Como automatizar o relacionamento com minha carteira de clientes e aumentar minhas vendas?

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Antes de começar esse texto, quero chamar você a fazer uma reflexão comigo: Será que estamos aproveitando todo o potencial de negócios oferecidos por nossas carteiras de clientes ou estamos perdendo clientes para a concorrência por não se relacionar de forma eficaz com ela?

Como já dizia o célebre consultor de marketing norte-americano Philip Kotler “Conquistar um novo cliente custa de 5 a 7 vezes mais que manter um atual.”

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Muitas vezes, quando se fala em relacionamento com o cliente, a primeira imagem que vem à cabeça de muitas pessoas é um callcenter, repleto de telefonistas. Não que o telefone tenha se tornado uma ferramenta obsoleta, mas hoje você consegue automatizar boa parte do processo de relacionamento com seus clientes, reduzindo seus custos com equipe e utilizando o telefone como uma ferramenta auxiliar dos canais digitais. Agora vou falar um pouco sobre ferramentas que vão auxiliar você a se relacionar melhor com a carteira de clientes de sua corretora:

CRM – CUSTOMER RELATIONSHIP MANAGEMENT

O CRM é um sistema de relacionamento com o cliente, que tem como objetivo aprimorar o atendimento realizado com cada um dos clientes, fazendo com que eles se sintam únicos aos olhos da empresa. Com o uso dele, sua corretora de seguros e seu cliente ganham inúmeros benefícios.

crm e carteira de clientes

A grande maioria dos clientes não lembra quando tem que realizar a renovação do seu seguro e o CRM é uma ferramenta fundamental, que aliada ao e-mail (irei falar sobre ele na sequência) irá ajudar nisso. Imagina como deve ser triste para o cliente, por exemplo descobrir que o seguro do seu carro está vencido a 2 dias quando seu carro foi roubado?

Com um sistema de CRM, ao fechar um novo contrato, a corretora coloca a data de validade da apólice no CRM e pede para que 1 ou 2 meses antes o sistema avise para que ele entre em contato com o seu cliente e também pode automatizar o envio de e-mails para o cliente informando sobre a renovação.

Com o CRM, você pode também trabalhar em conjunto com o e-mail e blog uma estratégia de relacionamento automatizada, que gere mais proximidade dele com a corretora, como por exemplo mensagens de aniversário e conteúdos que sejam relevantes para ele, publicados em seu blog.

Também unindo as ferramentas de CRM, blog e e-mail, você pode construir uma estratégia de funil de vendas para trabalhar a comercialização de outros produtos com sua carteira.

O CRM é uma ferramenta acessível para qualquer empresa ou corretor autônomo, existindo inclusive algumas ferramentas gratuitas no mercado. Nós da JustSell, por exemplo, fornecemos para nossos clientes com contrato mensal um sistema de CRM sem nenhum custo.

BLOG DO SEU SITE

Muitas pessoas podem pensar que um blog é um campo no seu site que não serve pra nada, mas ele é uma ferramenta fundamental de relacionamento e captação de clientes.

blog do seu site

Mantenha um blog atualizado com conteúdos úteis para seus clientes, por exemplo: Se sua corretora possui foco na comercialização de planos de saúde, deve focar seus conteúdos em saúde.

E-MAIL MARKETING

Antes de começar a trabalhar uma estratégia de e-mail marketing focada no relacionamento e na geração de vendas, você deve contratar uma ferramenta profissional de e-mail marketing e desenhar uma estratégia de conteúdo e vendas, assim como fazer o desenho de um funil de vendas em sua corretora (caso queira saber mais sobre isso, fique à vontade para entrar em contato comigo).

e-mail marketing

Nas suas estratégias de e-mails, você deve saber dosar de forma correta a frequência de envios, assim como a parte de conteúdos e e-mails de venda, pra não se tornar algo chato, que seu cliente vê na caixa de entrada e acaba não abrindo.

Com o uso de uma ferramenta profissional de e-mail marketing em conjunto com seu sistema de CRM e um blog bem alimentado com conteúdo de relevância, você consegue criar uma automação de disparos para sua carteira de clientes. Por exemplo, você consegue configurar envios de e-mails automáticos em aniversários e datas comemorativas, dicas para seus clientes, avisos de renovação de apólice e muito mais.

A grande maioria das ferramentas de e-mail marketing permitem que você crie automações de acordo com as ações executadas pelos seus clientes, por exemplo: se você encaminhou um e-mail com um conteúdo em seu blog falando sobre seguro de vida e ele acessa, enviar em determinado prazo outro e-mail oferecendo o produto seguro de vida. Caso queira conhecer as principais ferramentas disponíveis no mercado, envie um e-mail para [email protected] que eu encaminho as principais opções disponíveis no mercado.

REDES SOCIAIS

O brasileiro gasta, diariamente, 9 horas e 14 minutos navegando na Internet, através de qualquer dispositivo e a maior parte do tempo ficam nas redes sociais. Utilize as redes sociais como uma ferramenta de relacionamento com seus clientes. Mantenha um perfil ativo e sempre atualizado nas principais redes sociais e realize o monitoramento, com agilidade nas respostas.

redes sociais

Através de algumas aplicações, você consegue realizar a integração de suas redes sociais à diversos sistemas, centralizando o atendimento. Inclusive, existem alguns sistemas de CRM que possibilitam essa integração.
Implementando essas ferramentas, pode ter certeza que você irá melhorar o relacionamento com sua carteira de clientes e ficar na frente da grande maioria de seus concorrentes!

Pra saber mais sobre estratégias de marketing digital, fique de olho em nosso blog!

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