Marketing para Psicólogos: Estratégias Infalíveis para ter mais Pacientes!

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marketing para psicólogos

O que é permitido no marketing para psicólogos e o que não é? Se você atua na área, provavelmente possui essa dúvida, assim como diversos outros profissionais.

Mesmo com o marketing digital cada vez mais difundido, o assunto ainda parece nebuloso para muitas clínicas, consultórios e profissionais.

E é para te ajudar a criar uma estratégia que gere resultado, e dentro de todas as normas, que escrevemos esse artigo e todas as estratégias que inserimos aqui.

Dentro de faculdades e empresas é muito comum grandes debates de como atrair mais pacientes no ramo de psicologia. Existem pessoas que inclusive são contra o marketing para psicólogos.

Mas, apesar de não ser muito lógico, essas barreiras do uso de ferramentas de marketing são barreiras fortes em segmentos como medicina e direito também.

Precisamos respeitar as particularidades de cada ramo e regulamentações dos setores, mas estamos aqui falando de uma empresa, de um negócio como qualquer outro que precisa atrair clientes.

O marketing para psicólogos representa uma grande oportunidade para os profissionais, já que no Brasil, 86% das pessoas sofrem de algum transtorno mental, de acordo com dados da Vittude, como estresse, ansiedade e depressão.

Para se destacar num mercado tão concorrido e em meio a um grupo de pessoas que cada vez mais vê a necessidade de recorrer ao auxílio de um psicólogo, não dá para ficar parado: é preciso colocar a mão na massa e aparecer para não ser engolido pela concorrência.

Se você quer se aprofundar no assunto de marketing na psicologia e aprender tudo o que precisa fazer, continue aqui.

Ao longo do artigo iremos explicar como fazer tudo, passo a passo, e as melhores ferramentas e estratégias para captação de pacientes.

O que é marketing para psicólogos?

O que é marketing para psicólogos?
O que é marketing para psicólogos?

Já se foi o tempo em que os profissionais não se preocupavam com a atração de pacientes para as suas clínicas de psicologia.

Agora, além dos quesitos técnicos que a área exige, o psicólogo precisa entender de finanças e também de marketing para psicólogos.

Mas, antes de começar a trabalhar e colocar a mão na massa, é importante que você conheça mais sobre o tema e crie um planejamento detalhado, para não correr o risco de falhar e perder dinheiro.

As estratégias de marketing digital para psicólogos são práticas e além de tudo altamente mensuráveis.

Além disso, as estratégias podem ser aplicadas por qualquer um, independentemente do tamanho do investimento.

Essa versatilidade torna o marketing digital a ferramenta perfeita para psicólogos que realmente desejam atrair mais pacientes para suas clínicas ou consultórios.

Algumas clínicas, inclusive, já contam com equipes internas especializadas em marketing para psicólogos ou contratam agências especialistas na área para ajudar nesse processo.

Mas antes de começar, é necessário destacar algumas peculiaridades do segmento de psicologia.

Em primeiro lugar, temos que ter em mente, que o profissional normalmente está lidando com pessoas vulneráveis e que precisam da ajuda dele.

Tome muito cuidado com as suas ações no ambiente online, e nunca exponha o paciente.

Também se atente às regras impostas pelo Conselho Federal de Psicologia no momento de começar com as suas campanhas.

Técnicas de persuasão, copywriting e vendas não devem ser inseridas na estratégia de marketing para psicólogos.

Também não devem ser divulgados preços de serviços nas suas campanhas de marketing.

É proibido também a auto promoção, mas nada te impede de utilizar o marketing de conteúdo e se estabelecer como referência no assunto e cativar o seu público.

Como funciona o Marketing para psicólogos?

Como funciona o marketing para psicólogos
Como funciona o marketing para psicólogos?

O marketing para psicólogos traz inúmeros benefícios para você além da principal que é a aquisição de novos pacientes.

Embora realmente seja o foco principal na maioria dos casos a atração de novos pacientes, há muitos outros objetivos que podem ser definidos como alvo por meio das estratégias, e claro, todas elas devem estar relacionadas ao crescimento do negócio.

