10 vantagens de integrar um CRM na sua estratégia de marketing

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CRM

Integrar um CRM nos critérios de marketing traz inúmeros benefícios. Entenda os motivos!

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No meio empresarial é comum a pronúncia das palavras “relacionamento one-to-one”. Traduzindo, é uma maneira de se conectar aos clientes com maior proximidade. E isso se dá através de um atendimento personalizado. É aí que entra o CRM, software que tem como função principal a gestão de relacionamento com o consumidor. 

O CRM possui vantagens que são fontes riquíssimas para uma boa estratégia de marketing, até porque o próprio software se traduz como um método capaz de entregar ao empresário e cliente um suporte individualizado. 

Conheça aqui 10 benefícios para se ter um CRM integrado a um bom planejamento de marketing. Antes, porém, entenda de uma vez por todas o que significa a sigla e sua importância na fidelização de clientes.

CRM, o que é

Customer Relationship Management, essa é a extensão da sigla CRM. Sua tradução pode ser compreendida como Gestão de Relacionamento com o Cliente. 

Os métodos de negociação obtidos via CRM são possíveis através de um software capaz de concentrar e organizar as mais diversas informações, inclusive antecipando as necessidades e dúvidas do cliente.

Como determinado consumidor gosta de se comunicar? Via e-mail, whatsapp ou telefone? Tal resposta você consegue através do CRM. E mais: com esses dados em mãos, sua empresa é capaz de interagir de forma mais aprazível, entendendo mais sobre a pessoa, personalizando alguns produtos e serviços.

Quando toda essa vivência se torna possível, entregar uma experiência única ao consumidor é muito mais viável. 

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Partindo desses princípios, o próximo passo a ser dado é a fidelização. E isso é possível com as 10 vantagens que mostraremos a seguir.

1- Diálogo personalizado

Com o CRM a empresa consegue obter diversas informações sobre cada cliente. Essa base garante referências que podem ser revertidas numa comunicação personalizada.

O fato é que, com o software, a empresa passa a ter dados únicos e tudo isso afunila a comunicação. O resultado é a confiança do cliente obtida de forma mais rápida e sem estresse. 

2- Identificação do cliente ideal

Como constatar se determinados usuários estão realmente dispostos a efetuar uma compra?

Como já foi dito, o CRM garante um número alto de informações para que os colaboradores consigam identificar se aquele perfil pode ou não vir a ser um potencial cliente.

Os dados mais comuns da pessoa, como o bairro onde reside, o local de trabalho, cargo que exerce, tudo isso aliado aos conteúdos mais consumidos por ela gera uma qualificação específica que pode ser entregue ao time de vendas. Com isso, a forma de abordagem terá suas características, o que tende a resultar em mais vendas.

3- CRM e a vantagem na organização de dados

Todas as informações dos clientes ficam armazenadas de forma organizada com a implantação do CRM. Com isso, é mais fácil acessar e obter os dados que se deseja antes de entrar em contato com o consumidor em questão. Isso evita inúmeros contratempos, como solicitar informações em duplicidade.

4- Criação de estratégias comerciais

O CRM dá ao profissional a possibilidade de criar inúmeras estratégias comerciais. Isso gera visibilidade da marca na rede e consequentemente notáveis etapas de compras por parte do cliente. 

O interessante é que, além da visibilidade da marca, determinados produtos ganham seu protagonismo. Seu acesso ao consumidor é mais rápido. Sendo assim, a equipe de vendas obtém um atalho para novas táticas na oferta desses itens.

5- CRM e a melhoria na apresentação de produtos

Nem sempre um processo de apresentação de produto tende a ser eficiente. Quando isso acontece, quais são os passos para devidas mudanças na estratégia?

Com os dados fornecidos pelo CRM, a empresa consegue elaborar melhorias que resultarão numa nova compreensão por parte dos clientes em relação a determinado produto ou serviço.

Essas mudanças nas estratégias podem garantir um maior fluxo de vendas, já que o cliente percebeu que foi ouvido pela empresa.

CRM

6- Conexão com outros canais

Um CRM vai muito além de centralizar informações. Ele é capaz de reter mensagens enviadas por cliente via redes sociais, por exemplo. Quando isso acontece, tais comentários podem ser transformados em tickets.

O profissional de marketing que tem isso em mãos, possui uma ferramenta com potencial para se aproximar ainda mais desse cliente. Ele consegue enviar a resposta através do próprio CRM, sem a velha necessidade de acessar a rede social em questão para que haja a conclusão sobre determinada dúvida ou questionamento.

Vale lembrar que essas soluções integradas também podem acontecer entre o CRM e outras ferramentas distintas. Diante desse alinhamento conjunto, os percursos realizados durante as estratégias de vendas se tornam muito mais atraentes.

7- CRM e o armazenamento das interações

Você sabia que há como manter um histórico das interações obtidas com cada cliente?

O CRM dá aos profissionais de marketing a possibilidade desses registros. Quando se está diante de um armazenamento como esse, que ora contém elogios, reclamações, ou mesmo questionamentos sobre produtos, os rendimentos tendem a ser muito mais positivos. 

8- CRM e o aumento da produtividade

Lembra daquelas tarefas manuais que exigiam muito mais disposição e tempo de seus colaboradores? Então, com o CRM há o uso habilidoso das informações coletadas, o que diminui a ineficiência e aumenta a produtividade de toda a equipe.

9- Alinhamento entre as equipes

Qualquer estratégia de comunicação de uma empresa com seus clientes precisa ser entregue às equipes de atendimento e vendas.

Com o CRM, esse alinhamento entre esses departamentos é possível e de forma mais rápida. Sendo assim, a área comercial se nivela com a de relacionamento, e as probabilidades de venda se intensificam.

10- CRM e a fidelização

Quanto maior for a taxa de conversão em vendas, a viabilidade em fidelizar esses clientes também aumenta. Portanto, ofertar promoções ou condições comerciais mais vantajosas se torna mais prático quando se está diante de dados apropriados no CRM.

Conclusão

Entregar ao cliente o que ele realmente quer e da forma que ele deseja é totalmente possível quando a equipe está assistida por um CRM.

Com esse software, torna-se praticável uma conexão certeira com o consumidor. Ou seja, o marketing digital está diante de um sistema com potencial de revolucionar as vendas na internet.

 

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