Comprar leads de planos de saúde? O que são? Vale a Pena Investir?

0
733
o que são leads de planos de saúde?

Comprar Leads de Planos de Saúde Vale a pena? Você sabe o que são leads de planos de saúde? Aliás, já te perguntaram se sua empresa trabalha com geração de leads ou já chegou a comprar leads de planos de saúde? Você entende o conceito de lead? Neste artigo, vamos te explicar de maneira prática o significado do termo lead e vamos te mostrar para que servem os leads e como você pode utilizá-los para aumentar suas vendas.

De maneira mais objetiva, lead é um termo amplamente utilizado no Marketing Digital e que está relacionado ao contato ou ao endereço de e-mail de alguém que se predispôs a cadastrar seus dados, seja em um site ou em algum outro meio, que pode ser digital ou não. Mais precisamente, lead pode ser um cliente potencial de um produto ou de alguma marca que teve o trabalho de deixar os dados para se manter informado sobre aquilo que deseja adquirir.

Quer comprar leads? Solicite um orçamento: (41) 3095-1063



E, o que esse cadastro ou lead significa? Significa que, ao acessar o site da sua empresa, por exemplo, o visitante, que poderá ser considerado um consumidor em potencial, viu algo ali que chamou sua atenção o suficiente para que ele quisesse deixar seus dados. Você pode pensar, ainda, naquele cliente que acessou seu site, colocou um produto na cesta de compras e não finalizou o processo, por exemplo.

Como ele teve o trabalho de selecionar o item, você pode entender que houve, da parte dele, desejo de comprar o que selecionou. Se você for corretor de planos de saúde, por exemplo, pode considerar como sendo lead aquele cliente que solicitou orçamento e que, por algum motivo, ainda não aderiu à sua operadora.

Comprar leads de planos de saúde para aumentar vendas

Os leads de planos de saúde têm sido usados como estratégia para o aumento de vendas de planos por parte de corretores que desejam otimizar o seu tempo. Mas, por que isso tem ocorrido? Se você é um vendedor pouco familiarizado com a evolução do sistema de compra e venda, precisa entender que, hoje em dia, é cada vez mais importante que as empresas estabeleçam boas estratégias de vendas e, por conseguinte, de captação de clientes. Inclusive, foi-se o tempo em que vendedores estavam propensos a ir de porta em porta, perdendo seu tempo, oferecendo produtos para quem não se interessava.

comprar leads de planos de saúde

Sabemos que o mercado de hoje é agressivo e tem pressa. E, o que pode acontecer é, enquanto você perde seu tempo oferecendo um plano de saúde para quem não entendeu a necessidade de ter um, outro vendedor utiliza a aquisição de leads de planos de saúde para trabalhar com uma clientela previamente selecionada! Por esse motivo, todo e qualquer esforço para que se estabeleça um público-alvo interessado no produto e disposto a pagar por ele é válido.

Uma das formas de atingir em cheio e de forma rápida esse público é por meio de comprar leads de planos de saúde! Mas, por que investir nisso? Porque, com a difusão das ideias provenientes do Marketing Digital, as empresas passaram a focar suas campanhas não apenas em alcançar clientes, mas, sim, em conseguir o maior número possível de leads, que são aquelas pessoas com interesse prévio em fechar negócio.

Qual a vantagem oferecida ao comprar leads de planos de saúde?

Veja bem: há empresas cujos sites estão programados apenas para contabilizar as visitas recebidas, sem que haja um espaço (um formulário para que a pessoa preencha e receba newsletters ou até mesmo um e-book, por exemplo) para que o visitante (ou potencial cliente) deixe ali o seu contato. E, ainda que o número de visitas supere expectativas, em que, de fato, apenas o número de visitas realizadas ao site poderia ser útil, financeiramente falando? Apenas saber o número de visitas não assegura venda de planos de saúde, já que a pessoa pode ter ido ao site somente para saber se os planos possuem valores acessíveis, por exemplo.

Quais as vantagens de comprar leads de planos de saúde

Se quiser aumentar as vendas e, obviamente, seu lucro, considere abrir, no site da sua empresa ou marca, um espaço para que o visitante deixe o seu contato. Esta prática, além de indicar, da sua parte, vontade de estabelecer uma relação com o cliente, poderá te dizer o mesmo sobre ele. Isso ocorre porque, além de contabilizar visitas e transformá-las em um número, o contato feito apontará, também, a existência de interesse por parte de quem se cadastrou. E, dependendo do modo como você trabalhe a sua relação com o cliente, interesse dele poderá ser crescente a ponto de adquirir um dos planos que a empresa oferece.

