Como atrair clientes pelo WhatsApp? As melhores estratégias!

Mensagens em massa pelo WhatsApp

Você deseja criar estratégias para atrair clientes pelo WhatsApp, porém, não sabe por onde começar? Veja quais são as melhores táticas!

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Muitos já sabem que o WhatsApp tem se tornado um instrumento eficaz nas vendas. Contudo, a rede social ainda carrega a cultura do bate-papo informal, conversa entre parentes e amigos.

Essa compreensão tende a atrapalhar um pouco as ações que possam atrair leads. E mais: reter clientes em potencial para que sejam iniciados os mais diversos processos de negociação, com a empresa expondo seus produtos ou serviços no intuito de que tais itens caiam no gosto das pessoas. Ou seja, é preciso partir para um desempenho mais profissional no aplicativo.

Contudo, para que alguns métodos de atração funcionem, torna-se necessário um conhecimento mais amplo sobre o WhatsApp e quais ferramentas ele disponibiliza. 

Descubra agora como atrair clientes pelo WhatsApp, tendo como parâmetro as melhores estratégias!

Como atrair clientes pelo WhatsApp: migrando para uma conta comercial

Como atrair clientes pelo WhatsApp
Como atrair clientes pelo WhatsApp
Conheça o WhatsApp Business

Em 2018 o WhatsApp disponibilizou a possibilidade de ter uma conta comercial no aplicativo. Denominado WhatsApp Business, ele entrega ferramentas que são imprescindíveis para quem deseja maior aproximação com o cliente.

Um desses aparatos é a possibilidade de informar a localização do comércio, ou seja, essencial para quem tem loja física e atua num raio regional, exibindo o bairro, distrito ou município. Com isso, o consumidor terá condições de saber a região onde está instalada a empresa.

Outra ferramenta bastante interessante é a elaboração de mensagens automatizadas. Sabe quando você entra em contato com alguma empresa e segundos depois chega um recado dando as boas-vindas ou apontando outra informação? As mensagens automáticas servem inclusive para direcionar o cliente, exibindo o horário de expediente. Com isso, se a pessoa entrar em contato aos finais de semana ou à noite, por exemplo, ela não ficará sem resposta da empresa.

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Há ainda como criar catálogos ou cardápios, apresentando os produtos ou serviços para o consumidor. Isso entrega autoridade, organização e dispõe informações que todo cliente deseja saber.

Para saber mais sobre o WhatsApp Business, acesse nosso artigo Como funciona o WhatsApp Business: entendendo a ferramenta!

Tenha um número comercial para atrair clientes pelo WhatsApp

A ideia do WhatsApp Business é realmente migrar para ações comerciais, deixando de lado qualquer contato pessoal. Afinal, como já mencionamos, a cultura do bate-papo informal não pode invadir o profissional.

Sendo assim, opte por um número comercial e o utilize somente para tais fins. O WhatsApp Business inclusive abre espaço para que um número de telefone fixo possa ser incluído no aplicativo. A inserção, é claro, vai depender da operadora. Contudo, é um passo importante para que o cliente não se sinta falando de maneira informal.

Como atrair clientes pelo WhatsApp: entregue conteúdos digitais

Como atrair clientes pelo WhatsApp
Como atrair clientes pelo WhatsApp
Elabore e-books, vídeos informativos, etc.

Todo cliente precisa passar pelas etapas do Funil de Vendas para, enfim, ser agraciado com a oferta de algum produto ou serviço. Esteja ele no Topo do Funil, Meio ou Fundo, o importante é que o consumidor em potencial seja alimentado com conteúdos relevantes.

Entregue mídias que se adequem a cada etapa, sem que sua ação assuste ou atrapalhe o processo de negociação. Crie e-books, vídeos informativos, dentre outros produtos digitais que despertem na pessoa a possibilidade de reconhecer suas necessidades, entender que é preciso saná-las e que sua empresa tem essa capacidade. Só então oferte seu produto ou serviço, já que o consumidor em potencial terá a noção de que o item resolverá seu problema. 

Elabore listas de transmissão para atrair clientes pelo WhatsApp

Uma das funções do WhatsApp Business é a possibilidade de criar listas de transmissão. Elas são diferentes dos grupos, pois as mensagens chegam de forma individual, já que tais clientes estarão pré-selecionados na lista. Ou seja, nem é preciso selecionar um por um.

Uma dica: antes de incluir uma pessoa na lista de transmissão, o ideal é fazer um primeiro contato com o lead, pedir autorização para envio de mensagens e mídias. Só assim o cliente não se sentirá com a privacidade invadida.

Como atrair clientes pelo WhatsApp: disparo de mensagens

Caso tenha um número grande de atendentes ou clientes, opte por um programa de disparo de mensagens. Com isso, seu número não sofrerá com o problema de bloqueios por parte do aplicativo. Através dele, é possível ainda personalizar as mensagens, enviá-las ilimitadamente e sem acréscimo de cobrança. Dá ainda para importar contatos do Excel, CSV ou TxT.

A JustSell, por exemplo, trabalha com o Multi Mensagens. Saiba mais acessando no site os serviços da empresa, ou então acesse o artigo Programa de Envio de WhatsApp em Massa Ilimitado!

Programa de multiatendimento

Como atrair clientes pelo WhatsApp
Como atrair clientes pelo WhatsApp
Conectando diversos atendentes a vários clientes!

Ter vários atendentes se comunicando com os clientes de maneira simultânea é possível com uma plataforma de multiatendimento. A JustSell tem a ferramenta Evolvy, que traz diversas funcionalidades. Uma delas é a capacidade de integrar canais com o WhatsApp, como o Facebook Messenger e o Instagram Direct. Outra funcionalidade é a criação de chatbots, o que agiliza as ações do cliente no aplicativo, sendo ele transferido para um departamento somente quando necessário.

Há ainda como importar conversas sem perder nenhuma informação, agendar dias e horários para retorno de contato com o cliente, enviar mídias (vídeos, textos, áudios, arquivos digitais e etc.), emitir uma avaliação do atendimento para que o cliente responda e o gestor compreenda como anda o processo de comunicação online, e também obter relatórios para mensuração de resultados.

A Evolvy disponibiliza 07 dias gratuitos para teste. E caso a empresa deseja contratar o serviço, terá suporte durante toda a vigência do contrato.

Conclusão

Atrair clientes pelo WhatsApp requer estratégias certeiras para que o mesmo não se sinta com a privacidade invadida.

Sendo assim, ter um único número destinado aos atendimentos e optar pela conta comercial é prioritário para iniciar as ações online.

Além disso, solicitar ao consumidor a permissão para envio de mídias e mensagens, e optar por plataformas que agilizem todo o processo de comunicação se torna necessário para uma boa evolução no atendimento ao cliente, na retenção desses leads e principalmente para o aumento das vendas.

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