Como montar uma sorveteria? Dicas para você montar o seu negócio!

como montar uma sorveteria

Uma forma de se lucrar bastante com um negócio próprio é aprender a como montar uma sorveteria. Ademais, esse tipo de negócio não exige um investimento alto. No entanto, é preciso que se tenha em vista alguns cuidados essenciais.

Está sem tempo de ler agora? Que tal ouvir o artigo? Experimente no player!

Antes de qualquer coisa, é preciso analisar bastante o comportamento do mercado consumidor desse produto e quais as despesas iniciais esse tipo de negócio exige. É possível ainda optar por abrir uma franquia.

Com o intuito de falar mais sobre esse assunto, explicamos como é possível montar esse tipo de empreendimento. Mostramos também a viabilidade dessa iniciativa e os motivos que fazem dela uma excelente opção de negócio.

Como montar uma sorveteria: Vale a pena investir nesse negócio?

como montar uma sorveteria

Conforme já mencionamos, é possível conseguir bons rendimentos se abrindo uma sorveteria.

Para os que escolheram esse nicho de atuação, a boa notícia é que ele não para de crescer.

Aliás, é por causa desse fato que indicamos esse empreendimento para os empreendedores que desejam abrir um negócio lucrativo.

De fato, isso está comprovado pelas estimativas em torno do setor para o ano de 2019.

Nesse sentido, uma pesquisa realizada pela Associação Brasileira das Indústrias e do Setor de Sorvetes aponta que o crescimento no mercado para o ano será de no mínimo 3%.

Há ainda uma pesquisa que indica que o Brasil detém quase metade de toda a fatia do mercado de sorvetes na América Latina.

Outro fator que deve ser levado em consideração ao se cogitar abrir uma sorveteria é a popularidade desse alimento no Brasil.

Realmente, os sorvetes são muito consumidos pelos brasileiros em todas as épocas do ano. Esse comportamento é ainda mais perceptível em regiões mais quentes, como o Norte e o Nordeste do país.

Outro fator que contribui para o maior consumo de sorvetes no Brasil é o surgimento de empresas e franquias que oferecem sabores diferenciados de sorvetes.

Assim, por conta de todos esses fatores, sustentamos que montar uma sorveteria é uma excelente maneira de se começar um negócio lucrativo.

Montando uma sorveteria na prática

como montar uma sorveteria

Exigências legais

Por ser um negócio do segmento alimentício, uma sorveteria está sujeita a fiscalizações de rotina.

Nesse sentido é preciso obedecer às normas da Vigilância Sanitária. Ademais, é fundamental que se tenha um número de CNPJ ativo, o que pode ser feito na Receita Federal.

Pensando uma persona

É importante também pensar acerca do cliente ideal do negócio, a fim de definir o produto oferecido e a imagem do negócio.

Caso se perceba uma presença maior de clientes fora do perfil pensado anteriormente, pode-se repensar a persona.

Atentando à demanda

É preciso ainda observar as condições climáticas da localidade em que se pretende abrir a sorveteria.

Isso porque o consumo de sorvetes costuma ser bem maior em cidades com climas mais quentes.

No caso de cidades que tenham as quatro estações bem definidas, é preciso que se pensem estratégias para lidar com possíveis quedas nas vendas durante as épocas mais frias.

Localização

O mais recomendado é que a sorveteria fique em um local de grande fluxo de pessoas.

Nesse sentido, o ideal é que o ponto fique nas proximidades e shoppings e praças.

No caso de sorveterias localizadas em bairros menos centrais, é importante que se procure um ponto próximo a escolas e polos de lazer.

Aparelhos e insumos

Afora isso, é preciso adquirir alguns equipamentos básicos, como freezers e balanças.

Para as sorveterias que produzem seus próprios sorvetes são necessários também os insumos, como a matéria prima indispensável à fabricação dos sorvetes.

Abrir uma sorveteria para lucrar alto

como montar uma sorveteria

Desse modo, podemos concluir que esse tipo de negócio pode trazer excelentes resultados. Isso porque esse é um mercado em franca expansão no Brasil.

Todavia, é preciso aprender a como montar uma sorveteria com o planejamento adequado, a fim de não desperdiçar recursos.

E você, conhece alguma outra dica para quem deseja montar esse tipo de empreendimento? Comente!