Vamos conhecer aqui os objetivos mais comuns que você pode inserir como metas para o seu marketing?

Adquirir pacientes

Adquirir mais pacientes é o motivo mais comum para se investir no marketing para psicólogos e atrair cada vez mais pessoas para as soluções oferecidas e manter a agenda sempre cheia.

A grande jogada para atrair mais pacientes é estabelecer um relacionamento forte com sua audiência e se mostrar como uma autoridade no mercado sem citar a clínica diretamente, evitando com isso problemas com o Conselho Federal de Psicologia e a identificação da ação como publicidade.

Decolar a carreira

O marketing para psicólogos também é uma poderosa ferramenta para profissionais autônomos ou iniciantes que querem crescer na carreira.

Você pode criar conteúdo em vídeo, artigos e outros materiais com foco em se tornar uma autoridade no assunto e mais conhecido no seu meio de atuação.

As estratégias são focadas em criar uma percepção positiva sobre você diante do seu público.

Educar as pessoas

Assim como em outros ramos, na psicologia existem muitos procedimentos, técnicas e vertentes sobre as quais as pessoas não entendem ou pouco conhecem.

A criação de conteúdo, principalmente no formato de vídeos, permite educar o mercado e o seu público-alvo, mostrando para eles quais os tipos de problema possuem e que você tem a solução e métodos para ajudar a resolver esses problemas.

Gerenciar relacionamentos

Outra oportunidade gerada através do marketing para psicólogos é a possibilidade de se aproximar mais dos seus pacientes e do seu público-alvo.

Para te ajudar nessa missão de estreitar relacionamentos, as redes sociais, o e-mail marketing e o blog são ferramentas importantíssimas para criar vínculos reais com as pessoas.

Fortalecer a marca

Você quer fortalecer a sua marca pessoal ou da sua empresa e inclusive começar a cobrar mais caro? As soluções de marketing digital são fortes aliadas suas nesse processo.

Fidelizar quem já foi atendido

Não basta apenas atrair novos pacientes, você também precisa fidelizar os atuais.

É muito mais fácil manter próximos os pacientes que já são ou foram atendidos por você, do que trabalhar para adquirir novos.

As ferramentas de marketing digital para psicólogos permitem o contato permanente com as pessoas e mantê-las por perto, estimulando a continuidade do tratamento.

Agora que você já sabe mais sobre o que é marketing digital e como ele pode ajudar, está na hora de começar a pôr a mão na massa e iniciar o planejamento!

Planejamento de marketing para psicólogos

Planejamento de marketing para psicólogos
Planejamento de marketing para psicólogos

Atrair novos pacientes leva tempo e esforço, mas um bom planejamento de marketing vai facilitar e encurtar esse processo.

Cada vez mais pessoas no Brasil estão se tornando mais conscientes da importância do acompanhamento por psicólogo para tratamento de transtornos.

Os pacientes precisam dos seus serviços e estão em busca de um terapeuta como você, que atenda a todas as suas necessidades. Você só precisa se preparar para ser encontrado.

Para te ajudar na estruturação do seu planejamento de marketing para psicólogos, eu separei as partes mais importantes que você deve se atentar para que consiga obter os melhores resultados possíveis:

Conheça o seu público

Antes de começar com qualquer ação de marketing, é fundamental que você entenda a fundo para quem você vai direcionar as suas ações.

Conhecer o seu público, além de facilitar toda a estruturação da sua estratégia, será um guia para escolher os melhores conteúdos para publicar, as redes sociais corretas e ajudar na escolha das palavras-chave de suas campanhas.

Para isso, você pode se basear na sua carteira de pacientes atual e procurar os pontos em comum existentes entre eles.

Identifique coisas como idade média dos pacientes, gênero, grau de escolaridade, quem é o decisor, entre outros que sejam relevantes para a sua estratégia.

Escolha os seus canais

Depois de identificar quem é seu público-alvo ideal, é o momento de definir quais serão os canais mais importantes para que você trabalhe.

O Facebook e o Instagram, por exemplo, são as principais redes sociais e provavelmente a maioria dos seus potenciais clientes estão lá, então você precisa marcar presença.

O Google é o local onde as pessoas procuram soluções para seus problemas, então também é uma ótima ferramenta para trabalhar.

