Andragogia: O que é e como utilizar em seus treinamentos?

0
171
andragogia

Andragogia poderá lhe ajudar a ser muito mais efetivo durante uma apresentação ou um treinamento empresarial.

Hoje em dia, precisamos levar em consideração que se encontra cada vez mais complicado prender a atenção de alunos e ouvintes, pois você terá que competir diretamente com os smartphones.

Por isso, seria muito interessante investir em um método que lhe ajudasse a captar a atenção dos seus espectadores correto?

Levando isso em consideração, resolvi trazer aqui neste artigo, tudo o que se precisa saber a respeito da Andragogia.

Um método eficaz e muito utilizado para realizar a captação do interesse de alunos e espectadores em todo o mundo.

Vamos conhecê-lo?

andragogia

O que é andragogia?

Prender a atenção de qualquer pessoa nos dias de hoje não é uma atividade tão simples como era há 10 anos atrás.

Atualmente, é necessário que você encontre um jeito de evitar que o seu espectador perca muito tempo no smartphone enquanto você está palestrando por exemplo.

Estamos nos referindo a uma situação que acontece bastante nas salas de aula, pois os jovens e adolescentes têm o hábito de dispersar a atenção ficando ela no smartphone.

Para resolver esse problema com crianças e adolescentes se usa pedagogia. Já com os adultos, o método é a andragogia.

Andragogia é a vertente da educação no ensino de adultos que têm aplicação no ambiente pessoal, social, empresarial ou político.

É um ensino baseado na motivação e autoconhecimento, além da experiência do aluno ser fundamental para que a metodologia funcione.

A andragogia trabalha com conteúdos mais aplicáveis ao dia-a-dia, por isso, se tem um aprendizado conciso e disseminado através de uma metodologia madura.

 

andragogia

Fundamentos da Andragogia

Agora que já sabe um pouco a respeito da andragogia, já conhece suas características básicas e como ela de fato funciona.

Abaixo, separei alguns fundamentos da andragogia para que você possa conhecê-los:

Necessidade de saber: adultos apresentam resistência a aprender algo que não tenha aplicação prática. Por isso, na Andragogia, eles sabem qual a necessidade e o benefício do que irão aprender e em que irão aplicar.
Autoconceito do aprendiz: Por serem independentes em relação a outras faixas etárias mais jovens, adultos são tratados no ensino andragógico como indivíduos com autonomia e capazes de fazer suas próprias escolhas.
Experiências: As experiências anteriores dos alunos são de grande importância e são levadas em consideração para uso no aprendizado.
Prontidão para aprender: Conhecimento voltado para ajudar a explorar novos horizontes e enfrentar desafios no dia-a-dia. Mais uma vez, aplicação na prática.
Orientação para aprendizagem: Ensino direcionado para uma aprendizagem orientada para resultados.
Motivação e aprendizagem: Aprendizagem que é motivada por fatores internos maiores que os externos. A motivação é maior quando sabem que o ensino trará qualidade de vida, crescimento profissional, entre outros.

Aplicação da Andragogia no ambiente corporativo

Conforme mencionei, a andragogia desenvolve conhecimentos, habilidades e competências que contribuem inclusive para área profissional do indivíduo.

É correto dizer que sua aplicação corporativa é recente. Inicialmente, a pedagogia empresarial era o método que se encontrava em evidência quando o assunto era educação corporativa.

Hoje em dia a algumas possibilidades a serem exploradas nessa área e a andragogia é uma delas.

Abaixo, separei uma lista que contém todas as contribuições que a andragogia traz para a área profissional:

● A Andragogia aplicada a treinamentos corporativos abre espaço para troca de conhecimento, diálogo e aprendizado de ambas as partes (aluno e professor).
● Há a ruptura da ideia padrão de que o gestor ou responsável pelo ensino dentro do ambiente de trabalho é quem tem o conhecimento e apenas transmite para os colaboradores.
● Auxilia na melhora dos resultados das capacitações por apresentar uma forma de ensino específica e efetiva para adultos.
● Procura entender as necessidades dos alunos e colaboradores para, a partir daí, elaborar o treinamento, estratégias e métodos que serão utilizados.

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor introduza seu comentário!
Por favor indique seu nome

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.