como ter uma agenda cheia de clientes

Como ter uma Agenda Cheia?

Como ter uma agenda cheia de clientes? Essa é uma pergunta de muitos profissionais de várias áreas e nesse texto vou te passar algumas dicas para isso!

Aqui é o Edson e nesse texto vou falar sobre duas coisas essenciais para o sucesso do seu trabalho.

Estava pensando aqui sobre o que gravar e aí me veio a ideia em cima de duas experiências que eu tive como cliente… nada melhor do que boas experiências como cliente, para inspirar nossas ideias, concorda comigo?

E o mais legal de tudo é que essas dicas podem ser aplicadas para qualquer negócio que trabalhe com agenda ou atendimento ao cliente… Sejam cabeleireiros, barbeiros, médicos, dentistas… prestadores de serviço em geral…

A primeira coisa que vou falar é sobre como organizar melhor a sua agenda e a segunda coisa é muito óbvia… e está tão na nossa cara, que nem percebemos.

Todos nós sabemos que organizar uma agenda não é uma tarefa muito fácil, mesmo sabendo que ela precisa ser muito bem organizada, para que possamos dar conta de atender todos os nossos clientes programados e realizar encaixes quando necessário.

E muitas vezes a culpa nem é nossa, mas sim dos nossos clientes que atrasam ou nem aparecem… e, muitas vezes isso vira uma bola de nesse: Se um atrasa, quase todos os clientes que chegam depois atrasam também!

E pode ter certeza de que se você atrasar o atendimento de seus clientes, eles não vão gostar muito disso! Eu sou o maior exemplo de cliente chato com relação a horários!

Na semana passada foi ao meu barbeiro pra dar um tapa no visual, pois ia gravar alguns vídeos… tenho que ficar ainda mais bonito… apesar de ser quase impossível isso, né?

Eu costumo chegar sempre uns 10 ou 15 minutos antes nos meus compromissos. Como odeio esperar, costumo chegar sempre antes do horário…

Essa Barbearia que frequento é bem tradicional aqui em Curitiba e acho a organização deles sensacional…

Quando cheguei lá, meu barbeiro já foi me cumprimentar e já chamou pra ser atendido… Ele sempre tem uma agenda bem lotada e até brinquei com ele “está fraco o movimento essa semana aí?”

Ele comentou que não, mas ele cancelou o atendimento do cliente anterior, pois ele atrasou 20 minutos… e isso ia atrapalhar a agenda de todos os clientes do dia e que eles conseguem ter uma tolerância de até 15 minutos… pra não atrapalhar a agenda e manter a qualidade do serviço…

Não é a toa que ele tem uma agenda sempre lotada…Eu achei sensacional isso… concorda comigo que um atraso no dia, acaba atrapalhando toda a sua agenda e atrasando todos os seus compromissos que vem depois?

Então, para fugir disso, busque sempre conversar com seus clientes e explique os motivos. Fale que existe um tempo de tolerância de atrasos de 10 a 15 minutos, pra que você não atrase outros atendimentos e também possa atender ele com qualidade…

E se o cliente não chegar no horário, que avise com antecedência… inclusive, você pode falar que poderão ser cobrados valores a mais do cliente como taxa de não comparecimento…

Mas não imponha isso ao cliente… fale pra ele que você faz isso para garantir um bom atendimento e não gerar atrasos para os próximos clientes… inclusive pra ele.

Para auxiliar também a evitar atrasos na agenda, você pode fazer o envio de WhatsApp ou SMS para o cliente, um dia antes e outro também algumas horas antes do horário, como lembrete do agendamento. Isso ajuda a diminuir atrasos ou até mesmo faltas, já que na nossa correria do dia a dia, muitas pessoas acabam esquecendo.

Quem nunca passou por isso?

Outra opção para evitar buracos na agenda do seu salão é ligar para o cliente quando perceber que ele está demorando muito.

Assim você consegue uma previsão do horário que ele chega até você.

Outra questão importante é aproveitar o histórico dos seus clientes. Pra isso, você pode utilizar uma agenda virtual, que permite manter um histórico de tudo o que o seu cliente fez e costuma fazer… tendo também uma noção de tempo para cada procedimento…. podendo utilizar isso pra lembrar que está na hora de voltar.

Já a segunda dica que vou te dar, percebi ao ir no meu dentista, que frequento a mais de 5 anos… e só fui perceber a estratégia depois de ficar refletindo no que gravar pra esse vídeo

Como de costume, fui lá, realizei o procedimento… e sempre quando vou realizar o pagamento, o que acontece?

Ela sempre busca já deixar agendado o meu próximo procedimento ou vender um procedimento complementar, como um clareamento…

Você pode pensar agora… tá, e daí?

É daí que, se o dentista atendesse, sei lá… em média 8 pessoas por dia e dessas 8, metade já deixasse agendado o próximo procedimento, seriam 4 novos agendamentos por dia…

Se ele trabalha de segunda a sexta, no fim da semana já teria 20 novos agendamentos…

Multiplique isso pela média de 4 semanas no mês… daria 80 agendamentos apenas em um mês… com base na carteira de clientes que ele possui… sem levar em consideração novos clientes que sempre estão chegando…

Isso parece algo muito óbvio… mas não vi nenhum outro lugar fazer o mesmo…

Por que o barbeiro que eu vou não faz o mesmo? Por que o médico que vou não faz o mesmo?

Fazer esse tipo de trabalho geram dois grandes benefícios: o primeiro é que você consegue aproveitar melhor a sua base de clientes… que já te conhecem… e o segundo é que ao incentivar o agendamento prévio, você consegue organizar mais a sua agenda a médio e longo prazo… tornando o seu trabalho mais produtivo…

E quando você se torna mais produtivo, o que acontece? Fatura mais!

Você pode fazer esse tipo de trabalho ou, se possui uma secretária ou recepcionista, pode e deve envolver ela nesse processo!

Faça um treinamento e ensine formas de incentivar o cliente a agendar o horário do próximo procedimento enquanto faz o pagamento, por exemplo.

Você pode, inclusive, ir além e ensinar ela a divulgar e oferecer serviços complementares.

Por exemplo, se a sua empresa é um salão de beleza:

Durante o pagamento de uma cliente que acabou de fazer mechas, a recepcionista pode puxar papo e falar sutilmente: “Este tom ficou lindo em você! Para manter a cor sempre viva, faça uma hidratação sempre que puder. Assim o tom não desbota e dura muito mais. Ah, por falar nisso, sabia que a hidratação está em promoção?”.

Além de criar um bom relacionamento com a cliente, a recepcionista divulga o serviço e dá um incentivo para que a cliente deixe o procedimento agendado.

Manter a agenda impecável é algo praticamente impossível, devido aos imprevistos e atrasos que podem ocorrer com os clientes.

Entretanto, saber organizar uma boa agenda, sem que os horários se sobreponham, já faz uma grande diferença.

Além disso, é sempre bom explicar para os clientes a importância de chegar no horário e de agendar de acordo com a disponibilidade de ambos.

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Ele é importante para termos novos conteúdos sempre! Te espero no próximo vídeo! Abraço.

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