Isso ocorre porque o visitante, ao aceitar preencher as informações que são pedidas no formulário, aceitou abrir um canal de comunicação com a marca ou produto oferecido. Os leads de planos de saúde indicarão ao vendedor que há interesse por parte daquelas pessoas que se mostraram receptivas para manter o contato, e, essa propensão a continuar se comunicando com o vendedor do plano poderá significar, no futuro, uma possível compra. De maneira geral, o lead pode, então, ser considerado, um intermediário entre aquele simples visitante de um site, que fez a cotação de valores de planos, e aquele que já realizou a compra.

Qual a diferença, então, de abordar alguém de maneira aleatória e de recorrer ao lead? No caso dos planos de saúde, assim como em outros segmentos, a geração de leads pode ser interessante principalmente porque oferece aos vendedores uma cartela de clientes que já manifestou, previamente, interesse na aquisição de um plano de saúde. Assim, o vendedor irá se deparar com alguém que já aceitou que precisa de determinado produto, no caso, de um plano se saúde, por exemplo.

A geração de leads de planos de saúde

Gerar leads de planos de saúde fará com que suas possibilidades de venda aumentem consideravelmente. Você deve saber que quem trabalha com vendas está consciente de que a instabilidade é um fator preocupante no ofício. Dizemos isso porque pode acontecer de, em apenas um dia, as vendas serem ótimas a ponto de renderem um lucro que poderá ser suficiente para todo o mês. Mas, infelizmente, para a tristeza dos vendedores, o contrário também pode acontecer. E, neste caso, as vendas podem ser insuficientes para que se obtenha lucro. Como, então, sair deste círculo de incerteza e instabilidade comum a quase todos aqueles que trabalham com vendas?

geração de leads de planos de saúde

O investimento em comprar leads de planos de saúde é uma ótima solução! Você pode gerar leads fornecendo em seu site um espaço para que o cliente potencial preencha seus dados ou, melhor ainda, você pode recorrer à compra de leads por meio de empresas especializadas! De início pode parecer absurda a ideia de precisar pagar para obter contatos de pessoas. Mas, lembre-se que esses contatos, ou leads, já terão sido previamente selecionados pela empresa especializada e o que chegará até você não será um contato qualquer, mas, sim, um cliente potencial.

E, mesmo assim, não são todos os vendedores que entendem a necessidade de investir uma parte de seu lucro ao comprar leads de planos de saúde, isso acontece porque ainda são muitos os que resistem a entender as novas ferramentas disponíveis para otimização das vendas. Mas, caso você seja um vendedor de planos de saúde e já tenha entendido como o investimento em leads é algo importante para aumentar suas vendas, como fazer para adquiri-los? Para isso, você poderá, de maneira estratégica, reservar uma parte do seu capital para investir na compra desses leads que serão, como você já sabe, uma possibilidade mais assegurada de vendas.

Os leads de planos de saúde são uma garantia de venda?

Antes de investir e comprar leads de planos de saúde, é necessário entender que eles, ainda que representem vendas em potencial, não irão garanti-las. Mas, ainda assim, você já estará em contato com clientes que buscam por um plano de saúde. E, como sabemos, o fato de você poder contatar alguém que já está interessado é, com certeza, um diferencial no momento da sua abordagem. Mas, ainda assim, é necessário lembrar que mesmo que você invista em leads de planos de saúde, suas habilidades como vendedor não estarão dispensadas.

compra de leads de plano de saúde

O que as empresas que vendem leads fazem é propiciar a sua relação direta com futuros clientes, mas, mesmo assim, você deve insistir e batalhar pelas suas vendas da mesma maneira que faria caso seus contatos não tivessem manifestado um interesse prévio. Lembre-se de que você terá parte do caminho da venda andado, mas ainda precisará percorrer o resto dele para concluí-la. Por isso, fique atento porque seu investimento em leads não irá poupá-lo de tentar entender as necessidades do consumidor em potencial.

Além disso, os leads não deverão ser uma desculpa para que você se acomode ou para que você deixe de buscar melhores estratégias de venda.