Capriche muito ao escrever conteúdos, nas suas imagens e no seu site. Preocupe-se com entregar valor para o usuário.

É importante também que você monitore todas as suas campanhas de marketing para identificar quais geram maior retorno sobre o investimento e direcionar seus esforços para lá.

Produza conteúdos atraentes e úteis para o seu público

Produzir conteúdo relevante e que ajude a educar e resolver os problemas do seu público, sem dúvidas é a melhor estratégia de marketing para psicólogos e clínicas de psicologia.

Essa estratégia é conhecida como marketing de conteúdo e eu vou falar de forma mais aprofundada logo na sequência deste artigo.

Tenha um site

Ter um site é outra excelente ferramenta de marketing para psicólogos. Por meio dele, os seus futuros pacientes conseguem te encontrar através de buscadores como o Google, anúncios e redes sociais.

No seu site, você também consegue produzir todos os seus materiais para a sua estratégia de marketing de conteúdo.

Inbound Marketing para psicólogos

marketing de conteúdo
Marketing de conteúdo

Numa estratégia de marketing para psicólogos, o inbound marketing é uma das melhores ferramentas para atrair mais pacientes de uma forma natural.

A estratégia de inbound marketing para psicólogos, diferente de outros tipos de estratégia, é focada em fazer com que os potenciais pacientes cheguem até você através de conteúdo relevante e não que você vá até eles.

Um exemplo de estratégia de inbound marketing é esse artigo que você está lendo.

A estratégia de inbound marketing faz com que o cliente chegue até você, explorando canais como os mecanismos de busca, redes sociais, blogs, entre outros para atrair pessoas, se relacionar com elas e depois convertê-las.

E é exatamente por esse motivo que os psicólogos e clínicas mais inovadores do mercado têm usado o inbound marketing como uma das principais estratégias para crescer e atrair mais clientes.

Pesquise sobre os profissionais da sua área que são referência no mercado e veja a quantidade de conteúdo que eles estão produzindo!

Ao implementar uma estratégia de inbound marketing na sua clínica ou consultório, você vai conseguir:

  • Aumentar a sua visibilidade;
  • Reduzir o custo de aquisição de pacientes;
  • Atrair mais pacientes em potencial;
  • Gerar conteúdos que fazem diferença na vida das pessoas;
  • Otimizar os seus processos internos.

A estratégia do inbound marketing para psicólogos segue uma sequência de etapas que tem como objetivo principal melhorar a experiência do usuário com você. As etapas são: Atrair, converter, Relacionar, Vender e Analisar.

São etapas que se complementam de forma inteligente na sua estratégia  e vamos explicar em detalhes sobre cada uma delas a seguir:

Atrair

No inbound marketing e em qualquer campanha de marketing para psicólogos, a lógica é muito simples: um site sem visitas não gera contatos. Sem os contatos não há vendas e, por consequência, não existe lógica nenhuma de trabalhar com a estratégia.

Por esse motivo, você deve produzir conteúdo relevante e otimizado para SEO e também utilizar as redes sociais e links patrocinados para te ajudar a atrair mais clientes para o seu funil de vendas.

Converter

A etapa de conversão no inbound marketing é um complemento à etapa anterior: o visitante além de acessar o seu conteúdo, precisa virar lead para poder avançar no processo de compra.

De nada adianta você atrair um grande volume de tráfego para o seu site e não ter nenhuma chamada para ação focada em fazer o seu lead converter.

Relacionar

Outra grande vantagem de implementar o inbound marketing na sua clínica de psicologia é a possibilidade de se relacionar com o cliente antes e depois da compra.

Quando você pára e olha a jornada de compra do seu cliente, consegue ver que existem etapas bem definidas que devem ser respeitadas.

Vender

Todo o trabalho de inbound marketing, da geração de conteúdo, atração e nutrição de leads tem um único objetivo final: gerar mais oportunidades de negócios para a sua clínica de psicologia!

Nesse momento é a hora de converter as pessoas que estão se relacionando com a sua marca em pacientes, esse é o grande objetivo do marketing para psicólogos.

