Como fechar vendas pelo WhatsApp?

WhatsApp Business Múltiplos Usuários

Você ainda não sabe como fechar vendas pelo WhatsApp? Descubra agora algumas estratégias para negociar com seus clientes via rede social e saiba como um dos aplicativos mais baixados no mundo entrou de vez para a rotina dos comércios!

-- continua depois do banner --

O WhatsApp é, sem sombra de dúvidas, uma ferramenta importantíssima na comunicação diária entre as pessoas. Não é à toa que empresas enxergaram diversas possibilidades e passaram a negociar produtos e serviços através da rede social.

Em 2018, o aplicativo ofertou ao mercado o WhatsApp Business, uma evolução da conta usual para um perfil comercial, com diversos botões que ampliaram ainda mais a comunicação entre empresa e cliente.

Contudo, muitos comércios ainda patinam na hora de fechar algum negócio pelo WhatsApp. E isso ocorre simplesmente pelo escape de algumas táticas.

Saiba como vender pelo WhatsApp e comece ainda hoje a utilizar a ferramenta como estratégia para alavancar ainda mais seu negócio!

Como fechar vendas pelo WhatsApp: opte pelo WhatsApp Business

Vendas pelo WhatsApp
Vendas pelo WhatsApp
Entendendo como funciona uma conta comercial

Como mencionamos, o WhatsApp Business é a versão comercial do aplicativo, entregando ferramentas imprescindíveis para melhor comunicação com o cliente. Veja:

Dados da empresa

Via WhatsApp Business é possível incluir o local onde fica o estabelecimento. Isso facilita a ida do consumidor até o local, caso necessite e o comércio atenda de portas abertas em algum bairro, distrito, etc.

Outras informações sobre a empresa, como telefone, e-mail, área de atuação, tudo isso também é possível inserir na conta comercial.

-- continua depois do banner --

Mensagens automáticas

Recados de boas-vindas, solicitação de espera ou até informação sobre horário de atendimento para contatos fora do expediente são possíveis através de mensagens automatizadas que são criadas no perfil profissional.

Criação de cardápios e catálogos

Já pensou que bacana entregar aos seus clientes um cardápio personalizado da sua culinária ou catálogos dos produtos ou serviços de sua empresa? Com o WhatsApp Business é totalmente viável essa elaboração!

Mensuração de resultados

O aplicativo entrega ainda um relatório básico onde o gestor pode ter acesso a diversos percentuais que favoreçam novas tomadas de decisão.

Lista de Transmissão

Diferentemente dos grupos, a Lista de Transmissão entrega mensagens automáticas e individualizadas, o que aproxima ainda mais o cliente da empresa. Com ela, é possível enviar textos e outras mídias para um número maior de pessoas.

Como fechar vendas pelo WhatsApp: entregue produtos digitais

Vendas pelo WhatsApp
Vendas pelo WhatsApp
Crie e-books e outros conteúdos relevantes!

Crie produtos com conteúdos relevantes e que tenham a ver com o momento em que seu lead esteja vivenciando com a empresa. Atente-se às etapas do Funil de Vendas para elaborar e entregar esses produtos digitais. Faça e-books, vídeos, infográficos, dentre outras mídias que possam acelerar ainda mais o processo de negociação com o cliente.

Se o lead ainda não entende qual é a sua necessidade, entregue conteúdos que mostrem sua dor, seu problema ou seu desejo atual. Agora, caso ele já reconheça a própria necessidade, mostre que ela tem solução e que sua empresa pode ser o local para sanar tais anseios.

Ao disponibilizar um e-book em sua página de vendas ou site da empresa, deixe um campo para que a pessoa inclua o próprio e-mail ou telefone de WhatsApp. Chamamos isso de recompensa digital. Sendo assim, você terá abertura para entrar em contato posteriormente, e sem aquele receio de pedir permissão ao lead.

