vendas. Nesse momento você deve definir quem é o seu consumidor, a faixa etária dele, o sexo, quem são as pessoas envolvidas em uma negociação, entre diversas outras variáveis que você deve desenvolver.

É importante que você pare e desenhe a sua persona para a criação da sua estratégia de geração de leads.

Depois de ter a sua persona criada, você poderá gerar leads de planos de saúde com maior precisão. Isso irá ajudar você a aumentar seus resultados!

O segundo passo é ter uma landing page que converta. Ainda no processo de preparação, é importante você ter uma landing page focada em conversão para executar a sua estratégia de geração de leads de planos de saúde. Mas você sabe o que é uma landing page? A landing page é uma página na internet que contém informações importantes sobre o seu produto e um espaço para que os visitantes deixem os dados cadastrados, para que a sua equipe comercial possa entrar em contato.

Essa landing page deve ser criada pensando no usuário, com informações claras e precisas. Com isso, você irá aumentar as suas possibilidades de gerar leads de planos de saúde.

O terceiro passo é investir em marketing. De nada adianta você investir na definição da sua persona e na criação de uma landing page de alta conversão, se você não investir em marketing e em pessoas qualificadas para executar a estratégia.

Para gerar leads de planos de saúde, você precisa ser visto pelo seu público-alvo e, aí que entra a importância de investir em marketing digital.

Quando você está buscando algum produto ou tem alguma dúvida, o que você faz? Se você responder essa pergunta com um “procuro no Google”, saiba que você não está sozinho.

O Google é o maior site de buscas do mundo e investir nele irá contribuir para que sua empresa apareça nos resultados de busca, seja encontrada pelos seus potenciais clientes e, consequentemente gere mais leads de planos de saúde para a sua corretora.

Pra você ter uma ideia, o Google tem 7 bilhões de pageviews por dia e realiza 87,8 bilhões de buscas por mês, de acordo com dados da própria empresa.

Outra coisa importante é manter a presença ativa da sua empresa na internet.

Alguma vez você já se sentiu frustrado ao procurar por uma empresa no Google ou no Facebook e não encontrá-la?

Pense que isso pode acontecer com o seu cliente também, ao tentar conhecer mais a sua corretora de seguros.

Ter uma presença digital é fundamental hoje em dia. E se o cliente está buscando por sua empresa e não a encontra na internet, as chances de ele não entrar em contato com você são imensas, além de também gerar receio ao contratar algo de uma empresa “desconhecida na internet”.

Agora, iremos apresentar aqui algumas das principais formas de gerar leads de planos de saúde para a sua corretora.

O Google Ads é uma das ferramentas utilizadas nas estratégias de geração de leads de planos de saúde e também a principal fonte de receita do Google.

Através dessa plataforma do Google, você cria anúncios que são exibidos no formato de links patrocinados quando alguém realiza uma busca na internet. Esses anúncios são exibidos nos resultados de pesquisa, relacionados às palavras-chave usadas nessa busca feita pelo usuário.

Essa é uma proposta incrível para a geração de leads de planos de saúde. Afinal, nada mais pertinente do que exibir um anúncio seu no exato momento em que o seu potencial cliente pesquisa pelos seus produtos na internet.

O trabalho de SEO também é outra estratégia utilizada para a geração de leads de planos de saúde e está relacionado aos resultados de busca do Google, mas com a diferença de que suas landing pages irão aparecer nos resultados orgânicos (não pagos) do buscador.

Investir em google Ads é uma forma mais fácil e rápida para gerar leads de planos de saúde, mas que pode ser infinitamente mais cara a longo prazo se comparada a uma boa estratégia de SEO. Além disso, quando você desativa o seu anúncio do Ads, seu site some da primeira página dos buscadores instantaneamente, o que não ocorre quando você otimiza seu site para SEO.

A grande diferença entre investir em SEO e Google ADS na sua estratégia de geração de leads é o tempo. SEO é um trabalho de longo prazo, enquanto investir em Google ADS, o seu retorno é imediato.

Também é importante que você invista nas redes sociais. Com o passar dos anos, as redes sociais evoluíram muito. Mais do que apenas um meio de se fazer amigos, elas se transformaram em um meio de se fazer negócios. São inúmeras as possibilidades de usá-las para se gerar Leads e muitas delas dependerão exclusivamente das personas que você deseja “atingir”.

No relatório divulgado pelas empresas We are Social e Hootsuite, com o título de Digital in 2018: The Americas, foi divulgado que 62% da população brasileira está ativa nas redes sociais. Ou seja, é obrigatório a sua corretora marcar presença nelas.

Entre as redes sociais mais acessadas pelos brasileiros está o YouTube, com 60% de acesso, o Facebook com 59%, o WhatsApp com 56% e o Instagram com 40%, de acordo com a mesma pesquisa.

Para ficar mais fácil de entender a questão da persona que citamos acima, vamos abordar o processo em alguns passos. Vamos lá!

A ideia aqui é bem simples: muitas pessoas não possuem perfil ou poder aquisitivo para adquirir o seu produto ou simplesmente não são o seu público-alvo.

Por isso, é importante saber quem são as pessoas que possuem perfil para virar leads de planos de saúde, direcionando seu orçamento e esforço de forma mais assertiva, colhendo melhores resultados.

Com o seu público alvo definido, ficará mais fácil definir as redes sociais certas para a sua estratégia de geração de leads de planos de saúde. Por exemplo: imagine um diretor de RH, de uma empresa que possua entre 50 e 100 funcionários.

Levando em consideração essa persona, quais são as redes sociais mais prováveis para encontra-la? Provavelmente é o linkedin.