Então, atenção: caso você entre em contato com um cliente e ele não compre seu produto de imediato, a culpa não será da empresa que vendeu os leads para você! Que isso fique bem claro! Lembre-se de que quem deve buscar a venda dos planos de saúde antes de qualquer pessoa é o vendedor, ou seja, você! Por isso, tente persistir em outras vendas, caso entre contato com um cliente que não esteja disposto a comprar naquele momento, tente entrar em contato com ele em outro instante, como faria se ele não fosse um lead.

A nutrição dos leads de planos de saúde

Como você pode perceber, ao comprar leads de planos de saúde, você tem uma boa estratégia para aumentar suas vendas de plano. Ainda assim, é bastante importante entender que o fato de ter o contato do cliente não significa que ele estará pronto para fechar o negócio. Por isso, enfatizamos a ideia de que você precisa nutrir os leads que possui. Mas, de que maneira? No caso de plataformas online, você pode manter uma rotina de envio de material relacionado ao plano de saúde, contendo informações relevantes àquele cliente, como e-books, promoções e afins. Caso o contato com seu cliente seja direto, lembre-se de insistir sem ser invasivo.

nutrição de leads de planos de saúde

Para realizar mais vendas, lembre-se de que seu lead já manifestou um interesse prévio, mas, como dissemos acima, ele é um intermediário entre o visitante do site, ou aquele cliente que não conhece seu produto, e o cliente que realizou a aquisição do plano. É importante, também, que você entenda que o seu lead é um cliente como outro qualquer e que ele, mesmo previamente interessado na aquisição do plano, poderá querer antes um orçamento, saber valores, compará-los com os de outra empresa. Isso é normal, e é justamente por isso que existe a necessidade de que você trabalhe o lead para que ele veja que precisa adquirir o seu plano de saúde e não o da concorrência.

O ato de mostrar-se solícito com seu lead pode te colocar como primeira opção, já que boa parte das pessoas não está acostumada a ser bem atendida. Por isso, mostre que ele é importante e faça-o sentir que o plano de saúde que você oferece é a melhor opção.

Lembre-se, comprar leads de planos de saúde é uma ótima opção para aumentar suas vendas porque, assim, você não perde tempo com pessoas desinteressadas e poderá, então, se concentrar apenas naquelas que já desejam um plano. Mas, cada lead possuirá um nível distinto de interesse e, aí, cabe ao corretor de seguros o papel de fazer com que o grau de interesse aumente a ponto de se converter em venda.

Comprar leads de planos de saúde é um risco?

Nos itens anteriores, mostramos que os leads de planos de saúde podem te ajudar muito a aumentar as chances de vendas. Mas, é normal que você se pergunte se eles podem apresentar algum risco enquanto investimento. Bom, como dissemos, possuir uma quantidade significativa de leads não irá assegurar um retorno ou lucro imediatos. Nesse caso, um dos riscos é o de você se acomodar e não se empenhar o suficiente no processo de nutrição dos leads que adquiriu.

investir em leads de planos de saúde

Então, não adianta comprar leads de planos de saúde sem entender que sua função enquanto corretor será a mesma! A compra dos leads irá agilizar um estágio da venda, que é a seleção do público, por isso, você ainda terá o trabalho de entrar em contato com o cliente sem a sensação de que o produto está vendido. Outro risco é você se frustrar porque a venda não foi imediata e achar que seu investimento em leads não compensou. Mas, lembre-se, as próximas etapas do processo de vendas permanecem sendo responsabilidade do vendedor!

Os leads de planos de saúde e o funil de vendas

Você sabe o que é um funil de vendas? Vamos te explicar brevemente para que você entenda como os leads são importantes! O funil de vendas serve para indicar ao vendedor qual é o nível de maturidade do cliente em relação à venda. Toda compra, como você deve saber, é um processo e, até se decidir positivamente a esse respeito, o consumidor irá passar por algumas etapas.

funil de vendas de leads de planos de saúde

Como exemplo, podemos citar o momento em que ele toma conhecimento de que precisa de determinado produto, e, então, passa a buscar por ele em vários sites, pesquisar preços e avaliar quais as melhores condições para compra. No caso dos planos de saúde, como dissemos, haverá um momento em que o cliente se dará conta de que é importante ter um plano e, a partir daí, iniciará sua procura. Mas, a fase inicial, por incrível que pareça, é o momento em que o cliente estará menos propenso a fechar negócio! Acompanhe as etapas do funil de vendas:

Topo Do Funil:

Aqui temos a fase inicial, em que se iniciará a geração de leads. Nela, o consumidor se dará conta de que necessita do produto, já que antes ele não estava consciente de que possuía tal necessidade e, a partir daí, ele irá iniciar sua busca. Essa fase caracteriza a tomada de consciência, por parte do cliente, de que deve comprar o produto e é aqui que se inicia a geração dos leads de planos de saúde, por exemplo.