Como fechar vendas pelo WhatsApp: mapeie datas para envio de mensagens

Evite incomodar o cliente com mensagens diárias. Tenha em mente que ele tem seus horários contados, seja para assuntos profissionais, familiares ou até escolares. 

Crie um cronograma para envio de textos, dentre outras mídias, estipulando datas para emissão. Entenda quais são os horários mais flexíveis de seus clientes e foque nesse tempo para que ele consiga ler as mensagens com calma.

E mais: elabore mensagens para cada etapa do Funil de Vendas da sua empresa. Um lead que sequer sabe qual é a sua necessidade do momento pode se assustar com uma mensagem que ofereça diretamente a compra de um produto. Para tanto, organizar os clientes em etiquetas ofertadas pelo WhatsApp Business é uma saída para que não haja confusão no envio.

Opte por aplicativos de envio de mensagens em massa

O mercado oferece ferramentas que são disparadores de WhatsApp em massa. Eles seguem alinhados aos termos e condições do aplicativo, evitando assim os bloqueios temporários e até definitivo dos números.

Com um aplicativo como esse, é possível importar contatos de outros softwares, como o Excel e até eliminar telefones duplicados, facilitando ainda mais a vida de seus atendentes.

Uma ferramenta bastante interessante é a Multi Mensagem da Justsell. Ela, além de entregar todas as facilidades já exibidas neste subtítulo, oferece suporte durante toda a vigência do contrato.

Com a Multi Mensagem, seu cliente não se sentirá no limbo, sem respostas, já que a ferramenta simula a escrita em andamento, como se um funcionário estivesse digitando. Ah, e as mensagens em massa acompanham um cronograma de envio, dando as pausas necessárias para evitar qualquer bloqueio.

Saiba um pouco mais sobre essa novidade da JustSell acessando o artigo Como mandar mensagens de WhatsApp em massa e sem bloqueios!

Como fechar vendas pelo WhatsApp: plataformas de multiatendimento

Vendas pelo WhatsApp
Vendas pelo WhatsApp
Conheça as plataformas para atendimentos simultâneos

Para empresas que trabalham com diversos atendentes se comunicando com os clientes de forma simultânea, uma saída são as plataformas de multiatendimento.

Além da possibilidade de realizar todas essas operações de diversos dispositivos e via um único número de telefone, é possível ainda criar mensagens automatizadas, integrar diversos canais como Facebook Messenger, Instagram Direct e Telegram, migrando as conversas para o WhatsApp, fazer agendamentos de retorno ao cliente e enviar diversos tipos de mídia.

A plataforma Evolvy, da JustSell, entrega tudo isso e muito mais! Há como interagir entre departamentos, o que facilita o envio e recebimento de dados, criar chatbots que irão automatizar e agilizar o processo de atendimento, transferindo o cliente ao setor responsável somente quando necessário, e ter relatórios completos para mensuração de resultados.

A JustSell garante ainda o suporte durante toda a vigência do contrato e entrega os 07 primeiros dias gratuitos para que a empresa teste e veja se a plataforma se adequa ao seu negócio.

Conclusão

Saber como fechar vendas pelo WhatsApp é imprescindível para aumentar o faturamento da empresa, tendo em vista que hoje as negociações via internet estão muito mais comuns.

Optar por plataformas ou aplicativos que interajam com o WhatsApp também é outra opção bastante vantajosa, já que o cliente que compra via online requer agilidade no processo de negociação.

Portanto, avalie o que é melhor para sua empresa e não deixe de entregar ao cliente o que ele precisa. E se for via WhatsApp, melhor ainda, pois o aplicativo é um dos canais virtuais mais acessados pelas pessoas nos últimos tempos.

Gostou do que leu?

Então confira outros artigos recomendados pra você!

logo evolvy

Teste Grátis por 7 dias a melhor plataforma de atendimento do mercado!

Centralize todos os seus canais de comunicação em um único lugar, ganhando em escala, agilidade e qualidade!