Mas, de nada adianta você ter a sua persona muito bem definida, se você não tem uma equipe qualificada para executar a sua estratégia de geração de leads de planos de saúde. Você deve ter em mente uma coisa: não conseguirá executar tudo isso sozinho!

Vantagens de comprar leads de planos de saúde

vantagens de comprar leads de planos de saúde

Ao comprar leads de planos de saúde, a sua empresa irá economizar dinheiro, pois terá a necessidade de manter uma grande equipe de marketing digital, já que toda a estratégia de geração de leads, assim como as campanhas serão executaras pelo a empresa contratada.

A sua equipe, que gastava horas no telefone, falando com pessoas sem nenhum interesse vão passar a falar com pessoas com real interesse em adquirir um plano de saúde, economizando tempo e vendendo mais.

Veja aqui todas as vantagens e benefícios de comprar leads de planos de saúde:

Garantias de qualidade: Ao comprar leads de planos de saúde, a maioria dos fornecedores fornecem diversas garantias de que o lead realmente é quente e tem interesse em contratar um plano de saúde.

Normalmente nessas garantias, você tem direito à reposição dos leads de plano de saúde em que sua equipe não obteve sucesso no contato, o número não existe ou a pessoa não possuía real interesse em adquirir um plano de saúde.

Quando você gera os seus próprios leads, as plataformas de publicidade não fornecem essas garantias.

Otimização de tempo: Ao comprar leads de planos de saúde, você e sua equipe conseguem economizar tempo e consequentemente ganhar mais dinheiro!

Ao comprar leads de planos de saúde, chegam até você e sua equipe apenas contatos de pessoas que já demonstraram interesse em comprar leads de planos de saúde, poupando tempo e conseguindo atender mais clientes diariamente.

Maior lucratividade: Se você comprou ou quer comprar leads de plano de saúde, sabe que eles se tratam de clientes em potencial. É claro que você não deve pensar que são vendas garantidas, mas sim uma possibilidade (bem maior) de realizar um fechamento.

Ao aumentar suas possibilidades de vendas com leads de planos de saúde, consequentemente os seus lucros tendem a crescer.

Comprar leads de planos de saúde é uma ótima maneira de você crescer dentro do seu propósito como vendedor e aumentar sua margem de lucros! Aproveite para trabalhar suas habilidades e se concentrar no relacionamento com seus leads.

O que levar em consideração antes de comprar leads de planos de saúde

o que levar em consideração antes de comprar leads de planos de saúde

Assim como tudo, comprar leads de planos de saúde tem também as suas vantagens e desvantagens com relação a investir na geração interna de seus próprios leads, por esse motivo, você deve levar em consideração alguns pontos:

Leads de planos de saúde não são vendas prontas: Muitos corretores de seguros acreditam que comprar leads de planos de saúde é a mesma coisa que uma venda garantida, mas não é. Um lead de plano de saúde é um contato de um potencial cliente que demonstrou interesse em um plano de saúde e, o fechamento da venda depende exclusivamente do vendedor.

A venda também depende de você: Após receber os leads de planos de saúde, você deve focar no bom atendimento ao cliente, apresentando as melhores soluções de acordo com a necessidade dele. De nada adianta você receber um bom lead, se não realizar um bom atendimento.

 Como escolher um fornecedor de leads de planos de saúde

como escolher um fornecedor de leads de planos de saúde

Quando você definir que comprar leads de planos de saúde é a melhor solução para aumentar as suas vendas, você deve levar em consideração diversos fatores antes de contratar o seu fornecedor.

Nesse momento é muito importante entender como escolher a melhor empresa para fornecer leads de planos de saúde. Afinal de contas, como a oferta é grande no mercado, não dá para assegurar que todas atendam suas expectativas com qualidade.

Uma pesquisa de mercado pode cair muito bem nesse processo de seleção. Para ajudá-lo, selecionamos 4 pontos que você precisa ficar de olho antes de contratar o seu fornecedor de leads de planos de saúde. Confira:

Defina os serviços necessários a partir de seus objetivos: O primeiro passo é saber exatamente o que você precisa. Reúna-se com seu time de vendas e veja exatamente o que vocês precisam, traçando com isso um plano de ação com base nessas necessidades da equipe.

Com isso, você saberá quais são as suas necessidades, ou seja, as lacunas que uma geradora de leads de planos de saúde pode preencher.

Pesquise sobre o histórico e a reputação da empresa: O primeiro ponto a ser analisado antes de comprar leads de planos de saúde é verificar o tempo de existência do potencial fornecedor. Mas também não se engane pelos números nessa análise.

Como o marketing digital é algo novo, o fato de uma empresa ter 30 anos de experiência, não significa que ela é especialista na geração de leads de planos de saúde.

Avalie os cases de sucesso: Não dá para comprar leads de planos de saúde sem ter boas referências, não é mesmo? Por isso, não deixe de pesquisar o portfólio de clientes da empresa e veja como ela está ajudando outros clientes como você.

Você pode aprofundar ainda mais essa pesquisa se entrar em contato com parte dos clientes atendidos pelas empresas que vendem leads de planos de saúde.

Tem empresas que exibem sua cartela de clientes no site para incrementar sua prova social. É como se elas quisessem mostrar: “Olha, se atendemos a empresa X, também podemos fazer muito por você”! Algumas vão além e até exibem depoimentos de clientes satisfeitos.

De fato, tudo isso tem um grande valor. Entretanto, não dá para levar em conta somente os argumentos promocionais e de venda das próprias empresas. Converse com outros clientes.

Conclusão

Agora que você já sabe o que são leads de planos de saúde, como eles são gerados, as vantagens e desvantagens e como definir um fornecedor, você já tem informações suficientes para definir o que é melhor para a sua empresa.

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor introduza seu comentário!
Por favor indique seu nome

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.