Então, é o momento que você poderá se mostrar aberto para informar acerca do plano, fornecer material, ajudar o cliente a se interessar por aquilo que você deseja vender. É, ainda, nessa fase em que temos as primeiras visitas online, aquelas em que o visitante especula vários sites, e, é, também, o momento em que ele estará propenso a cadastrar seus dados.

Meio do funil:

Nesta etapa os leads de planos de saúde são administrados e é a etapa em que o cliente se tornou mesmo consciente de que possui um problema ou uma necessidade e entendeu que precisa de uma solução. Aqui é, por exemplo, o momento em que o cliente já entendeu previamente que precisa de um plano e iniciou sua busca por um serviço que irá satisfazê-lo. Nesta fase, o cliente também já visitou o seu site, já leu artigos sobre o que você vende, ou seja, já interagiu com o seu conteúdo.

Por isso, é importante que você o informe sobre as condições do seu plano e forneça a ele o que precisa para se decidir. Isso é necessário porque, nessa etapa, ele ainda pode ter algumas dúvidas e apresentar incerteza quanto à compra ou quanto a qual empresa contratar. Aproveite, então, para estabelecer uma boa relação som o seu lead, mostre que seu único interesse não é a venda do plano, mas, sim, a satisfação do cliente para que ele esteja receptivo para a próxima etapa da venda, chamada fundo do funil. Aqui é o momento de nutrir o seu lead, esteja atento a isso!

Fundo do funil:

Nesta etapa, os leads de planos de saúde que você nutriu estarão preparados para a compra, ou seja, acontece, finalmente, a decisão do cliente de adquirir o produto, ou, o plano de saúde que você soube vender. A decisão de compra é, então, o fundo do funil de vendas em que os leads foram nutridos e já foram informados pelo conteúdo que você ofereceu. Por isso, os leads dessa etapa são chamados de MQLs (Marketing Qualified Leads). Aqui, é o melhor momento para oferecer o produto ao consumidor principalmente porque ele já se deu conta de que possui uma necessidade, já visitou sites, interagiu com diversos conteúdos e está pronto para comprar.

Então, é o momento em que você poderá oferecer os planos e, se você conseguiu manter uma relação saudável com o cliente, será o momento certo para que se coloque como a melhor opção que ele tem!

Conclusão

Comprar leads de plano de saúde é uma solução para aumentar vendas porque, como você já sabe, os leads correspondem aos clientes que já tiveram um contato prévio com aquilo que você oferece. Por isso, pensar em comprar leads de planos de saúde é, também, uma estratégia inteligente para otimizar o tempo que você levaria somente para encontrar clientes que se interessassem verdadeiramente pela aquisição de um plano.

Mas, como te dissemos, mesmo que você seja um vendedor atento para as mudanças do mercado, é essencial que entenda os leads como uma ferramenta a mais para seu sucesso e não como a garantia dele. Sendo assim, é imprescindível que você invista em nutrir os leads que adquire e não se deixe frustrar com um primeiro contato que poderá ser mal sucedido. Caso o lead não esteja preparado ainda para efetuar a compra do plano, lembre-se de que é seu o trabalho de aumentar o interesse dele a ponto de que a venda se realize.

Como dissemos, ainda que você já tenha aderido à estratégia de comprar leads de planos de saúde, suas habilidades de vendedor não estão dispensadas! Ao contrário, é ainda mais importante que você se destaque no modo de se relacionar com o cliente para fazer com que ele chegue, o mais rápido possível na última etapa do funil de vendas!

Gostou das informações do nosso artigo? Vai comprar leads de planos de saúde? Confira outros conteúdos no nosso blog!

Esperamos que nosso conteúdo tenha ajudado! Deixe nos comentários as suas dúvidas e sugestões!

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor introduza seu comentário!
Por favor indique seu nome

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.