Analisar

Um dos principais diferenciais do Marketing Digital para psicólogos é poder avaliar precisamente seus resultados e comprovar o retorno dos seus investimentos com base em fatos.

As possibilidades analíticas do Marketing Digital são responsáveis por realimentar todo o processo do Inbound Marketing e de todas as estratégias que estamos falando aqui.

E lembre-se: é fundamental que você otimize todos os conteúdos do seu site para SEO, conseguindo dessa forma atrair mais e mais clientes para o seu funil de vendas.

Agora eu vou te ensinar sobre SEO e como ele pode ajudar nas suas estratégias de marketing para psicólogos.

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SEO para psicólogos

SEO
SEO

O SEO é uma excelente estratégia de marketing para psicólogos e clínicas de psicologia. Ele é um conjunto de técnicas que visa posicionar uma página (do seu site)  nos primeiros resultados de mecanismos de busca online, como o Google e o Bing.

As principais ações que fazem parte de uma estratégia de SEO são: criação de conteúdo, SEO on-page, construção de autoridade e experiência do usuário.

Pra você entender melhor, vou explicar um pouco mais sobre como o Google (e outros buscadores) funcionam, ok?

Toda vez que uma página é publicada na internet, o Google e outros buscadores procuram anexá-la de modo que seja encontrada pelas pessoas que procuram por ela.

Mas existem milhares de páginas sendo publicadas todos os dias na internet e muitas delas abordando os mesmos temas, fazendo com que haja bastante concorrência pelas melhores posições.

Mas e aí, como fazer com que a sua página fique na frente dos seus concorrentes de outras clínicas de psicologia?

É aí que entram as estratégias de SEO na sua estratégia de marketing para psicólogos! Como o próprio nome já diz, ele é uma otimização para os motores de buscas, formados por um conjunto de técnicas que influenciam os algoritmos dos buscadores a definir o ranking de uma página para determinada palavra-chave que os usuários procuram.

Já imaginou aparecer sem pagar nada toda vez, por exemplo, que um usuário pesquisa “psicólogo” na sua cidade? Seria incrível, concorda? E é possível se você tiver paciência e utilizar corretamente todas as técnicas de SEO!

A implementação dessa estratégia no seu site deve seguir dois pontos: o on-page e o off-page.

SEO on-page

O SEO on-page trabalha a parte estrutural do seu site, buscando tornar ele mais relevante na busca para os usuários e para os robôs de busca.

Ele engloba as configurações de títulos, URLs e descrições, conteúdo, velocidade de carregamento, usabilidade em dispositivos móveis, entre outros.

Ajustar esses pontos, significa ter uma maior chance do Google considerar o seu site como resultado para uma busca realizada e ser uma das melhores formas de marketing para psicólogos e clínicas de psicologia. Isso no mercado é chamado de “otimização on-page”.

É importante conhecer bem todas essas técnicas, mas mais importante ainda é não colocá-las acima de um bom conteúdo.

A cada atualização de algoritmo, os robôs do Google se tornam mais inteligentes para identificar qual a melhor resposta para a pergunta realizada pelo usuário.

SEO off-page

O SEO off-page é tudo o que é realizado fora do seu site e que impacta diretamente no seu posicionamento.

Geralmente ele é vinculado ao link building, porém existem outros fatores além de links que influenciam o resultado do seu site ou de sua clínica de psicologia, como presença de marca e outros sites falando sobre ela, com citações.

Redes sociais para psicólogos

Você consegue perceber o quanto as redes sociais mudaram a vida das pessoas e como elas se conectam e interagem entre elas e com empresas?

Por possuírem uma base gigantesca de usuários, elas são fortes aliadas no momento de criar a sua estratégia de marketing para psicólogos.

Elas possuem uma base de informação gigantesca dos seus usuários, o que possibilita que você crie anúncios segmentados de acordo com comportamentos e características pessoais dos usuários, como idade, gênero, estado civil, se possui ou não filhos, cargo, entre outros.

Além disso, o investimento é baixo para criar uma campanha focada em atrair mais pacientes para a sua clínica.

