3 Tipos de Cliente de Planos de Saúde e Como Lidar Com Eles

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Você sabe quais são os tipos de cliente de planos de saúde? Sabe como lidar com eles para aumentar suas vendas? Neste artigo, vamos te ajudar a identificar os tipos mais comuns de clientes que desejam um plano de saúde e iremos te dar dicas para lidar com eles.

A questão é que os tipos de cliente de planos de saúde possuirão uma relação distinta com o seu produto e alguns ainda não estarão preparados para a compra. Por isso, é ótimo que você aprenda como lidar com o maior número possível de perfis de cliente para que já tenha em mente uma estratégia que irá te ajudar. Então, mesmo que seu cliente seja um lead, ainda assim, você precisa entender que há níveis diferentes de interesse para cada um. E, na maior parte das vezes, o responsável por aumentar esse nível de interesse será o vendedor.

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Como dissemos acima, é imprescindível que você identifique o perfil do cliente antes de iniciar o processo de venda. Isso não só aumentará suas chances de vender, como também te ajudará a otimizar o seu tempo. Seu trabalho, como vendedor de planos de saúde, é entender qual é a necessidade desse cliente e o que falta para que ele se sinta pronto para comprar. Veja a seguir as nossas dicas sobre os tipos de cliente de planos de saúde:

Cliente Indeciso

Um dos tipos de cliente de planos de saúde mais comum é o cliente indeciso. Este tipo geralmente já conhece algumas opções de plano, já fez orçamentos e não consegue se decidir sobre qual plano adquirir. Seja porque um apresenta valores mais baixos ou porque outro possui mais benefícios, ele não consegue se decidir! Veja bem: ele já sabe que precisa de um plano de saúde! Já entendeu que tem uma demanda!

tipos de clientes de planos de saúde indeciso

Então, o que você deve fazer é passar segurança em relação às vantagens do seu plano! Seja confiante e faça com que esse cliente te veja como alguém que entendeu o que ele precisa. Nesse momento, o bom atendimento pode fazer toda a diferença, e, seja assertivo.

O cliente já está indeciso, então, você precisa ser seguro por ele, evite hesitar sobre aquilo que oferece.

Cliente Crítico

Um dos tipos de cliente de planos de saúde que também é comum é aquele que é muito crítico. Ele, assim como o indeciso, sabe que precisa do plano de saúde e já fez orçamentos. Mas, ele costuma criticar tudo aquilo que faz parte do plano e, principalmente, o preço. Esse tipo de cliente, depois que adquire o plano, também é o que irá ligar no SAC para reclamar. Quando ele ainda não fez a aquisição, você devera ser paciente, ouvir as críticas e contorná-las aos poucos. Lembre-se, ele também já entendeu que possui uma demanda e sabe que precisará fazer a compra. Por isso, evite se irritar com perguntas e críticas e entenda que isso é normal.

tipo de cliente de plano de saúde indeciso

O cliente crítico é um dos tipos de cliente de plano de saúde que dão mais trabalho! Mas, mostre a ele que o seu plano será algo positivo para a vida dele e tente vender os benefícios, as melhorias que aquilo irá representar. Como, por exemplo, uma vida com mais saúde e qualidade. Assim, você irá desviar a atenção dele de críticas infundadas ou perguntas chatas! Seja esperto com esse tipo e mantenha-se calmo! O mais comum diante desses tipos de cliente de planos de saúde é perder a calma! Evite isso ao máximo.

Cliente Desinformado

O cliente desinformado é um dos tipos de cliente de plano de saúde que exigirão tempo e trabalho. Geralmente, ele sabe que precisa do plano, mas, não possui informações o suficiente. Ou seja, ele sabe pouco e, às vezes, ele não quer pesquisar. Então, seja paciente para explicar as vantagens que seu plano oferece e mostre-se receptivo a manter contato, caso ele precise pensar. Mas, se você souber trabalhar a relação com ele, poderá torná-lo alguém mais interessado em fechar com você. Por isso, não desanime com a falta de informação! Pelo contrário, isso poderá ser algo totalmente favorável porque assim, será você que irá construir a imagem que ele terá do plano de saúde.

tipo de cliente de plano de saúde desinformado

Se você souber explicar como ter um plano de saúde é útil, ele provavelmente se sentirá confortável para aderir. Certos clientes ainda não estão adaptados com as ferramentas de busca da Internet e simplesmente não sabem como se informar. Eles são aqueles tipos de cliente de planos de saúde que irão preferir o contato por ligação, por exemplo!

Seja como for o seu cliente, lembre-se de que suas habilidades como vendedor farão toda a diferença! Um vendedor seguro, assertivo e empático com certeza inspirará segurança a ponto de que, mesmo o cliente menos interessado, faça a aquisição do plano! Se você quer algumas dicas para aumentar vendas de planos de saúde, leia nosso artigo 4 dicas Para Aumentar Vendas De Planos De Saúde.

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