Facebook

O Facebook é a maior rede social do mundo e permite a criação de páginas para a sua clínica de psicologia (provavelmente você já tenha), para que possa distribuir conteúdos relevantes para o seu público e atrair mais pacientes.

O foco no Facebook é gerar engajamento com seus potenciais pacientes até o momento deles realizarem uma conversão.

Instagram

O Instagram é sem dúvida nenhuma o aplicativo mais querido do público brasileiro, sendo voltado para a distribuição de conteúdos em imagens e vídeos.

Ele possui uma alta adesão e as pessoas permanecem conectadas à ferramenta por longos períodos, sendo uma excelente ferramenta para estreitar sua relação com atuais pacientes e atrair novos pacientes.

Links patrocinados para psicólogos

Links patrocinados
Links patrocinados

Os links patrocinados também são excelentes formas de marketing para psicólogos. Eles são os resultados que aparecem no topo da página de resultados do Google quando alguém faz uma pesquisa.

Eles aparecem com um pequeno aviso que diz “anúncio”. Essa é a forma mais comum de usar links patrocinados, mas você também pode investir em outras plataformas como o Bing (menos relevante que o Google, óbvio).

Investir em links patrocinados é uma excelente estratégia, pois através deles você consegue aparecer para os seus futuros pacientes no exato momento que estão procurando pelos seus serviços.

E diferente do SEO, que é uma estratégia de longo prazo, os links patrocinados geram resultados de imediato para você e sua clínica de psicologia.

YouTube para psicólogos

Em áreas nas quais a confiança é um dos requisitos básicos para atrair novos pacientes, como no caso da Psicologia, a imagem da clínica e do profissional é muito importante.

O YouTube é a maior plataforma de vídeos do mundo.

Portanto, é o canal ideal para mostrar o seu rosto, a sua voz e se apresentar para os usuários antes mesmo de ele marcar uma consulta com você.

Vídeos geram afinidade, aproximam o profissional e paciente e são muito didáticos para que ele entenda mais sobre os seus problemas e veja a necessidade de consultar com você.

WhatsApp para psicólogos

Esse aplicativo de comunicação se tornou tão popular quanto o Carnaval no Brasil, concorda?

Mas o WhatsApp também oferece uma ótima possibilidade para facilitar a comunicação com os seus pacientes.

Ele agiliza a marcação de consultas, serve para responder dúvidas, entre outras atividades administrativas de um consultório.

Nessa área, como é sabido, alguns pacientes podem apresentar crises. Por isso, ter um canal regular aberto pode ser uma boa ideia.

E-mail Marketing para psicólogos

O e-mail marketing é um canal de comunicação mais pessoal entre você e seu paciente.

Diferentemente das redes sociais e blogs, é um contato com o qual você pode mandar mensagens diretamente para o paciente.

Nesse caso, dicas sobre bem-estar, lazer e entretenimento combinam bem com o ramo da psicologia e tornam o seu relacionamento mais próximo com as pessoas.

Como um bônus, você mantém um relacionamento constante por meio de processos automáticos.

Sites para psicólogos

Há alguns anos, todo mundo acessava a internet pelo desktop (computador de mesa).

Hoje, a realidade é bem diferente. Tablets, smartphones, notebooks e outros dispositivos móveis fazem parte do cotidiano das pessoas e consequentemente dos seus pacientes.

Por isso, seu site deve se adaptar a todos os tamanhos de tela. No mundo digital, chamamos isso de design responsivo.

Se atente muito a isso!

Conclusão

Apesar  de existirem diversos obstáculos comuns à atividade, é importantíssimo que você comece a implementar pelo menos uma dessas estratégias que comentamos aqui nesse artigo.

E como você viu, são muitas possibilidades e oportunidades de criar uma estratégia de marketing para psicólogos de sucesso.

Eu espero que esse conteúdo tenha sido valioso para você e tenha respondido a todas as suas dúvidas. Caso tenha ficado ainda com alguma dúvida, utilize o campo de comentários logo abaixo e teremos o maior prazer em responder e te ajudar mais!

E caso você precise de ajuda de especialistas para a implementação da sua estratégia de marketing para psicólogos, solicite agora mesmo uma avaliação gratuita com a nossa equipe de especialistas, clicando no link abaixo.

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